Eleições 2020

No RS, TRE derruba mais de 500 mil compartilhamentos de notícias falsas sobre Manuela

Os compartilhamentos correspondem a 50 links de postagens na plataforma, realizadas de 2018 para cá

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Manuela comemorou decisão em suas redes sociais, destacando esta foto como a mais bonita da campanha - Divulgação

A 161ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul publicou, na manhã desta segunda-feira (9), a decisão que determina a retirada de 529.075 compartilhamentos de notícias falsas publicadas no Facebook, envolvendo a candidata à Prefeitura de Porto Alegre, Manuela D’Ávila (PCdoB). 

Os compartilhamentos correspondem a 50 links de postagens na plataforma, realizadas de 2018 para cá. Também foram determinadas derrubadas de publicações no Instagram, Twitter e Youtube, contabilizando o total de 89 links ajuizados. 

::Após pesquisa com ampla vantagem, Manuela D'Ávila vira alvo da imprensa::

Conforme a coordenadora de redes da candidata, Marina Lopes, a batalha contra as fake news é uma constante. Com a proximidade das eleições deste ano, o volume de notícias falsas aumentou consideravelmente. “Lutamos por eleições limpas, livres de mentiras e das redes de ódio”, disse.

A decisão foi assinada pelo juiz Leandro Figueira Martins e as plataformas têm 24 horas para tirar as postagens do ar.

Leia também: Candidatas lançam manifesto "Basta de violência política contra as mulheres!"

Em seu Facebook, Manuela destacou: "Eu escolhi a foto que achei mais bonita da eleição para vocês chegarem até essa informação: hoje derrubamos mais de meio milhão de compartilhamentos de notícias falsas. Meio milhão. Vocês têm ideia do que é isso numa cidade com 1 milhão e 500 mil habitantes? A justiça derruba uma a uma, mentiras sobre minha vida, sobre minha família, sobre meu corpo. Quem financia? Quem distribui? Quem fomenta a baixaria? Que tanto ódio uma mulher como eu pode causar?"

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Katia Marko