Obra de Paulo Freire é disponibilizada em acervo digital

Foto: Reprodução

Pensador brasileiro colocou a educação como espaço e caminho para a transformação social

02/05/2013

Daniele Silveira

da Radioagência NP

Com caráter público e de livre acesso, o Centro de Referência Paulo Freire disponibiliza textos, entrevistas, vídeos e imagens do educador. Todo o material compartilhado tem o objetivo de preservar e divulgar a memória do pensador brasileiro que colocou a educação como espaço e caminho para a transformação social.

O Centro ainda fornece em sua página na internet artigos e livros que podem ser baixados gratuitamente. No acervo há também publicações de diferentes autores que referenciam direta ou indiretamente o pensamento freiriano, como teses, monografias, poesias, programas radiofônicos, homenagens e depoimentos.

Em 1996, Paulo Freire concedeu entrevista ao Diário de Pernambuco sobre os avanços tecnológicos.O educador afirmou que a falta de investimento dos governos brasileiros em educação desabilitava o país frente aos desafios apresentados.

No entanto, Freire destacou que a sua avaliação não se centrava em uma análise de capacitação técnica e científica.

“A minha preocupação é muito política. A visão política da própria revolução tecnológica é o que me move, mas o que é preciso deixar bem claro é que não é mais possível perder tempo sem seriamente investir na educação do povo brasileiro.”

Paulo Freire nasceu em Recife (PE) em 1921. Foi reconhecido internacionalmente, ao propor ideias e práticas que resultaram no que hoje conhecemos como “educação popular”.

Freire defendia um processo de aprendizagem e construção do conhecimento a partir da reflexão sobre a própria realidade do educando. Entre suas principais obras está Pedagogia do oprimido, publicada em 1970, que foi traduzida para mais de 40 idiomas.Paulo Freire faleceu em São Paulo em 1997. 

Foto: Reprodução

Comentários

Deixe seu comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Esse desafio é para nos certificar que você é um visitante humano e serve para evitar que envios sejam realizados por scripts automatizados de SPAM.
1 + 1 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.