Repatriação

Coronavírus: após pressão, governo diz que vai trazer brasileiros que estão na China

As pessoas repatriadas deverão ser submetidas à quarentena assim que chegarem ao país, afirma a nota

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Pessoas repatriadas serão submetidas a quarentena, sob orientação do Ministério da Saúde - Reprodução | Ministério da Saúde

Depois de o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) declarar que não seria “oportuno” a repatriação de brasileiros que se encontram na China, o governo afirmou neste domingo (2) que “adota todas as medidas necessárias” para trazer os cidadãos de volta ao Brasil. 

A decisão ocorre após o apelo de brasileiros para que fossem retirados da cidade de Wuhan, epicentro do novo coronavírus. Até então, a postura do governo diante da situação era de que estratégias estavam em estudo, mas que haviam entraves diplomáticos, jurídicos e orçamentários. 

A informação sobre o retorno dos brasileiros foi confirmada por meio de nota conjunta assinada pelos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores. Segundo o comunicado, a operação ainda está sendo planejada pelo Ministério da Defesa, por meio da Força Aérea Brasileira (FAB).

O que já está definido é que, assim que chegarem ao Brasil, as pessoas repatriadas deverão ser submetidas a quarentena, de acordo com procedimentos internacionais, sob a orientação do Ministério da Saúde. 

Conforme informou o governo, duas brasileiras, que se encontravam em Wuhan e também possuíam nacionalidade portuguesa, já teriam embarcado em voo francês que transportou cidadãos da União Europeia. Segundo a nota, elas farão quarentena em Portugal.

Pressão

A decisão do governo ocorre após apelo e pressão para que medidas para a repatriação fossem adotadas. Um grupo de brasileiros residentes em Wuhan publicou, neste domingo, um vídeo no YouTube no qual pedem ao presidente Jair Bolsonaro e ao chanceler Ernesto Araújo que viabilizem o retorno ao Brasil

No sábado (1), o deputado federal e ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT-SP) protocolou uma representação na qual exige ao Ministério das Relações Exteriores a imediata retirada dos brasileiros da cidade que é epicentro da epidemia.

No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, existem 16 casos suspeitos de coronavírus. Até o momento, nenhum foi confirmado.

Edição: Geisa Marques