Eleições 2018

O "voto útil" pode decidir as eleições presidenciais?

Analistas apontam que polarização influencia eleitores a votar para impedir a vitória de candidato que rejeitam

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Pesquisas recentes apontam Bolsonaro e Haddad no segundo turno
Pesquisas recentes apontam Bolsonaro e Haddad no segundo turno - Foto: Elza Fiúza/ABr

A polarização e o caráter incomum das eleições deste ano, com a prisão política do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o impedimento de participar da disputa, trouxe para o debate público o chamado "voto útil". Esse é o voto que acontece quando o eleitor se orienta pelo objetivo de derrotar um adversário específico, mesmo que isso signifique votar em um candidato no qual não tem profunda convicção política.

Continua após publicidade

Analistas apontam que o voto útil, também chamado de voto estratégico, pode influenciar diretamente nos resultados do primeiro turno.

Para Geraldo Tadeu Monteiro, coordenador do Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas sobre a Democracia (Cebrad) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o voto útil é mais de negação do que afirmação. “Tem uma candidatura marcadamente à direita com volume expressivo de intenções de voto e há o crescimento de uma candidatura oposta,  à esquerda, criando um cenário de polarização no primeiro turno. O que deixa uma parte do eleitorado, especialmente o de centro, em um dilema político muito grande”, opina.

A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (20) apontou Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL) como favoritos ao segundo turno. Enquanto o candidato petista cresceu 3% desde o último levantamento e está com 16%, Bolsonaro cresceu 2% e está com 28% das intenções de voto. Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB) mantiveram os índices de 13% e 9%, respectivamente. Marina Silva (Rede) caiu um ponto e apresenta 7% das intenções de voto.

O dirigente da Consulta Popular e doutor em Serviço Social Eduardo Mara também aponta a polarização, com projetos políticos radicalmente distintos de país, como elemento fundamental para avaliar a questão do voto útil. Mara acrescenta que será necessário mobilização popular após as eleições. 

Para ele, a discussão do voto útil sobre a escolha entre Fernando Haddad e Ciro Gomes para um segundo turno contra Bolsonaro é uma “miopia”. Mara avalia que há um discurso de inviabilidade por parte dos que condenam o golpe de 2016 e querem a retomada da democracia, afirmando que uma candidatura de Haddad não tenha chances de governar.

“Não haverá normalidade institucional sem retomar a democracia. E retomar a democracia exigirá de nós grandes mobilizações e capacidade de um governo popular de estimular essas manifestações pela democracia. É uma ilusão achar que investir em voto útil em outra candidatura trará uma normalidade e calma depois da eleição. Porque para reconstruir a democracia será necessário muita participação popular, muito debate de projeto de país, ou seja, as lutas pela democracia não vão terminar dia 7 de outubro”, considera.

Altos índices de rejeição

A pesquisa Datafolha aponta também que estas eleições presidenciais estão marcadas por altos índices de rejeição. Jair Bolsonaro é o mais rejeitado (43%), seguido por Marina (32%), Haddad (29%), Alckmin (24%) e Ciro (22%). Os resultados somam mais de 100% porque o entrevistado pôde citar mais de um candidato no qual não votaria em nenhuma hipótese.

Eduardo Mara avalia que o crescimento de votos em Bolsonaro está relacionado com o aumento de sua rejeição, especialmente por parte de setores que combatem as propostas ultra-conservadoras e antidemocráticas do militar da reserva. Ele lembra que há também um campo democrático que se mobiliza contra a ruptura democrática de 2016 e avalia que a figura que representa este campo é o ex-presidente Lula, impedido de concorrer, mas que apoia a candidatura de Haddad.

"Este polo democrático acumula votos e tende a transferir votos de outras candidaturas de centro para esta de esquerda, que é a do PT. Isso também carrega uma rejeição dos setores antidemocráticos à esta proposta, ou do antipetismo, que foi estimulado pela direita e pelo monopólio da mídia”, afirma.

No entanto, o pesquisador Monteiro avalia que o crescimento de Haddad interfere no voto de outros eleitores. "É provável que o crescimento do Bolsonaro tenha retirado votos do Alckmin e Marina, o que explica em partes a queda dos dois. Por outro lado, o crescimento do Haddad coloca para o eleitor de centro-direita o dilema de apoiar o Bolsonaro em função do crescimento de um candidato à esquerda", considera.

Edição: Diego Sartorato