Em seis meses de legalização, Uruguai não registra mortes de mulheres que abortaram

Foto: Carlos Lebrato/CC

Foram realizados 2.550 abortos legais, aproximadamente 426 por mês. O Uruguai é um dos países com taxas de aborto mais baixas do mundo

19/07/2013

 

do Sul21

 

O subsecretário do Ministério da Saúde Pública do Uruguai, Leonel Briozzo, apresentou nesta semana os dados oficiais sobre interrupções voluntárias de gravidez dos primeiros seis meses desde a sua legalização no país. Entre dezembro de 2012 e maio de 2013, não foi registrada a morte de nenhuma mulher que abortou de forma regulamentada no Uruguai.

Foram realizados 2.550 abortos legais, aproximadamente 426 por mês. O Uruguai é um dos países com taxas de aborto mais baixas do mundo. Briozzo explicou que desde o novo marco legal para o aborto, o país os pratica de forma segura, com a consolidação de serviços de saúde para este fim.

A política pública do governo tem o objetivo de diminuir a prática de abortos voluntários a partir da descriminalização, da educação sexual e reprodutiva, do planejamento familiar e uso de métodos anticoncepcionais, assim como serviços de atendimento integral de saúde sexual e reprodutiva.

Segundo esses dados, o Ministério da Saúde Pública atesta que 10 em cada mil mulheres entre 15 e 44 anos abortam no Uruguai atualmente. Esses números situam o país entre um dos que têm menores indicadores, ao lado dos estados da Europa Ocidental.

Comentários

Aborto no Uruguai

"Foram realizados 2.550 abortos legais, aproximadamente 426 por mês.". Isto é, 426 seres humanos foram mortos.

Não são seres humanos na

Não são seres humanos na verdade. A vida humana começa quando o cérebro é formado, o que acontece após a 13ª semana de gestação. Tanto que nem tem enterro quando acontece aborto espontâneo antes da 20ª semana, né? Nem precisa de atestado de óbito. Vidas humanas são as milhares de mulheres que morrem vítimas de abortos clandestinos no Brasil, a maioria negra e pobre. Mas isso deve ser conveniente pra alguém, né? Embrião é tão ser humano que a gente congela e faz experiência com ele. Mas abortar não pode, porque, afinal, o direito de uma mulher adulta é menor que o de um monte de células. É claro que manter o aborto ilegal é uma ferramenta pra controlar mulheres.

Não faz sentido

Entendo seu ponto de vista, mas a ciência não conseguiu determinar onde começa a vida, para formar minha opinião, eu li diversos textos científicos e nenhum chegou a uma conclusão absoluta, essa foi a conclusão mais conveniente para você.Aquelas células tem vida um DNA diferente da mãe, com a legalização do aborto, crianças com deficiência serão abortadas ou simplesmente pelo sexo ou porque a mae ou o pai não querem. Talvez seja justo para você, afinal você já nasceu, mas pra mim não é. Acredito que temos que lutar pelos dos mais fracos.quanto aos experimentos com embriões, também sou contra, por isso pra mim não é parâmetro. O que o Brasil precisa não é matar seres humanos e sim políticas públicas para ajudar essas mulheres sem condições para criarem os filhos, que trabalham e precisam de creche, apoio psicológico, etc etc etc

Todos os abortados foram

Todos os abortados foram homens? Provavelmente não! Provavelmente em torno de 50 dos nascimentos são mulheres. Então morreu muita mulher! 

Se não eram nem seres humanos

Se não eram nem seres humanos ainda como teriam um gênero definido?

tem gente q olha mais nao v,

tem gente q olha mais nao v, tem muita gente morrendo por aborto ilegal. aborto sempre vai existir, sendo legal ou nao. assassino é a policia q mata nas vilas e favelas, assassino é o estado com a precaridade do sus..Agora quando q tem vida no feto? quando nasce o cerebro? nem biologo nem cientista pode falar com certeza..

Os nascituros morreram

Mas os assassinos esquecem desse "detalhe". A vida humana virou lixo descartável

Deixe seu comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Esse desafio é para nos certificar que você é um visitante humano e serve para evitar que envios sejam realizados por scripts automatizados de SPAM.
10 + 9 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.