Meio Ambiente

Programa Bem Viver: como as queimadas no Pantanal subiram 530% em 20 anos?

Indígena na etnia Terena fala da importância do bioma, inclusive para o agronegócio, um dos responsáveis pelos incêndios

Ouça o áudio:

Pantanal registra recorde de queimadas e sofre com o avanço do agronegócio e com o uso desenfreado de agrotóxicos - CBMS
Uso dos agrotóxicos traz impactos diretos para o meio ambiente e para o modo de vida tradicional

Na edição desta terça-feira (28) do Bem Viver você confere uma entrevista com Leosmar Antonio, da etnia Terena, sobre o aumento das queimadas e a consequente destruição do Pantanal brasileiro. Só em 2020, foram registrados 2.534 focos de incêndio no bioma, um aumento de 158% em relação ao mesmo período do ano passado.

:: Bolsonaro transfere para militares decisão sobre fiscalizações ambientais na Amazônia ::

Você também confere as informações sobre o auxílio emergencial e o saque emergencial do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Saiba como funciona o calendário de pagamento dos benefícios.

O programa também fala da decisão da justiça que impediu a retomada das aulas presenciais nas escolas particulares de Brasília, na última segunda-feira (27).

:: Paulo Freire pode substituir nome de racista na Universidade Columbia, nos EUA ::

Outro destaque é a retomada dos protestos antiracistas nos Estados Unidos e a situação do processo dos policiais envolvidos no assassinato de George Floyd. No último sábado, completaram-se dois meses do crime.

O Bem Viver também traz uma série de cinco reportagens especiais sobre a água. A primeira delas fala sobre o novo marco do saneamento básico, aprovado pelo presidente Jair Bolsonaro. Especialistas afirmam que o texto não resolve o problema da população que ainda hoje não tem o direito à água respeitado.

:: O que se perde com o abandono da Cinemateca Brasileira? ::

Por fim, você conhece um pouco mais do Reggae do Maranhão, ritmo famoso que deu a São Luiz, capital do estado, a fama de Jamaica brasileira. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG) e Rádio Pife, de Brasília (DF).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

 

Edição: Michele Carvalho