Soberania

Mais de 200 jovens chegam à Venezuela para prestar solidariedade à população do país

Membros da Brigada Internacionalista Che Guevara conhecerão formas de organização popular e endossarão soberania

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Integrantes da Brigada Internacionalista Che Guevara estão na Venezuela para participar de uma série de atividades de solidariedade
Integrantes da Brigada Internacionalista Che Guevara estão na Venezuela para participar de uma série de atividades de solidariedade - Foto: Divulgação

Mais de 200 jovens que integram a Brigada Internacionalista Che Guevara chegaram na Venezuela, neste final de semana, para participar de uma série de atividades em solidariedade à Revolução Bolivariana. Durante onze dias, os participantes vindos das Américas, África Subsariana, países árabes, Ásia e Europa, serão os porta-vozes desta instância de solidariedade internacional.

A visita ao país ocorre em meio ao conflito existente interno, com contornos de ameaças de intervenção externa por parte dos Estados Unidos e países aliados.

Em nota, os porta-vozes da Brigada Internacionalista elencam os motivos pelos quais organizaram a viagem à Venezuela. O grupo foi formado a partir da necessidade de apoiar, por meio da solidariedade e do trabalho voluntário, as organizações populares e os governos progressistas em todo o mundo.

“A República Bolivariana da Venezuela sofre um golpe de Estado através de uma estratégia de guerra prolongada de quarta geração, com um bloqueio econômico e financeiro que produz desabastecimento de alimentos, medicamentos e outros bens e produtos essenciais; os meios de comunicação e redes sociais de todo o mundo falseiam a realidade sobre a situação do país; o cerco político e diplomático através da ação direta dos EUA, Europa e demais governos servis; a tentativa de golpe institucional por meio da criação de estruturas fictícias e paralelas, como ‘presidentes autoproclamados’; e as tentativas de quebrar a união entre a Força Armada Nacional Bolivariana e o povo venezuelano”, indicam.

Desde o último sábado (16), os jovens participam de uma série de atividades, entre elas, formações políticas e atividades culturais de intercâmbio com a juventude venezuelana para conhecer o cotidiano da construção do poder popular no país, seja no meio urbano, seja no meio rural, com visitas a diversas comunidades da capital, Caracas, e da região Centro-Ocidental, onde estão localizados os estados de Falcón, Lara, Portuguesa e Yaracuy.

Para conhecer o funcionamento do setor produtivo venezuelano, os integrantes da brigada visitarão também a Granja Jaguarundi, localizada em  Chichiriviche de la Costa, na região oeste; a comuna El Maizal, uma comuna camponesa no estado de Lara. onde vivem aproximadamente 9 mil produtores; e o Núcleo Cacica Urimare, um espaço cultural, de formação e produção na cidade de Petare (região centro-norte do país).

Também está no roteiro dos participantes conhecer a empresa Venvidrio, empresa estatal de produção de vidro e visitar algumas das escolas agroecológicas da capital.

Após o itinerário, entre os dias 23 e 27 de fevereiro, a Brigada Internacionalista Che Guevara estará presente na "Assembleia Internacional dos Povos em solidariedade com a Revolução Bolivariana e contra o imperialismo", evento que acontecerá em Caracas e que contará com a presença de outras caravanas internacionais.

:: O que está acontecendo na Venezuela? ::

Edição: Luiza Mançano