Professores marcam greve nacional para o mês de abril

Objetivo da mobilização, que será realizada durante a Semana Nacional de Educação, é defender a aplicação de 10% do PIB para a educação pública

 

18/01/2013

 

Da Redação

 

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que agrega 44 entidades de todo o país, realizará uma greve entre os dias 23 e 25 de abril, durante a Semana Nacional de Educação. O encontro e a paralisação têm como objetivo defender a aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação pública e discutir uma alteração na Medida Provisória (MP) 592, para que os royalties do petróleo sejam destinados para o setor.

Frente à pressão de diversos movimentos sociais e educacionais, o Plano Nacional de Educação (PNE) - que prevê a aplicação em até dez anos de 10% do PIB na área da educação - foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara no dia 16 de outubro do ano passado e encaminhado para votação no Senado. Se aprovado pelos senadores sem alterações, o texto vai para sanção presidencial. Atualmente, União, estados e municípios aplicam juntos cerca de 5% do PIB no setor por ano.

O texto do PNE diz que serão utilizados 50% dos recursos do pré-sal, incluídos os royalties, diretamente em educação. Hoje, os recursos que vão para a área não chegam a 20%. A CNTE, no entanto, exige que o total dos royalties do pré-sal sejam destinados apenas à educação.

Comentários

Apoio totalmente os professores só que .....

 Apoio totalmente os professores, so que a greve com sigo, para nós alunos é prejudicial, entao eu digo governador será que o senhor vai ser reeleito? Sou um aluno e um eleitor e se isso for prejudicial a mim e ao meu estudos perderá o meu voto e da minha familia.

essa paralisaçao so esta atrapalhando

Eu apoio

Sou estudante, e apóio o movimento dos professores. Tem que investir na educação sim! Ano que vem, é ano de eleição e a hora de pressionar é agora mesmo. Ouvi falar que a greve esse ano acontecerá a partir de agosto.Estive junto aos professores na greve do ano passado, e é bem verdade que poderiamos ter uma presença mais forte da categoria. Espero ver isso na greve desse ano. Espero ver ações mais pungentes.Quanto aos alunos, todos esses egoistas que ainda não enxergam que seus diplomas nada valerão por conta da educação sucateada, basta ler os comentarios acima para tirar conclusões.As pessosas estão se formando no ensino superior, dizendo que serão atrasadas em suas formaturas por conta da greve, mas escrevem com um monte de erros de português. E sabe-se lá! Deve ter engenheiro, médico, arquiteto, etc aí no meio. Eu não quero ter contato com ESSE tipo de profissional (se não sabe sequer escrever...). Fala sério! Ao invés de tentar fugir o mais rápido possivel da faculdade, vocês deviam voltar ao ensino fundamental.

Essa paralização é uma  merda

Essa paralização é uma  merda só  eles só pensam no bolso cheio.

Souuu Contra A Paralização

Sou Presidente Do Colegiado Escolar, Sei Que A Dificuldade E Grande Tanto Para O Aluno Quanto Para O Professor.So Quem Se Prejudica Na Historia No Final Das Contas Sao Os Alunos Para Repor As Aulas Perdidas. 

Governo deve melhorar EDUCAÇÃO!

Claro que nossa educação deve melhorar pois no momento de hoje é pior educação do mundo. O que devemos melhorar? Greve é necessário de lutar para universidade qualidade. Como? Qualidade? Onde?? Reformar prédios, melhorar salas, abrir mais laboratorios para estudantes, mais práticas, mais materiais para oferecer aos estudantes fazerem a estudar e as suas criatividades. Hoje estou vendo nossa universidade é péssima e falta de verba para receber. O que professores podem melhorar? Como professores ensinam sem materiais, sem práticas? Por isso que todos professores são necessários de estar com materiais e com práticas para ajudar aos estudantes aprenderem mais ou quer só ouvir coisa chata até ganhar diploma e o que vai fazer nesse sentido futuro? Nada?Por isso que todos estudantes devem pensar antes de reclamar pq nao sabem o que é educação e o que é professor. Todos estudantes devem apoiar professores e universidades para incomodar todo governo até oferecer MELHOR INVESTIMENTO para todas as universidades federais.Melhorar salarios, materiais, salas, reformas e tudo mais. Se nao acreditar e vai estudar na Universidade Particular que nunca vai ter GREVE. Vai vai.

Professores marcam greve nacional para o mês de abril

Concordo que precisa haver investimentos urgentes em educação, mas 10% do PIB é ilusório. É mais fácil colocar o sapatinho na janela e esperar o Papai Noel. O que me adimira são pessoas com doutorado e pós-doctor proporem uma insanidade deste tamanho, acho que estão é querendo greve ou derrubar um Governo, que foi, sem sombras de dúvidas, até agora o que mais investiu em educação neste país. 

Sera que querem greve pela

Sera que querem greve pela educação ou por alguns dias para poderem viajar com a familia por conta dos otarios ??

Concordo eles só pensam neles

Concordo eles só pensam neles e em seus bolso

Falta.

Falta sim verba em educacao, principalmente no ensino basico.Alem de dinheiro acho que o Brasil precisa, na verdade, dar mais atencao ao assunto. Devemos levar mais a serio o ensino e a fiscalizacao sobre as escolas e universidades.Acho que nao da pra ignorar ou contradizer os beneficios que uma boa educacao pode causar na qualidade de vida e economia de uma populacao.5%(nem e 5% na verdade) ainda e muito muito pouco.

E muito triste ver que quem

E muito triste ver que quem menos leva a educação a serio no Brasil são os professores... 

Triste é ver um ser postando

Triste é ver um ser postando uma frase ridícula como essa. Enquanto o governo enche o bolso com as verbas que são destinadas para Educação e Saúde, entre outras, um professor literalmente tem que pagar para trabalhar, pois se não agir assim, não consegue dar uma aula de qualidade para seus alunos. Portanto não fale asneira de um assunto que você não deve ter um pingo de conhecimento.

Está incorreto !   Os

Está incorreto !   Os professores da rede pública de ensino do Brasil está invalida, os professores estão descompromissados com seus alunos. Sim, o salário dos profissionais dessa área é péssima mas não é fazendo graves que reverteremos a situação ao contrário os alunos sofrem com perdas de aulas que farão diferença no futuro !

Nem vem

Chega de greve! NEM UM DIA A MAIS! Deixar alunos sem aula não adianta nada, ou a greve das federais não serviu de aprendizado? Os professores é que deveriam aprender com seus erros. Podem dar 100% do PIB para educação, pois sem uma boa administração será jogado aos porcos como ocorre hoje. Não é dinheiro o que importa, mas os professores só pensam nos bolsos. Na hora de dar aula, já viu...

greve nacional

se a classe de professores fossem mais valorizada , ñ ocorreriam tantas greves, pois qual o estimulo q temos com esse salário, gostaria q os politicos sobrevivessem com nosso salário!! ai eu queria ver..

E TRISTE E AO MESMO TEMPO

E TRISTE E AO MESMO TEMPO RIDICULO AS PESSOAS ACHAREM QUE NOS PROFESSORES QUEREMOS FERIAS.QUEREMOS APENAS NOSSOS DIREITOS,MELHOR SALARIOS E CONDICOES PARA FAZERMOS UM BOM TRABALHO.  

concordo com você gail e greves não são eficazes

As greves não são eficientes,não atingem seus objetivos e apenas prejudicam os alunos. A greve é só de aulas.Os professores não param de fazer suas pesquisas, não deixam de ir a seminários científicos – nunca recusam viagens pagas pelo contribuinte – nem deixam de enviar seus relatórios de pesquisa aos órgãos de financiamento. Se fizerem isso, podem perder a bolsa de produtividade em pesquisa, o que é equivalente ao ponto cortado. Só há um prejudicado com a greve: o estudante.Já chega! Tem muita gente que mora em república, gasta dinheiro para se manter, precisa do diploma para ter melhores condições de vida e tudo isso fica impedido por causa de greve, os professores só pessam em SUAS melhorias.

Parabéns pelo comentário,

Parabéns pelo comentário, concordo em número, gênero e grau!

dignidade e busca

Vocês que são estudantes e futuramente serão profissionais, quererão dignidade e salários condizentes com a atuação. Por que cabe aos professores que os direcionam e que formam todos os profissionais do país sujeitarem-se a salários de 800,00 com licenciatura plena? Como é possível chamar atenção da população para o absurdo que passem profissionais em educação? Quantos estudantes hoje desejam ser educadores? A base para um país digno e pretendente à níveis de primeiro mundo perpassa pelo respeito ao educador. Admira-me que estudantes tenham uma visão tão egoista e insensata. E ainda dizerem que os professores é que são egoístas.É fácil quando não se está no lugar do outro. Quando se passa quatro anos em uma faculdade, investe-se tempo, dinheiro etc, e quando adentra-se na vida profissional, ganha-se um salário que envergonha não só a nós educadores, mas a todos que reconhecem o profissional de educação move um país que almeja crescer. Hipocrisia e alienação não cabem a estudantes conscientes. 

AH NÃO! DE NOVO NÃO! Essas

AH NÃO! DE NOVO NÃO! Essas greves só fazem é prejudicar os alunos! Chega de greve! Já basta o atraso que nos causou a greve do ano passado!

É por isso q a educação não

É por isso q a educação não segue adiante no Brasil, ningém é por nós professores, cada um quer apenas saber do proprio umbigo. Alunos, nossa luta tem a ver com o q vcds estão aprendendo nhas escolas e universidades. É preciso união, é preciso se mexer e mudar esse país q não da a mínima para a educação.

Até parece que as greves são

Até parece que as greves são pode causas justas.O governo dá aumento, ou nem dá como foi a última, e a greve acaba. 

O que prejudica os alunos é

O que prejudica os alunos é falta de investimento na educação e os pessimos salarios. Tem mais é que fazer greve mesmo. Se nao fizessem a educação seria mais sucateada do que ja é.

Bom... Do que eu consegui

Bom... Do que eu consegui interpretar das informações do texto a greve tem início e fim marcados, não acho que 1 semana irá atrapalhar a vida dos universitários. Além do mais, o motivo dessa paralisação é válida. Não é para reinvindicar aumento no salário dos professores, e sim se constitui como mais um de pressão e manifestação por mais investimento para a educação.

Absurdo!Mais uma greve pra

Absurdo!Mais uma greve pra atrasar a formatura de milhões de estudantes(inclusive a minha), pra termos aulas corridas e mal dadas,pra não termos tempo de estágio suficiente pra saber tratar um paciente como se deve..maior ainda o prejuízo pra população,que vai receber profissionais não tão bem qualificados,comprometendo seu atendimento e saúde!FRAbsurdo!

Tem QUE haVER fiscalIzaçÃO

Se foreM deSTINADOS 10% DO PIB PARA A EDUCAÇÃO E ESSES 10% NÃO forem fiscaliZADOS PELA PoPULAÇÃO, A maNEIRA como eleS ESTÃo SENDO gastos, NÃO ADIANTARá ESSE AUMENTO DE VALores... TEMOS Que FIScalizarmos, temos que serMOs CIDADÃes! PRIMEIRO VAMOS MElhorarMOS A edUCAÇÃO básica, FORMANDO assim CidadÃes aTENDOS COM a forma COmo está sendo usado o dINHEIRO PÚblico, SÓ ASSIM Devemos batalhar por aumento de recursos FINANCEIROS PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR, já que os alunos que tiveram uma boa educação básica agora estão na FACULDADE, CAso contráRIO esses recursos fartos só beneficiarão os DESONESTOS E CORRUPTOS.  DESCUPEM ME pela forma COMO FOI ESCRITA o meu texto, é um probLEMA Com O MEU tecLAdo!

O problema desse comentário

O problema desse comentário vai além da forma como foi escrito.

Apoio totalmente só

Apoio totalmente só conseguimos as mudanças atraves das lutas.Nas ruas!, nas praças,!...quem pensa q sumiu, aqui está presenteo movimento estudantil!

Greve sem ir para as ruas?

Realmente, se os professores tivessem indo para as ruas e para as praças eu concordo. Mas eu não vou me formar no tempo previsto enquanto na greve, os Professores adiantaram seus Doutorados. Muito legal mesmo fazer greve assim e ter dinheiro no bolso no final do mês.

Movimento estudantil,nada!Eu

Movimento estudantil,nada!Eu estou no último ano da faculdade de Fisioterapia,meus estágios estão sendo mal dados,pacientes mal atendidos pela falta de tempo..e vou ter aula até final de fevereiro...tudo devido a greve do ano passado!Se tiver outra greve,não me formo na data prevista,mesmo com toda essa correria!Sou totalmente contra uma nova greve,eu quero e preciso estudar!Os prejudicados somos nós estudantes e a população que vai receber profissionais que não receberam toda a qualificação que deveriam!

Isso é Brasil

Infelizmente não existe outra maneira não há como resolver apenas conversando.Tambem não gosto da ideia de ficar mais atrasada ainda em meu curso,  porém não tem outro jeito.  Todos, sabemos que isso é Brasil. Nada funciona se não for na greve,  isso quando funciona. 

QUE ASSIM SEJA!

A greve prejudica o ano letivo, tanto para os alunos como para os professores, mas ela é necessária, já que tem sido a única forma de chamar a atenção da população e do governo para a tão desejada melhoria da educação. QUE SEJA FEITO O MELHOR PARA O FUTURO DA  EDUCAÇÃO!

Penso que vai ser mais uma

Penso que vai ser mais uma greve sem resultados, afinal de contas na ultima greve, nós estudantes, ficamos três meses sem aula pagando aluguel, luz, agua pra q?, pros professores não conseguirem chega nem perto do que eles queriam e depois tendo que ficar correndo com provas e conteudos pra das conta de repor.  

Greve em Abril !

Eu passei no vestibular e fiquei sabendo que as aulas só iriam começar em abril e já fiquei super triste com isso e agora com essa possível greve tô muito preocupada. Eu sei que nesse país é difícil fazer a educação crescer de forma possitiva e lucrativa para prfessores e alunos, sei que os salérios dos professores são ruins que a infra - estrutura de muitas escolas são ruins, mas e nós alunos que queremos estudar e sisplesmente não podemos por causa de greves ? Os professores também deveriam pensar um pouquinho por esse lado. Obrigada pelo espaço e me desculpen pelo desabafo .

Sabrinna Sanily, pelo que

Sabrinna Sanily, pelo que fiquei sabendo dos meus professores, esse sindicato é de ensino básico e não afetará o ensino superior. Mesmo que afete os universitários são poucos dias. "Folga" que será bem vinda para aqueles que já estão há muito tempo estudando, visto que teremos dois feriados prolongados esse ano.

Serão apenas três dias! Não

Serão apenas três dias! Não há com o que se preocupar

Amigo,Por causa de um prego,

Amigo,Por causa de um prego, perdeu-se a ferradura. Por causa da ferradura perdeu-se o cavalo. Por causa do cavalo, a mensagem não foi entregue. Por causa da mensagem perdeu-se a guerra.(Provérbio Chinês)

Resposta

Acredito que essa é a intenção de qualquer greve: causar paralização de um setor essencial, para que diante dessa paralização os governantes façam algo.

Ponderação

Nós, alunos das universidades públicas, devemos ter consciência que se alguém não lutar por manter nossos direitos de estudar em uma instituição pública de qualidade, vamos afundar! O governo está recharçando as universidades, inventando um monte de mentiras e manipulando a opinião pública de forma muito séria e perigosa! Se os professores ameaçam a greve, deveriamos ouví-los, principalmente aos mais militantes e presentes nos debates, além de participar junto com eles! Os alunos devem aproveitar a oportunidade para lutar por conquistas próprias também, como foi na greve passada. Esta última greve acabou porque o governo conseguiu manipular e esfriar os ânimos das pessoas. Acabou porque as pessoas estavam mais preocupadas em dizer que isso prejudica os alunos e blablabla. Pode até nos atrasar, mas é melhor ficarmos um pouco atrasados e garantirmos os NOSSOS direitos e os direitos dos que virão no futuro (lembre-se: pode ser seus filhos um dia!), à permitir que a universidade permaneça em ruínas e que os professores passem a trabalhar de forma prejudicial para seu próprio desenvolvimento intelectual (que é de extrema importância para nós estudantes) e desgaste físico e emocional. Há MUITA coisa estranha e errada acontecendo. E o que a dona imprensa vem tentando fazer é colocar todos contra algo que deve ser visto de forma séria e que é de extrema importância para TODOS!!! Antes de pensar "Ah! Eles tem que pensar nos estudantes..." Temos que pensar "Nós, estudantes, vamos parar e refletir! O que precisa melhorar? Em que posso ajudar?" Os professores não estão pensando somente nos seus próprios salários (que pode ser o de muita gente no futuro, se quiser ingressar na carreira acadêmica), mas na manutenção e na garantia do direito de termos uma instituição e um ensino público de qualidade. O que o governo anda fazendo é ridículo!

Concordo muito com a sua

Concordo muito com a sua ideia! Infelizmente aqui no Brasil a gente só consegue as coisas na base do escândalo, greve... se ninguém se mexer, as autoridades ignoram completamente os nossos direitos.  E a luta estudantil, as greves e tudo o mais são um ciclo, como você disse... um dia, muitos de nós seremos docentes também, e estaremos na pele deles.  Muito bem colocado!

no mimimi.

Os professores lutam para fazer a SUA universidade melhor. Alunos deveriam pensar nisso também, que a greve não é só pelo salário deles e sim por uma universidade de qualidade! 10% do PIB para investimento na SUA educação também!Na minha universidade- uma federal-, alguns laboratórios simplesmente não têm material necessário para as aulas práticas, e acaba-se por ler artigos durante essas aulas, e não algo realmente prático... Fora banheiros, que não tem nem papel higienico... Prédios velhos, feios e uivando por uma reforma! É pra melhorar isso e muito mais que os grevistas lutam, ou tentam lutar... Muita gente é hipócrita, reclama que tem greve, mas lá dentro não estuda porcaria nenhuma! Quando a greve termina, reclama que tem aula de novo.E assim vai...

Conversa mole

Isso é furado! "Universidade de qualidade" significa pagar o que eles querem, o resto que se dane. Ou não acompanhou a greve das federais ano passado?

Pois p professor pensa nos

Pois p professor pensa nos alunos também. Um professor mais bem pago tem condições melhores de proporcionar educação de mais qualidade. Se os professores recebessem bem, você saberia que infraestrutura se escreve junto.

Que a greve seja feita por professores e alunos

Já que os objetivos da greve são de interesse dos professores e alunos, as manifestações devem contar com o empenho dessas duas categorias... Não acham?!

Pedro, Estudo numa

Pedro, Estudo numa universidade federal e na última greve os estudantes apoiaram os professores. Porém ao discutir a programação de reposição, muitas vezes os alunos se prejudicam, tendo a graduação atrasada. è preciso analisar a real viabilidade de uma nova greve, visto que a anterior não trouxe resultado satisfatório aos estudantes.

Não acho não. A gente apoiou

Não acho não. A gente apoiou recentemente, mas eles desistiram quando o governo pressionou! Eu apoio é que não tenha nada e sigamos nossas vidas normais! Não adianta apoiar e haver desistência na fase mais critica da greve! Deixei de me formar por conta disso e não desejo apoiar novamente!

Interesse dos alunos???

Interesse dos alunos??? Somente interesse dos professores que querem ganhar mais.Protestar por melhorias na educação é uma coisa, GREVE é outra, sou totalmente CONTRA ESSA GREVE.Milhares de alunos vão ficar sem se formar por conta de medidas ultrapassadas como essa, prejudicando a vida profissional e a produção de mão de obra do pais.Quer ensino melhor? vota em um candidato que invista em educação ao invés de votar em candidato que dá bolsa familia pra ganhar voto.

GREVE

Acredito em greves, acredito no poder da mudanca pelo povo, mas parando a educacao, para protestar pela educacao, nao creio que seja muito viavel, nem adequado, afinal mesmo que os professores estejam corretos de lutar por seus direitos, os alunos tambem necessitam das aulas, com uma sociedade mais educada paramos de eleger maus governantes. O unico problema, é que este é um circulo vicioso, em que infelizmente os mais fracos sempre perdem.

Indicativo de Greve para o mês de Abril

É triste constatar que nenhum governante, de sã (eu escrevi "sã"?) consciência decida tornar decentes os ganhos dos Professores.Nenhum deles gostaria de correr o risco de criar uma sociedade educada, cidadã, politizada e questionadora.Isto atenta contra a segurança nacional, o status quo.Lembremos que, em meio a tanta patifaria estabelecida, eles têm que garantir a reeleição ou a eleição dos seus ungidos.Sempre vale a pena lutar, é claro. Mas a luta parece fadada ao fracasso.

Indicativo de Greve para o mês de Abril

É triste constatar que nenhum governante, de sã (eu escrevi "sã"?) consciência decida tornar decentes os ganhos dos Professores.Nenhum deles gostaria de correr o risco de criar uma sociedade educada, cidadã, politizada e questionadora.Isto atenta contra a segurança nacional, o status quo.Lembremos que, em meio a tanta patifaria estabelecida, eles têm que garantir a reeleição ou a eleição dos seus ungidos.Sempre vale a pena lutar, é claro. Mas a luta parece fadada ao fracasso.

Deixe seu comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Esse desafio é para nos certificar que você é um visitante humano e serve para evitar que envios sejam realizados por scripts automatizados de SPAM.
1 + 7 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.