Professores da rede estadual de São Paulo suspendem greve

Houve confronto entre a PM e professores que garantem que a Apeoesp não respeitou a decisão da maioria presente na assembleia

10/05/2013

 

da Redação

 

Os professores da rede estadual de ensino de São Paulo decidiram, nesta sexta-feira (10), suspender a greve iniciada no dia 22 de abril. A suspensão foi decidida em assembleia realizada pela categoria na avenida Paulista, após as negociações com o governo estadual supostamente terem avançado.

De acordo com a Apeoesp (sindicato estadual dos professores), em reunião na manhã desta sexta-feira, representantes do governo se comprometeram em atender a algumas reivindicações da categoria. Entre elas, a diminuição do tempo que professores temporários precisam permanecer fora do cargo após o término do contrato. Eles também não terão que passar por outra avaliação contratual além da avaliação de qualidade feita pela Secretaria Estadual da Educação. Mais uma reunião será realizada na próxima semana, quando serão discutidos outros pontos da pauta de reivindicação dos professores.

Cerca de 2 mil pessoas participaram da assembleia que decidiu pela suspensão da paralisação. Segundo a Apeoesp, 60% dos grevistas votaram pelo fim da greve. A porcentagem foi motivo de controvérsia. Muitos professores garantem que a votação indicou o contrário e que a Apeoesp ignorou o verdadeiro posicionamento da assembleia, que seria o da continuação da paralisação.

Após a assembleia, um grupo que não concordou com a decisão cercou o carro de som onde estava a diretoria da Apeoesp. A Polícia Militar interveio e houve confronto com os manifestantes.

A categoria reivindica reajuste imediato de 13,5%; reposição salarial de 36,74%; cumprimento da lei do piso – no mínimo 33% da jornada para atividades de formação e preparação de aulas –; fim dos descontos de faltas e licenças médicas para efeito de aposentadoria especial; escola de tempo integral; fim da violência nas escolas; e melhores condições de trabalho, entre outras.

 

 

Crédito: Intelletcus Intacttus - Uma aliança entre professores, artistas, estudantes e operários

A greve dos professores da rede estadual de ensino de São Paulo se encerrou no dia 10 de maio. Houve confronto entre a PM e os professores, que garantem que a Apeoesp não respeitou a decisão da maioria presente na assembleia de continuidade da greve

Comentários

Essa matéria poderia estar no

Essa matéria poderia estar no IG, no TERRA, no globo.com! Que vergonha, Brasil de Fato!!A manobra da direção do sindicato foi clara e terá um peso enorme nas próximas mobilizações, dado o refluxo que já se apresenta.

a matéria diz:

"A porcentagem foi motivo de controvérsia. Muitos professores garantem que a votação indicou o contrário e que a Apeoesp ignorou o verdadeiro posicionamento da assembleia, que seria o da continuação da paralisação." Há de se notar que no momento em que o texto foi redigido (na intenção de informar o que acontecia o mais rápido possível) a violência da polícia contra os professores ainda estava em curso. Faltou-nos sim dar um outro texto na sequência politizando o que aconteceu de fato. Mas a informação está lá.

BUROCRACIA SINDICAL CONTRA A LUTA

SOU PROFESSOR, ESTAVA NA ASSEMBLEIA DO DIA 10 DE MAIO, ÉRAMOS MAIS OU MENOS 5 MIL PROFESSORES, E APÓS A PRESIDENTA DO NOSSO SINDICATO MARIA IZABEL, ESPLANAR OS RESULTADOS DE NEGOCIAÇÃO COM O SECRETARIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, MESMO FAZENDO DEFESA DE QUE HOUVE AVANÇOS, NA HORA DA VOTAÇÃO FICOU CLARO QUE A MAIORIA DECIDIRA PELA CONTINUIDADE DA GREVE E DE MANEIRA CRIMINOSA A PRESIDENTA NÃO RESPEITOU A DECISÃO DA ASSEMBLÉIA E AFIRMOU QUE VENCERA AQUELES QUE QUERIAM O FINAL DA GREVE!APÓS TAMANHA MANOBRA O QUE ESPERAR DAQUELES E DAQUELAS QUE ESTAVAM EM GREVE DESDE O DIA 19 DE ABRIL, NUMA LUTA CONTRA O GOVERNO DO ESTADO E CONTRA TODA ESTA POLITICA DE DESTRUIÇÃO DA ESCOLÇA PUBLICA? AFINAL, ALÉM DA CERTEZA DE QUE O GOVERNO DO ESTADO É INIMIGO DOS PROFESSORES AGORA TAMBÉM A NOSSA PRESIDENTA AGE COMO TAL? DEVERIAMOS FICAR CALADOS E VOLTAR PRA CASA DE CABEÇA BAIXA?CLARO QUE NÃO!!! FICOU CLARO QUE OS DIAS DESSES BUROCRATAS SINDICAIS, PELEGOS E VENDIDOS ESTÃO NO FIM! FICOU CLARO QUE LUTAREMOS CONTRA QUALQUER TENTATIVA DE BURLAR E MANOBRAR AS DECISÕES DA MAIORIA.E QUE BELO EXEMPLO PARA NOSSOS ALUNOS!APÓS O CRIME COMETIDO PELA BANDIDA, NÓS OS LUTADORES, FECHAMOS O CAMINHÃO DE SOM E NÃO PERMITIMOS QUE A PELEGA FOSSE EMBORA, EXIGIAMOS UMA NOVA VOTAÇÃO! A RATAZANA REFUGIOU-SE NO CAMINHÃO COMO SE FOSSE SEU ESGOTO E DE LÁ PEDIU SOCORRO PARA A POLÍCIA MILITAR QUE TODOS JÁ CONHECEM O CARÁTER: VIOLÊNCIA E MAIS VIOLÊNCIA! MAS O PROFESSORES RESISTIRAM E MOSTRARAM A TODOS NA PRÁTICA A NOSSA MAIS LINDA LIÇÃO: LUTAR!APÓS MUITO ESFORÇO, OS POLICIAS COM MUITA TRUCULÊNCIA CONSEGUIRAM TIRAR A VIGARISTA QUE HAVIA TRAIDO TODA UMA CATEGORIA DE MAIS DE 200MIL PROFESSORES, E AINDA PRENDERAM DOIS PROFESSORES QUE O ÚNICO CRIME COMETIDOS FOI LUTAR POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE!!!PORÉM, REAGRUPADOS MAIS DE 3000MIL PROFESSORES E PROFESSORAS REALIZARAM A MAIS LINDA CAMINHADA ATÉ A PÇA DA REPÚBLICA ONDE TENTAMOS OCUPAR A SEDE CENTRAL DO NOSSO SINDICATO E EXPULSAR NA MARRA ESTA CAMARRILHA. E MAIS UMA VEZ LÁ ESTAVAM ELES! OS DEFENSORES DO ESTADO, DOS BANDIDOS SINDICAIS E DOS RICOS QUE SÃO LADRÕES TAMBÉM!!! A POLÍCIA MILITAR, QUE NOVAMENTE COM VIOLÊNCIA IMPEDIRAM OS PROFESSORES DE ENTRAR EM SEU SINDICATO!UM BELO EXEMPLO PROFESSORES! ESTE 10 DE MAIO FICARÁ NA HISTÓRIA...LUTAR É NOSSA MAIOR REBELDIA...AVANTE   

mais uma vez...

mais uma vez o sindicato foi passivo e os professores oprimidosaté qndo continuaremos com uma educação de má qualidade e profissionais mal pagos? 

Deixe seu comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Esse desafio é para nos certificar que você é um visitante humano e serve para evitar que envios sejam realizados por scripts automatizados de SPAM.
1 + 1 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.