Esquerda se une em São Paulo para decidir como atuar em manifestações pelo país

Foto: José Coutinho Júnior

Nesta sexta (21/06), 76 organizações de esquerda, representando movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos se reuniram no sindicato dos químicos em São Paulo para avaliar o cenário de mobilizações no Brasil

 

22/06/2013

 

José Coutinho Júnior

de São Paulo (SP)

 

Nesta sexta (21/06), 76 organizações de esquerda , representando movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos se reuniram no sindicato dos químicos em São Paulo para avaliar o cenário de mobilizações no Brasil e como criar uma unidade entre si para atuar nestas manifestações.

A avaliação feita pelas organizações é de que as manifestações, que iniciaram em torno da redução da tarifa do transporte público na cidade, tem um caráter progressista, pois buscam a ampliação de diversos direitos sociais para a juventude e para a classe trabalhadora, indignadas com a situação em que vivem há anos.

No entanto, a direita organizada tenta dar os rumos do movimento, enfatizando o nacionalismo e explorando o senso comum de que as organizações políticas são a causa dos problemas do país, afirmando que as manifestações são de um povo que, unido não precisa de partidos ou organizações.

Dessa forma, a direita inicia um processo de incitação ao ódio às organizações trabalhadoras, responsáveis por construir lutas e mobilizações, para que estas sejam impedidas de participar ativamente das mobilizações com suas pautas progressistas, tentando assim acabar com o caráter de classe e de luta por direitos concretos das mobilizações.

A violência, tanto verbal quanto física, esta causada por grupos de skinheads e neonazistas, que movimentos sociais, partidos e sindicatos sofreram no ato da última quinta (20/06) em São Paulo, revela bem a capacidade dessa direita em utilizar o sentimento de indignação contra a política para expulsar a classe trabalhadora organizada dos atos.

Frente a isto, as organizações presentes avaliaram que é o momento de se unir, construindo uma plataforma política unitária e se organizar para levar as pautas da classe trabalhadora para as mobilizações, como a democratização dos meios de comunicação, a redução da jornada de trabalho, a suspensão dos leilões do pré-sal, a reforma política e a prioridade de investimento dos recursos públicos em saúde e educação, politizando desta forma as ruas e a população que se manifesta.

A violência deve ser combatida, mas é preciso ter em mente que ela é causada principalmente por grupos da extrema direita, e não pela maioria presente nos atos, que acaba sendo manipulada por estes grupos. As organizações avaliam que devem estar presentes nas ruas para disputar a consciência destas pessoas, além de realizar uma jornada nacional de lutas conjuntas para reivindicar suas pautas e mostrar sua força.

Estavam presentes organizações como a Marcha Mundial das Mulheres (MMM), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Via Campesina, União Nacional dos Estudantes (UNE), Intersindical, Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), Partido Socialismo e Liberdade (PSOl), Partido dos Trabalhadores (PT), dentre outros. Reuniões como esta estão sendo feitas em outros estados, como Rio de Janeiro, Brasília e Minas Gerais.

Comentários

O PT é a contra revolução!

   Essa união da "esquerda" governista e paragovernista é única e exclusivamente para tentar controlar o movimento autônomo - essa revolta popular que se estabeleceu no Brasil nas últimas semanas.    A direita fez um ato hoje no Rio - alguns falam em 500 e outros em até 2000. Alguém tem dúvica que tivemos cerca de 3 milhões lotando a presidente vargas no RJ essa semana? Será que a direita é a grande ameaça ou é a massa que tentou ocupar o planalto, a Alerj, O palácio do governo do estado de SP, etc... Tudo isso era a direita? A esquerda social democrata está obedecendo ao governismo na ordem de apaziguar os protestos e controlar as multidões. Isso é que é papel da direita! Hoje o PT e o governismo (PCdoB, UNE, CUT,CTB e o restante da base aliada) é que representam a contrarevolução mais poderosa. E o paragovernismo do PSOL e PSTU estão seguindo essa orientação, cumprindo papel de polícia, delatando e boicotando os militantes mais combativos.   O movimento popular deve ser apartidário e não antipartidário. Deve haver democracia para a livre manifestação política, inclusive dos partidos pelegos, governistas e paragovernistas como os que participaram dessa vergonhosa reunião. Mas cá entre nós... qualquer militante pouquíssimo experiente percebe que esses partidos não lutam por construir o movimento e sim por CONTROLAR o movimento. E ainda reclamam que a base não acredita mais neles???   Quem obedece às orientações do governo governista é! E onde o PSOL e PSTU vão enfiar a cabeça agora? Vão continuar dizendo que não são paragovernistas?Libertação dos presos políticos! Todo apoio às manifestações populares!Todo poio à ação direta das massas!  

E os corruptos?

E a pauta mais importante que eu acho que resolveria grande parte dos seus problemas?(corrupção)Irá haver um ato para a prisão dos mensaleiros, vocês irão participar ou irão fazer igual o movimento de esquerda daqui de Cuiabá que só estão indo em manifestos do interesse deles... Acho isso um tanto quanto egoísta da parte de vocês.

Parem de defender bandeiras antigas.

O Comunismo brasileiro continua a defender bandeiras fracassadas. "Democratização dos meios de comunicação"?!? O que é isso, só imprensa chapa branca vale? "Fim dos Leilões do Pré-Sal"?!? A petrobrás tá falindo, não vão conseguir tirar nem sal de lá sem os leilões. Vocês são malucos. Deviam ir todos pra Cuba pra colocar em prática essas idéias de jerico. O comunismo acabou, esqueçam essa bobagem. 

União nacional em defesa da democracia

Estamos passando por um período turbulento, onde o golpe esta por vir, antes devemos todos que lutam em favor da democracia se unir com essas forças da direita E DA MÍDIA que não conseguem ganhar no voto, tentam dar o golpe a todo instante. Somente a união que se faz a força - ESQUERDA UNIÃO E FORÇA.

Será !!!!!

Será que isso não é oportunismo de esquerda para dizer que o ato é de vocês.Sinceramente essa não é a hora de brincar de política, aproveitem a chance para mudar o pais, depois se preocupem com títulos e de quem é o mérito. Se vocês de esquerda quisessem fazer algo, iriam nas escolas publicas, nas fabricas repletas de trabalhadores ensinar o que é política e não empurrar goela abaixo sua ideologia.Apoio a esquerda, mas não da para ter uma pessoa cheia de ideologias administrando o pais, seria a mesmo coisa que ter a mis simpatia como administradora do banco central, pois se não, vai só mudar o santo a ser coberto, como acontece hoje, cobre o burguês e descobre a classe média, cobre o miserável e descobre a classe média, assim nos não aguentamos.   Vamos deixar tudo de lado (sexualidade, partidos, religião e etc) e lutar contra a corrupção, assim acontecerá um efeito em cadeia de melhorias. Abraços.

Como?

 Desculpe camarada, mas na minha opinião seu post parece ter sido cuidadosamente escrito pra gerar confusão:"Vamos deixar tudo de lado (sexualidade, partidos, religião e etc)" Resumindo: partindo de nenhum lugar, de nenhuma base, sem nenhum principio, pra se chegar a nada, em nenhum lugar e não mudar absolutamente nada. Antes o problema eram os partidos, depois os sindicatos, em seguida as faxias um pouco maiores que catolinas, agora as ideoligias. Qual será o próximo inimigo imaginário que a direita vai criar?

Onde está acontecendo essas reuniões no Rio?

Não faço parte de movimento social mas apesar disso, minha lógica de pensamento é de esquerda. Quero me aproximar desses movimentos nesse momento.

Não sou filiado com partido

Não sou filiado com partido nenhum, sou socialista mas sei que só se tera desenvolvimento com dinheiro e poder de consumo pela população. O problema é que a esquerda STALINISTA é ultrapassada, não vingou em LUGAR NENHUM no mundo, a esquerda moderada é corrupta, a direita moderada é sem força política e a direita burguesa é MAIS CORRUPTA AINDA. ou seja não temos NENHUM grupo que possa resolver problemas como a corrupção e a saúde pois vão ter que brigar contra médicoas que não querem trabalhar em hospitais e postos de saúde

De carroça

A esquerda que nunca mobilizou bosta nenhuma continua com seu "sonho" de ser vanguarda. Já foram e serão sempre rejeitados. Esses merdas que assumem o poder e se envolvem em falcatruas iguais os anteriores. Pt, PCdoB, UnE são uma vergonha nacional, traídores, parasitas, corruptos. De seus palacetes tentam se apoderar do movimento. Não sei de São Paulo, mas em Curitiba não tem nada de facista não. É o povo. MAs essa esquerda traídora não consegue aceitar um movimento popular que eles não tenham criado. Facistas são vocês que consideram o povo otário porque não aguenta mais protestos com santinhos de vereadores, de deputados, faixas de candidatos e eleger o proletariado, os trabalhadores, os candidatos de luta que depois se mostram uns traídores. A esquerda vai entrar. A coisa vai acabar. Não precisa mandar a polícia. O povo não os quer. Os maiores inimigos de uma mobilziação realmente popular não é a polícia, mas a esquerda que vai entrar acabar com o movimento. 

E o movimento PASSE LIVRE,

E o movimento PASSE LIVRE, pelo que defende, é de direita?!

E o movimento PASSE LIVRE,

E o movimento PASSE LIVRE, pelo que defende, é de direita?!

essa ultra direita esteve

essa ultra direita esteve sempre mais organizada, com mais meios econômicos até de se manter, agora é hora da unidade, não podemos deixar de nos unir. A contra revolução sempre estará pronta, agora sabemos disso com certeza

a contra revolução é o PT

   Essa união da "esquerda" governista e paragovernista é única e exclusivamente para tentar controlar o movimento autônomo - essa revolta popular que se estabeleceu no Brasil nas últimas semanas.    A direita fez um ato hoje no Rio - alguns falam em 500 e outros em até 2000. Alguém tem dúvica que tivemos cerca de 3 milhões lotando a presidente vargas no RJ essa semana? Será que a direita é a grande ameaça ou é a massa que tentou ocupar o planalto, a Alerj, O palácio do governo do estado de SP, etc... Tudo isso era a direita? A esquerda social democrata está obedecendo ao governismo na ordem de apaziguar os protestos e controlar as multidões. Isso é que é papel da direita! Hoje o PT e o governismo (PCdoB, UNE, CUT,CTB e o restante da base aliada) é que representam a contrarevolução mais poderosa. E o paragovernismo do PSOL e PSTU estão seguindo essa orientação, cumprindo papel de polícia, delatando e boicotando os militantes mais combativos.   O movimento popular deve ser apartidário e não antipartidário. Deve haver democracia para a livre manifestação política, inclusive dos partidos pelegos, governistas e paragovernistas como os que participaram dessa vergonhosa reunião. Mas cá entre nós... qualquer militante pouquíssimo experiente percebe que esses partidos não lutam por construir o movimento e sim por CONTROLAR o movimento. E ainda reclamam que a base não acredita mais neles???   Quem obedece às orientações do governo governista é! E onde o PSOL e PSTU vão enfiar a cabeça agora? Vão continuar dizendo que não são paragovernistas?Libertação dos presos políticos! Todo apoio às manifestações populares!Todo poio à ação direta das massas!

O fenomeno do apartidarismo

O fenomeno do apartidarismo esta sendo explorado pelos extremistas sim, mas nao é somente uma tática deles que estao tentando cooptar com isso. É uma crise da representação combinada com o fenomeno da auto-representação que a era digital posibilitou. Eu nao quero mais uma organização burocrática e engeçada me representando nao se eu tenho como colocar minha voz diretamente na internet. Nao quero mais organização que tenha um comlexo de pautas reinvidicações e idelologias que tenta dar resposta à tudo e sim quero organizacoes liquidas, que se fazem e se desfazem dinamicamente, de lideranças que se renovem com a velocidade da internet.

GOLPE VAI PARA ZONA SUL DE SP: ALERTA!!

ALERTA ZONA SUL DE SÃO PAULO!Eu fui bloqueada no Facebook (!). Provavelmente coisa do Anonymous.Vi agora que o Movimento Passe Livre voltou atrás e convocou nova manifestação para a manhã da próxima 3a feira, na Zona Sul, com ponto de partida perto do metrô Capão Redondo e do Largo do Campo Limpo. Segue link:http://noticias.terra.com.br/brasil/politica/movimento-passe-livre-volta-atras-e-convoca-novo-ato-em-sao-paulo,794e6d53bbb6f310VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.htmlSinceramente, agora, não tenho dúvida de que o MPL é ligado ao Anonymous e só quer desestabilizar o país! O resto é “bandeira de fachada” pra despistar e confundir os partidos e movimentos de Esquerda.Eu participei do ato no dia 20 na Paulista. Vi bem o que aconteceu lá. O ataque aos partidos e movimentos de esquerda foi orquestrado. Meu relato sobre o ocorrido foi publicado no Conversa Afiada:http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2013/06/20/xad-na-paulista-se-lembrou-do-allende/Vi também que o Cooperifa, Movimento da Zona Sul de SP, se reuniu, na ultima sexta, para avaliar os acontecimentos e firmar posições em defesa da Democracia:http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2013/06/contra-fascismo-grupos-de-periferia-se-articulam-em-sao-paulo-6181.htmlEntão, pelamor, Cooperifa! Mobilizem os grupos e coletivos de vcs para impedir a infiltração desse golpe de extrema direita na periferia de SP!! Esse ato golpista marcado pra terça não pode mobilizar a Zona Sul!!É golpe. É fascismo. Mobilizem-se, companheiros!!Quem puder divulgar esse alerta e entrar em contato com o Cooperifa, por favor, ajude:https://www.facebook.com/Cooperifa

artigo de merda, dizer que a

artigo de merda, dizer que a direitra que ta lá a fim de dar porrrada na polícia e mandar o governo se fuder é não dar atencǽõ a própria realidade, o povo tá inignado, e a bola da vez do governismo é as esquerda, ou meslhor os partidos de esquerda.  que pra população é tudo a mesmo merda. sabem que mudam as moscas mas a mera continua a mesma. a direita ta rua sim, como todos estão, pessoas de torcidas organizadas, estudantes e por aí vai, cada um com sua ideia, seu ódio e disposição, só a esquerda que vai pra ato com cu na mão. artigo de merda esse!

esquerdistas  vao pra puta

esquerdistas  vao pra puta que o pariu pq nao se enterram de vez em cuba ou na coreia do norte!!  

FASCISTA!!!

FASCISTA!!!

ERA DE ESQUERDA, MAS ESTOU

ERA DE ESQUERDA, MAS ESTOU FRUSTRADO COM ESSES PARTIDOS DE MERDA QUE ESTÃO NO GOVERNO!!! QUEM PRESTAVA NO PT JÁ SAIU DE LÁ HÁ MUITO TEMPO!!! SÓ SOBROU UMA CORJA. POR ISSO VOU PRA RUA CONTRA TODOS ESSES PARTIDOS QUE EXISTEM SÓ PRA ROUBAR E ALIENAR O POVO COMO PT, PSDB, PC DO B E O RESTO DE SIGLAS DE MERDA QUE EXISTEM POR AI. NÃO QUEREMOS GOLPE, QUEREMOS MENSALEIRO CONDENADO PRESO, REFORMA POLÍTICA JÁ, CORRUPÇÃO COMO CRIME HEDIONDO, REDUÇÃO DRÁSTICA DO GASTOS COM O CONGRESSO, REESTRUTURAÇÃO DO SUS, DA EDUCAÇÃO E POR AI VAI...

Vamos logo!!!

Vamos nos mobilizar enquanto é tempo. Esses pulhas da direita estão querendo o golpe.Vamos às ruas logo...

OLÁ, ESQUERDISTAS! PASSEI

OLÁ, ESQUERDISTAS! PASSEI AQUI PRA MANDÁ-LOS A PUTA QUE PARIU! 

Com certeza estamos todos

Com certeza estamos todos envolvidos com o que ocorre no país neste momento. É animador se poder traçar novos rumos para os cidadãos participarem. Não se pode aceitar que parlamentares, ministros do judiciário e do executivo, juizes e procuradores geral impeçam que propostas necessárias e progressitas sejam engavetadas ou não votadas. É preciso reforma politica e da reforma tributária.    

Manifestações de junho de 2013

Reflexão sobre junho de 2013 – Você, homem, mulher, jovem, idoso(a), cidadão(ã) pacífico(a) e consciente de sua importância enquanto parte de uma sociedade que, de fato, precisa se mobilizar para melhorar a saúde, a educação, a segurança, os transportes etc., continuaria a participar de uma manifestação que tinha um (repito, um e apenas um) grande objetivo, que era evitar o aumento ou reduzir o preço da passagens de ônibus, trens ou metrôs, e que, mesmo atingido esse objetivo, essa manifestação se expandiu gigantescamente e se diversificou e continua nas ruas lutando por pautas justas, porém mais complexas, e que, no seio dos manifestantes,  há algumas pessoas (minorias não tão inofensivas, como o quebra-quebra tem mostrado) que, em algum momento, vão cometer atos de ofensa, agressão e vandalismo? Continuar com as manifestações é o caminho? Será que esse é o melhor caminho? Qual a direção do movimento que está nas ruas, após a superação do quesito passagens de ônibus, trens ou metrôs? Quem são os lideres que apontam a direção? E se não houver direção nem líderes, para onde vai toda essa luta? A maioria das pessoas está com medo de fazer críticas mais contundentes às manifestações. Acham que serão consideradas de direita, retrógradas, neoliberais etc. Mas, a julgar pelos atos de vandalismos que não param de crescer país afora, é hora de dizer o que deve ser dito, por mais “reacionário” que tal postura venha a ser interpretada. Trata-se, na verdade, de realismo e de bom senso. Parece que as pessoas não querem ver o que está na ponta seus narizes: sem direção e sem liderança, só há o caminho do caos. Hoje talvez os vândalos infiltrados representem apenas 1% do total de manifestantes. Mas a quebradeira tem aumentado a cada dia, e violência pode atrair mais violência, e o número de vândalos pode aumentar consideravelmente. O que pode acontecer depois disso? Não se sabe. Dirão talvez os pacíficos: “mas eu vou para protestar em paz, é um direito meu”. Ninguém discute isso. Outros cidadãos(ãs) talvez afirmem: “devo lutar por uma país melhor”. Isso também não se discute. Mais alguns podem dizer: “os vândalos são um problema da polícia”. Será? Será que os vândalos são um problema apenas da polícia?Será que ainda não ficou claro que a polícia não conseguiu, não consegue e não conseguirá conter o vandalismo dessas imensas manifestações? O que falta acontecer para que todos enxerguem a impotência da polícia perante imensos bandos de vândalos? Será que algum manifestante já pensou: “eu vou em paz, mas sei que no final uma minoria vai vandalizar, será que devo ir? Se eu for, vou aumentar o número de manifestantes e vai ficar mais fácil os vândalos agirem sem serem reconhecidos ou presos. Se eu não for, eles, os vândalos, ficarão mais expostos para o trabalho da polícia. Será que devo servir de escudo para eles?” O país estava adormecido numa temerosa estabilidade. Acordou. Saiu às ruas. Ótimo! A primeira batalha foi vencida pelo povo sofrido. Ótimo! E agora, deve-se continuar com as manifestações? Até onde? Até quando? Se os pacíficos não forem às ruas, os vândalos não irão. Isso não vai resolver os problemas da saúde, da educação, da segurança e dos transportes. Então como lutar por um país melhor sem arrebanhar os vândalos nessa luta? Como se manifestar em grupo sem que algum vândalo esteja ao seu lado nas ruas? É isso que deve ser pensado neste momento. E, com certeza, não é nas ruas, ao lado de vândalos, que essa reflexão apontará os melhores caminhos.  (Socrático BR)

Unidade

Se a promoção do caos patrocinada pela velha mídia e demotucanos pelo menos servir para reunificar a esquerda, aí sim terá sido bom para a democracia e para os avanços já conquistados.

Com certeza que estamos todos

Com certeza que estamos todos envolvidos com o que ocorre no país. É animador ver que podemos mudar o rumo. Não se pode aceitar parlamentares, ministros do judiciário e do executivo, juizes, procurador geral  que impedem que as propostas progressistas e necessárias a população sejam concretizadas. É preciso fazer acontecer a reforma politica e a reforma tributária.

Brasil Diverso

Já postei este comentario hoje e não foi publicado. Se houve uma censura gostaria voces me dissessem o porque? A esquerda tem que saber que não venceu as eleições esmagadoramente. Uma grande parcela votou na direita. Haddad não venceu esmagadoramente, mas age como se SP fosse de esquerda. Dançou. Vejam os péssimos exemplos da esquerda. Aquela Rosemary, que fim levou? Não é porque se votou no Lula que é preciso engolir aquilo. Só mandar embora não resolve, tinham que escancarar tudo. O povo não gosta de ver pessoas sendo privilegiadas, nem pela direita nem pela esquerda. Que igualdade é essa? E deve ter muitos outros destes casos na concessão de postos e funções nas instituições públicas para os aliados.Que se crie logo uma politica para os cargos públicos por mérito, pela avaliação do currículo.Leilões do pré-sal, de quem é a iniciativa? E o Maracanã que foi parar na mão do Eike Batista por 35 anos, que absurdo! Será que o governo não tem capacidade de ver outras iniciativas administrativas que não favorecesse uma única empresa? E a concessão não poderia ser por cinco anos renovaveis, caso a administração realmente seja boa?Educação: 100% dos royalties do pré-sal, mas quando? O governo não é capaz de criar já recursos para a educação e deixar que o negativo desta pasta seja amenizada depois quando o pré-sal realmente começar a dar sinal de vida? Se já tivesse mudado a qualidade educacional do Brasil, claro que já mudou bastante, mas não é uma revolução, teria conquistado uma grande parcela dos que votam na direita, por exemplo.Como pode setores essenciais para a população, como saúde, educação, transporte e lazer ficam no marasmo. A impressão que da é que o governo age feito um cavalo nas rédeas sem conseguir enxergar outros horizontes, outras alternativas. Uma esquerda que não acredita nas politicas comunitárias, não acredita em iniciativas com a população.Um socialismo de cima para baixo como qualquer governo de direita. Nâo tem dinheiro? O povão também não tem dinheiro e sobrevive até hoje com meios alternativos. É assim que o governo devia dar o exemplo. Mudar já o sistema administrativo, cooperativo, comunitário.O Maracanã por exemplo, devia ser administrado pelo governo, criando uma equipe para gerenciamento. O lucro não iria para um milionário, mas sim para a população. Com esse dinheiro que vai aumentar o patrimônio do Eike poderia ser criado parques, melhorias das ruas das favelas, criaria mais empregos no próprio Maracanã, entre outros beneficios.Tem muita coisa podre, estragada e estragando no governo atual que não se encobre com as politicas sociais que tem sido feito até agora.Quero que o governo atual continue, pois acredito ser bem melhor do que os outros, mas não é um puta governo. Se são de esquerda, que implementem politicas condizentes com a esquerda, que crie politicas comunitárias para todos os níveis sociais.Deveria por exemplo ter um ministério para a criação de empresas comunitárias em todos os setores, deveriam gerir as sementes para uma vida melhor e não ficar administrando uma politica capitalista.   

tenho acordo em parte

tenho acordo em parte contigo.so venho esclarecer caso seja necessario.que pstu não é governo.jamais foi.pstu é um partido socialista democratico com programa de estrategia pro fim do capitalismo.taticamente nos unimos aos lutares pela derrota do capitalismo. outra questão o pstu,bem como outras organizações politicas organizadas não acordaram agora.muitos de nós morreram nas lutas da classe  trabalhadora operaria.que a unidade para criar uma frente de lutas que enfrente a crise do capitalismo .o momento de levante do povo brasileiro é o acumulo  das lutas que estavam em curso desde collor,fhc.e agora novos elemtos cria condições objetivs de unidade na ação politica.todos as ruas com plano de lutas para barrar o fascismo.organizar a classe pro enfrentamento ao capitalis,o;

Que bom que a esquerda está

Que bom que a esquerda está querendo tomar rumo. Mas é preciso, ainda, admitir que existe uma crise de representatividade. è preciso entender que os movimentos não podem continuar atrelados ao governo. è preciso resgatar atidudes críticas e deixr de lado o corporativismo. Se as multidões foram as ruas, é porque as organizações faltaram com seu dever de representar os anseios do povo. Agora é hora de pensar propostas de construção do País para todos.

NÃO SOMOS IGUAIS

Oi,  quando leio que a esquerda se uniu..pediria  que se unisse, em primeiro lugar,  para avaliar o que ocorre nos movimentos e principalmente EM SUA TRAJETORIA.Pois não faz muito tempo, a maioria absoluta de nós apoiou - ou ainda apoia - a articulação que está no poder, incluindo a mim.  Se o pudim desandou, temos de analisar os porques, e nao ficar só nas acusações, pois um dedo em riste pressupões sempre três nos apontando. Uma caracteristica do ser humano  para distanciar-se do autoconhecimento é de acusar ao outro pelas mazelas que vive, desde o inimigo real, ao parceiro sentado ao lado..  Por isso quanto eu leio que a esquerda se uniu,,,indago qual esquerda?  a que fomos? a que somos? a que pretendemos ser?Querer chegar a um lugar diferente fazendo as coisas do mesmo modo é sinal de loucura..Barbas de mollho, humildade, saber ouvir críticas, refletir, assertividade....parece ser bom conselho.Tudo tem o seu lugar, ação sem reflexão é espontaneismo...União é boa, mas uma união baseada numa reflexão crítica.Evitemos um abraço dos afogados. Abraço fraterno  Sdney

Esquerda

O PT já deixou de ser esquerda há muito tempo! Isso para mim é uma quadrilha, teve a chance e foram tirar vantagens. Agora o pai de vocês (Lula) fica chamando a militância para foder o povo que sabe muito bem o que quer! O povo ta cansado de partidos políticos de ladrões.

A ESQUERDA COMO SEMPRE

A esquerda, como sempre, parece incapaz de se unir. Nem bem começaram as conversações e chovem acusações de todos os lados. Das poucas conquistas do povo brasileiro, que merecem e precisam ser preservadas, parece que nem se lembram. Reunir inteligência para verificar o que está realmente se passando nos bastidores do poder econômico,  do Judiciário, do Ministério Público, da Polícia Federal e da ABIN, nem pensar. Ideias para bolquear ou neutralizar a pregação midiática e a incitação diária contra os benefícios sociais, pura bobagem, ninguém parece pensar nisso. Tudo que querem é disputar espaço nas manifestações de rua. Acham mesmo que a batalha está se travando na rua? São os bate-paus e as pessoas mais manipuláveis que estão lá, de que servem elas, neste momento, à esquerdas verdadeiramente conscientes? Estão se comportando como moleques de pré-escola no parquinho, gritando uns com os outros insultos sem qualquer sentido. Vão deixar, mais uma vez, o povo desinformado e indefeso nas mãos de um regime fascista de direita, só por causa de suas vaidades pessoais? Que tal dar apoio à Presidente no desarmamento dessa bomba e deixar para discutir as diferenças uma outra hora? Não percebem que vão ser colocados TODOS na ilegalidade por um regime de exceção, que não tarda a instalar-se? Pensem em uma forma de contribuir com a desarticulação esse golpe e restaurar a normalidade. Preocupem-se, pelo menos uma vez, mais com o povo brasileiro do que com a preponderância sobre os movimentos sociais, ou vão à m(...), que é para onde todos estamos indo!

Refundar a Esquerda

Se a esquerda não se propor, a partir da escuta aos de "abaixo e à esquerda", um projeto de sua própria Refundação, ela vai continuar existindo sim, mas somente dentro dos espaços de subordinação que ela mesmo se impôs: O calendário eleitoral bi anual, a luta puramente institucional, etc.. Se a esquerda seguir querendo controlar tudo e todos, reproduzindo sua longa história de autoritarismos, vai levar na cabeça. Os tempos são outros, precisamos muito de uma esquerda contemporanea, mas não estamos desesperado a ponto de não vivermos sem ela. Ao menos na forma atual. Se a esquerda não voltar ao básico, também seguira perdida. Ela precisa "descer" pro chão, voltar a estudar e interpretar a realidade, aprender a escutar, mais que vociferar fórmulas e discursos canônicos, ninguém aguenta mais a catequese da esquerda brasileira. Um ciclo acabou, outro está começando. Se a esquerda pretende ter alguma relevância prática e teórica, agora e no futuro, necessita urgentemente apreender com as experiências dos novos protagonistas, do Brasil e do Mundo afora. Aprender, não controlá-los desde fora, mas conviver com os novos atores, em sua infinita diversidade, em suas contradições e opacidades.Se a esquerda quer ter algum projeto pro futuro, comece percebendo que hoje ela não tem projeto, apenas uma lista de reivindicações vagas e subordinadas ao status quo. Se ela quer sobreviver, ela precisa ter ira e esperança, com as ruas e suas gentes.Um ciclo acabou de se fechar, outro está se abrindo.

Refundar a Esquerda

Se a esquerda não se propor, a partir da escuta aos de "abaixo e à esquerda", um projeto de sua própria Refundação, ela vai continuar existindo sim, mas somente dentro dos espaços de subordinação que ela mesmo se impôs: O calendário eleitoral bi anual, a luta puramente institucional, etc.. Se a esquerda seguir querendo controlar tudo e todos, reproduzindo sua longa história de autoritarismos, vai levar na cabeça. Os tempos são outros, precisamos muito de uma esquerda contemporanea, mas não estamos desesperado a ponto de não vivermos sem ela. Ao menos na forma atual. Se a esquerda não voltar ao básico, também seguira perdida. Ela precisa "descer" pro chão, voltar a estudar e interpretar a realidade, aprender a escutar, mais que vociferar fórmulas e discursos canônicos, ninguém aguenta mais a catequese da esquerda brasileira.  Se a esquerda pretende ter alguma relevância prática e teórica, agora e no futuro, necessita urgentemente apreender com as experiências dos novos protagonistas, do Brasil e do Mundo afora. Aprender, não controlá-los desde fora, mas conviver com os novos atores, em sua infinita diversidade, em suas contradições e opacidades.Se a esquerda quer ter algum projeto pro futuro, comece percebendo que hoje ela não tem projeto, apenas uma lista de reivindicações vagas e subordinadas ao status quo. Se ela quer sobreviver, ela precisa ter ira e esperança, com as ruas e suas gentes.

contribuiçao ao debate mais sereno

Compartilho com as companheiras (os) me artigo, leiam e se concordam divulguem para podermos somar analises politicas e agir em consequencia sabendo que nao podemos deixar que o Brasil pegue fogo e que os facistas ocupem o poder. O que estar em jogo é salvar a democracia quem estar hoje no poder nao é nosso inimigo. http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/106225/O-despertar-de-uma-cidadania-política.htm

A unidade é preciso para impedir o Golpe Midiático

Se a esquerda cometeu erros do ponto de vista da concepção partidária, sindical ou de rumo a uma sociedade dos indivíduos livres, esta discussão não cabe agora. As formas de organizações mudaram, e a direita descobriu isto, ganhou espaço na população de uma forma rasteira e desonesta, o que interessa pra nós, é que os que estavam dormindo acordaram, resta-nos nortearmos, basta apropriarmos destas contradições da burguesia direitista e de seus movimentos neonazistas, para aproveitar o momento e ir pra cima  deles  para reverter o fato, e, pra isso é necessário construir um eixo político de unidade no campo da esquerda com partidos, movimentos sociais e demais segmentos organizados na sociedade. O POVO NA RUA A LUTA CONTINUA 

Brasil diverso

A esquerda tem que saber que não venceu as eleições esmagadoramente. Uma grande parcela votou na direita. Haddad não venceu esmagadoramente, mas age como se SP fosse de esquerda. Dançou. Vejam os péssimos exemplos da esquerda. Aquela Rosemary, que fim levou? Não é porque se votou no Lula que é preciso engolir aquilo. Só mandar embora não resolve, tinham que escancarar tudo. O povo não gosta de ver pessoas sendo privilegiadas, nem pela direita nem pela esquerda. Que igualdade é essa? E deve ter muitos outros destes casos na concessão de postos e funções nas instituições públicas para os aliados. Que se crie logo uma politica para os cargos públicos por mérito, pela avaliação do currículo.Leilões do pré-sal, de quem é a iniciativa? E o Maracanã que foi parar na mão do Eike Batista por 35 anos, que absurdo! Será que o governo não tem capacidade de ver outras iniciativas administrativas que não favorecesse uma única empresa? E a concessão não poderia ser por cinco anos renovaveis, caso a administração realmente seja boa?Educação: 100% dos royalties do pré-sal, mas quando? O governo não é capaz de criar já recursos para a educação e deixar que o negativo desta pasta seja amenizada depois quando o pré-sal realmente começar a dar sinal de vida? Se já tivesse mudado a qualidade educacional do Brasil, claro que já mudou bastante, mas não é uma revolução, teria conquistado uma grande parcela dos que votam na direita, por exemplo.Como pode setores essenciais para a população, como saúde, educação, transporte e lazer ficam no marasmo. A impressão que da é que o governo age feito um cavalo nas rédeas sem conseguir enxergar outros horizontes, outras alternativas. Uma esquerda que não acredita nas politicas comunitárias, não acredita em iniciativas com a população.Um socialismo de cima para baixo como qualquer governo de direita. Nâo tem dinheiro? O povão também não tem dinheiro e sobrevive até hoje com meios alternativos. É assim que o governo devia dar o exemplo. Mudar já o sistema administrativo, cooperativo, comunitário.O Maracanã por exemplo, devia ser administrado pelo governo, criando uma equipe para gerenciamento. O lucro não iria para um milionário, mas sim para a população. Com esse dinheiro que vai aumentar o patrimônio do Eike poderia ser criado parques, melhorias das ruas das favelas, criaria mais empregos no próprio Maracanã, entre outros beneficios.Tem muita coisa podre, estragada e estragando no governo atual que não se encobre com as politicas sociais que tem sido feito até agora.Quero que o governo atual continue, pois acredito ser bem melhor do que os outros, mas não é um puta governo. Se são de esquerda, que implementem politicas condizentes com a esquerda, que crie politicas comunitárias para todos os níveis sociais.Deveria por exemplo ter um ministério para a criação de empresas comunitárias em todos os setores, deveriam gerir as sementes para uma vida melhor e não ficar administrando uma politica capitalista.  

Essa luta vence quem melhor

Essa luta vence quem melhor elucidar os fatos, se a extrema direita tiver êxito em suas agitações, o Brasil corre risco, da mesma forma que se a esquerda não fizer nada. É muito importante deixar claro que a direita não tem interesse em usurpar esta energia que emana do povo, apenas manipulá-la para extirpar a esquerda do poder, porém, da mesma forma, a esquerda não pode tentar, agora, no meio da crise, querer tomar para si a liderança da mesma, e se for inteligente, tem o dever de direcioná-la, enfraquecendo essas atribuições radicais que a direita tenta infiltrar.O Brasil não quer abolir a democracia, mas precisa de limpeza.

.É PRECISO LEMBRAR QUE A

.É PRECISO LEMBRAR QUE A DEMOCRACIA (CANTADA EM VERSO E EM PROSA) É UMA SOLUÇÃO BURGUESA PARA A LUTA DE CLASSES, A DEMOCRACIA NÃO REPRESENTA O PROLETARIADO, MAS DILUI SEUS ANSEIOS ENTRE OS PARTIDOS DE DIREITA, CENTRO E ESQUERDA. ISSO TUDO MISTURADO A UMA BUROCRACIA ESTATAL QUE TEM POR OBJETIVO ARREFACER OS INTERESSES DO PROLETARIADO E PROMOVER O INTERESSE DO CAPITAL. ORA, VALE LEMBRAR QUE O POVO QUE TRABALHA NO BRASIL E É MÃO DE OBRA BARATA PARA O CAPITALISMO E AINDA CONSUMIDOR  ESTÁ DE "SACO CHEIO", PRINCIPALMENTE APÓS 10 ANOS DE GOVERNO DE PT, QUE, TEORICAMENTE, DEVERIA MANTER UM GOVERNO PRÓ CLASSE OPERARÁRIA, SE DESCAMBA PARA A GOVERNABILIDADE E FAZ COALIZÕES AS MAIS ESPÚRIAS POSSÍVEIS. MARX NUNCA DISSE AOS TRABALHADORES PARA SE FILIAR A ESTE OU AQUELE PARTIDO POLÍTICO, MAS SIM " TRAALHADORES DE TODO O MUNDO UNI-VOS". PODE SER QUE ESTEJA ENGANADO, MAS ACHO QUE ESTAMOS SUPERANDO A REVOLUÇÃO FRANCESA

Esquerda evangélica

Ta confuso entre esquerda e direita?http://www.youtube.com/watch?v=UiVDtWb7K48A esquerda e direita no Brasil está igual ao cristianismo, de um lado os católicos, a direita organizada, e de outro os protestantes, a esquerda esfacelada. Vejam a Venezuela, Maduro se elegeu com uma diferença minima, e só conseguiu devido a comoção pela morte de Chaves. Se nesses quatro anos de governo ele não souber beneficiar o lado que não votou nele na próxima eleição a direita toma o poder, pois a esquerda lá fica escutando os próprios sussurros e acha que é o pais todo que tá gozando. E a esquerda venezuelana é mais unida que a brasileira. No Brasil não vai ser diferente, o povo que votou na esquerda tá ficando anuviado e vai votar em quem tiver o maior holofote.

ESQUERDA UNIDA

Vamos se unir logo porque os fascista estão em multiplicação

Não dá pra ter PT e PC do B

Não dá pra ter PT e PC do B nesse mesmo barco. Já mostraram quem são de verdade com o poder nas mãos... 

Concordo pelnamente com sua

Concordo pelnamente com sua opinião. Muitos do PT querem entrar nessa luta como se ele não tivesse também culpa nas coiss que estamos reivindicando. Os sindicatos parecem que viraram situação. Quando se fala em entrar com uma ação coletiva ele é o primeiro a dizer que não vai adiantar por que a justiça é lerda. Nos queremos justiça mais rápida. Partidos políticos e sindicatos tem que ficar de fora dessa. Já tiveram sua oportunidade. Os jovens não querem mais saber de mi mi mi...

Concordo pelnamente com sua

Concordo pelnamente com sua opinião. Muitos do PT querem entrar nessa luta como se ele não tivesse também culpa nas coiss que estamos reivindicando. Os sindicatos parecem que viraram situação. Quando se fala em entrar com uma ação coletiva ele é o primeiro a dizer que não vai adiantar por que a justiça é lerda. Nos queremos justiça mais rápida. Partidos ploíticos e sindicatos tem que ficar de fora dessa. Já tiveram sua oportunidade. Os jovens não querem mais saber de mi mi mi...

Concordo plenamente, assim

Concordo plenamente, assim como tbm não cabe a Une, que vem se vendendo ao longo dos anos.Ou é esquerda ou não... o PT já não é esquerda há muito tempo!!!!

Não da para ter um esquerda

Não da para ter um esquerda rachada isso sim! Se não nos unirmos a direita irá manipular o movimento como já esta ocorrendo. Vc pode discordar de como o PT e o PC do B vem agindo, como eu também tenho minhas críticas, mas uma coisa eu sei q vc concorda: estariamos muito pior se o PSDB tivesse ganhado, não podemos deixar q isso ocorra na próxima eleição. O Aécio Neves já esta fazendo a cama para se aproveitar disso e dizer que ele é o melhor para o Brasil e muitos irão acretitar pq o PIG NÃO VAI FALAR QUE ELE RESPONDE UM PROCESSO POR DESVIO DE 4,3 BILHÕES DA SAÚDE, QUE ELE DESRRESPEITA A PARCELA CONSTITUCIONAL PARA A EDUCAÇÃO E A SAÚDE, NÃO VAI FALAR DO MENSALÃO TUCANO MINEIRO ENTRE OUTROS.É essa corja que a gente não pode deixar chegar ao poder com um golpe ou pela eleição.

Esqueçam suas diferenças

MEU DEUS! MAS VCS NÃO SE UNEM NEM COM A CORDA NO PESCOÇO! ESQUEÇAM SUAS DIFERENÇAS E VAMOS LUTAR PRO PT SER O QUE ERA E MUDAR ESSE PAÍS JÁ. 

Vamos nos unir numa Frente Unica de Esquerda!

Agora não é hora de discussão e sim de UNIÃO! <p>"MEU DEUS! MAS VCS NÃO SE UNEM NEM COM A CORDA NO PESCOÇO! ESQUEÇAM SUAS DIFERENÇAS!"</p>

Gostei muito do texto e acho

Gostei muito do texto e acho que a esquerda deve disputar o movimento sim, mas não "disputar a conciência" das pessoas, pelo contrário, deve promover debates e discussões que levem à conscientização e emancipação do povo a partir dele mesmo, enquanto sujeitos. Os termos "disputar a consciência", a meu ver, foram utilizados de forma muito equivocada, pois nos dá a impressão de que a disputa a ser feita pela esquerda se pauta pelo arrebanhamento e pela manobra das massas. O que, neste ponto, não se difere em nada da direita conversadora e reacionária.Acredito que se a esquerda quiser realmente contribuir para a politização do movimento deve começar se diferenciando da direita a partir dos termos utilizados em seus textos.Agora, se tais termos (disputar consciências) não foram utilizados de forma equivocada mas sim de forma consciente e proposital, acredito que é a própria esquerda quem deva refletir e repensar seu papel na História, aprendendo com erros e acertos de sua trajetória.Pois já adianto: sou de esquerda, mas se ser de esquerda é "disputar as consciências" e não promover a conscientização, temos que urgentemente refundar a esquerda em outras bases: verdadeiramente humanas, democráticas e altruístas.

Concordo plenamente com

Concordo plenamente com você...esta na hora da verdadeira esquerda se sobrpor atraves da CONSCIENTIZACÃO e não através de rebanhamento. Ainda sim acho que a esquerda deveria se mobilizar em torno do PT, que hoje em dia é poder. A esquerda não pode esperar para se unir quando estiver na oposição. Os verdadeiros percalços vêm quando estamos no poder...ser oposição já não é mais o papel da esquerda nacional

No caminho com Maiakóvski

Abra o olho petistas, vcs estão cada vez mais stalinistas...Síntese das matérias de Zero Hora com a postura do Poder Executivo e as notas respostas da FAG Oi, abaixo segue a recompilação de matérias e respostas provisórias da FAG diante da campanha da Zero Hora (principal jornal do grupo RBS), difundindo declarações do governador Tarso Genro (PT) e da Segurança Pública do estado.  Matéria que dissemina a calúnia de que existem militantes internacionais treinando em tática de guerrilha aos anarquistas militantes do Rio Grande do Sul: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2013/06/violencia-em-protestos-no-rio-grande-do-sul-preocupa-o-palacio-piratini-4175283.html Resposta provisória da FAG a esta calúnia: http://batalhadavarzea.blogspot.com.br/2013/06/mais-uma-vez-um-factoide-da-rbs.html Matéria da Polícia Civil que difunde a invasão da Polícia Civil a sede da FAG:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2013/06/policia-civil-faz-buscas-na-sede-da-federacao-anarquista-na-capital-4177119.html Primera nota da FAG a esta resposta, provisória: http://prod.midiaindependente.org/pt/blue/2013/06/520412.shtml Segunda nota da FAG, resposta provisoria, ainda que mais larga: http://batalhadavarzea.blogspot.com.br/2013/06/policia-federal-invade-sede-da.html (aún se creía que era la Federal) Reportagem do jornal eletrônico do Rio Grande do Sul, que dá a versão da FAG http://www.sul21.com.br/jornal/2013/06/federacao-anarquista-gaucha-denuncia-invasao-da-sua-sede-na-cidade-baixa/ A reportagem de Zero Hora difunde um resumo da coletiva do governador dada na sexta dia 21/06/2013, responsabilizando os anarquistas (e a FAG por tabela) e pedindo que a esquerda isole o anarquismo militante dos protestos:  http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/politica/noticia/2013/06/tarso-avalia-que-minoria-fascista-dominou-as-manifestacoes-de-rua-4177563.html

Deixe seu comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Esse desafio é para nos certificar que você é um visitante humano e serve para evitar que envios sejam realizados por scripts automatizados de SPAM.
8 + 10 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.