Despedida

Grande pesquisador da agroecologia, Hasime Tokeshi falece em São Paulo aos 92 anos

Após conhecer a agroecologia de Ana Primavesi, professor mostrou humildade e abandonou sua linha de pesquisa anterior

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Ana Maria Primavesi e Hasime Tokeshi em seu último encontro - Arquivo Pessoal

Faleceu na noite desta quarta-feira (17), aos 92 anos, o professor Hasime Tokeshi, celebrado engenheiro agrônomo e grande defensor da agroecologia. O velório será no Cemitério e Crematório Horto da Paz, na Rua Horto da Paz, 191, em Itapecerica da Serra, a partir das 13hs. A cerimônia de cremação terá início às 16hs.

O professor Tokeshi graduou-se em engenharia agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Tinha Doutorado pela Universidade do Estado de Ohio, EUA. Foi professor titular do departamento de Fitopatologia da ESALQ e coordenador do programa de melhoramento de hortaliças para o sistema de agricultura sustentável da Fundação Mokiti Okada (FMO).

Foi na FMO que conheceu Ana Maria Primavesi, engenheira agrônoma considerada o maior expoente da agroecologia. No contato com ela, demonstrou grande humildade ao abandonar suas ideias antigas diante das novas informações apresentadas por Primavesi.

A história é narrada por Virgínia Mendonça Knabben na biografia Ana Maria Primavesi: histórias de vida e agroecologia.

Confira o trecho:

Certa vez, um professor amigo lhe apontou um mamão bonito por fora e podre por dentro: 'foi por aqui que o bicho entrou e estragou o fruto', ele disse. Ana respondeu com simplicidade: 'É deficiência de cálcio'. O professor duvidou, rebateu. Ana reiterou. Faltava cálcio. Tempos depois, ele contou que ela tinha razão. A planta não é atacada sem antes apresentar alguma deficiência. 'Você tem que imaginar que se a planta está bem nutrida, bem abastecida, com todos os nutrientes, ela não será atacada por pragas. Mas no momento que falta um nutriente, uma substância que não se forma na planta, ela fica no meio do caminho e tem que ser eliminada, porque na natureza nada pode ficar incompleto, pela metade, prima-se pela excelência' diz Ana.

Foi esse mesmo professor, Hasime Tokeshi que, confrontado construtivamente com o conhecimento de Primavesi, deu uma das maiores demonstrações de humildade no meio científico ao assumir que suas proposições estavam erradas. Num depoimento impressionante e emocionante, segundo conta Marcelo Sambiase, consultor da Associação de Agricultura Biodinâmica, este professor mudou sua posição na presença de agricultores, dizendo que podiam jogar o livro dele no lixo. Ele e Primavesi trabalharam depois por muitos anos juntos, militando na causa agroecológica.

Parceria

Primavesi e Tokeshi mantiveram forte contato até o fim da vida da engenheira.

"Em 2017, Ana fez uma visita ao amigo. Já não era mais tão fácil conversar, ela com problemas de audição, ele com suas limitações. De mãos dadas o tempo todo, ambos em cadeira de rodas, foi este gesto que transmitiu o que as palavras não fizeram. Elas não eram mais necessárias", relata a biógrafa.

Sergio Homma, último orientando do Professor Tokeshi, relata que os dois estudiosos travavam grandes embates sobre agricultura, ao mesmo tempo em que demonstravam grande companheirismo no trabalho, sobretudo no campo.

"Humildade define este querido professor, talvez como um sinônimo, assim como a palavra húmus, que significa "terra". E de húmus nascem as palavras homem e humanidade", poetiza Knabben sobre a despedida.

Edição: Matheus Alves de Almeida