VENEZUELA

Governo venezuelano denuncia os EUA na Corte Penal Internacional de Haia

Venezuela tem sofrido uma série de sanções unilaterais, impostas tanto pela Casa Branca, como pela União Europeia

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Nicolás Maduro afirma que o país vive uma situação de guerra. - Brasil de Fato.

O governo venezuelano denunciou os Estados Unidos na Corte Penal Internacional em Haia por crimes de lesa humanidade. Desde 2015, a Venezuela é considerada uma ameaça pelo país e, por isso, sofre com uma série de sanções impostas pelos EUA e pela União Europeia.

Devido às sanções, Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, e outros representantes do governo bolivariano, afirmam que o país vive uma situação de guerra. 

De acordo com Sures, ONG venezuelana ligada aos direitos humanos, no âmbito da alimentação, a Venezuela tinha sido reconhecida pela organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) como o país com maior eficiência no combate à fome na América Latina. De 1998 até 2012, o país conseguiu diminuir a taxa de desnutrição de 21% a menos de 2%, um dos índices mais baixos do continente.

Ainda de acordo com o estudo da ONG, com 1 bilhão e 200 milhões de dólares em ouro, que a Venezuela tem bloqueados no Reino Unido, o estado poderia oferecer alimento gratuito a 6 milhões de famílias por seis meses.

Confira o relato completo da nossa correspondente Michele de Mello: 

 

Edição: Leandro Melito