Quem ganha com a ação dos Black Blocks?

A democracia exige o respeito ao direito de manifestação, de realizar passeatas, greves e outras forma de luta por melhores condições de vida, trabalho e salário

 

22/10/2013

 

João Carlos Gonçalves

 

A ação dos Black Blocks (ou vândalos, como alguns os chamam) nas manifestações não ajuda os trabalhadores, nem a ação sindical, nem a democracia. Ao contrário, atrapalha.

Por exemplo: a manifestação das centrais sindicais na Jornada Mundial pelo Trabalho Decente e a grande mobilização social em apoio aos professores no Rio de Janeiro e em São Paulo, no dia 07 de outubro, acabaram ofuscadas pelo quebra-quebra por eles provocado.

Quem ganha com isso? Parece que a história se repete: quem não se lembra da infiltração de agentes disfarçados de agitadores, nas mobilizações dos marinheiros, no Rio de Janeiro, antes do golpe militar de 1964? O próprio líder do movimento, o cabo Anselmo, era agente policial!

Aqueles que causam depredações de patrimônios públicos e privados nas manifestações são, de um modo geral, manifestantes equivocados que se pretendem “anarquistas” mas assimilam de forma distorcida e rasa velhos métodos da “ação direta” do anarquismo, sobretudo no início do século 20.

Escondidos por trás da máscara desta visão distorcida do anarquismo estes manifestantes vândalos fazem o papel, quando não são, na verdade, meros e desprezíveis, agentes provocadores da direita.

Sejam eles equivocados ou provocadores com uma ação intencional, o efeito de suas ações é sempre o mesmo: deixar em segundo plano, através da depredação e a violência, as bandeiras e reivindicações legítimas do movimento social e justificar medidas oficiais para restringir o direito constitucional à livre manifestação.

Basta ver as manchetes dos jornais e noticiários que, devido à gravidade da ação dos Black Blocs, acabaram sendo totalmente tomadas por elas.

Os trabalhadores não aceitam isso! Não aceitamos a violência como forma de manifestação. Repudiamos a violência daqueles que, interessadamente ou não, criam os pretextos para os ataques da polícia contra suas manifestações de reivindicação, que são firmes, mas pacíficas.

Os trabalhadores querem mobilizar o povo e não afastá-lo com o fomento do medo e da violência.

Os trabalhadores não podem ser reféns daqueles que agem para desfigurar manifestações legítimas e democráticas.

A democracia exige o respeito ao direito de manifestação, de realizar passeatas, greves e outras forma de luta por melhores condições de vida, trabalho e salário. Cabe ao governo e ao Estado, garantir o pleno exercício desse direito, sem violência.

Este é o caminho para conquistar os avanços sociais e democráticos que o país precisa e o povo exige.

 

João Carlos Gonçalves, Juruna, é secretário-geral da Força Sindical.

Comentários

Blackblocks

Acorda Brasil!!!! Os blackblocks abafaram as manifestacoes!!!parabens ao governo pela otima solucao contra as manifestacoes....quem esta longe enxerga melhor, acho que entendo a razao tambem de alguns atletas brasileiros protestaem contra o Brasil, ops, os governantes do brasil... Nao e que eles nao querem representar o Brasil no basket, futebol, etc....eles apenas nao concordam com o sistema de conivencia....

Quando foi, nesses anos todos

Quando foi, nesses anos todos de manifestações, passeatas e greves, o Brasil mudou? Vivemos em um país corrupto, onde políticos continuam roubando a torto e direito, um código penal defasado, não existe investimento na segurança pública, educação é algo inacreditável, pessoas ainda morrer em filas de hospitais e você me vem com esse discurso vazio de democracia, "sem violência", que é o caminho para conquistas?Volto a perguntar: quais conquistas? O Brasil é um país melhor do que há 10 anos atrás? O nivel do corrupção continua alto, saúde, educação... poupe-me, ok ?

"Os trabalhadores não aceitam

"Os trabalhadores não aceitam isso!" quem é vc pra fazer esse tanto de afirmação?!?! expresse a sua opinião, é um direito seu, agora generalizar e tomar decisões pelas pessoas é inaceitável..... a força sindical no Brasil hoje é uma vergonha, só arrecada e não traz nada para o povo!! antigamente tínhamos escolas, plano de saúde, e uma serie de benefícios.. hoje todo o dinheiro vai parar no bolso de fascistas escrotos, com um discurso vazio como o seu!! faça um favor... vai se fuder seu sindicalista de merda!! muito "democrático" seu texto.... para almofadinhas como você, que se escondem atrás de gravatinhas, discursusinhos de merda, que são a cara da hipocrisia, um grande FODAS!!Se o que temos hoje é democracia quero que ela se exploda, ela e toda essa burocracia de merda! Se a violência trouxer mudanças positivas para o povo, que seja ela o motor das coisas... e não idiotas como vc! que estão todos os dias na tv e em Brasília falando um monte de lorotas, vivendo uma vida de merca, fudendo todo mundo!! e não me identifico, não pq sou covarde, mas pq idiotas como vc tem poder de mais nas mãos, e sempre usam dele para propagar o mal...

Erros da Esquerda

Não houve escalada fascista porque não há ainda líderes fascistas organizados e carismáticos, que saibam encampar e instrumentalizar as verdadeiras necessidades e interesses do povo.Vocês estão descolados da realidade e não percebem que há um abismo entre as metas que vocês defendem e as verdadeiras metas, desejos e necessidades da população.  O povo necessita principalmente de emprego, segurança, educação e saúde. O que vocês oferecem? Oferecem, mesclados a algumas reinvindicações econômicas, aquilo que está em vossa agenda: aborto, irrestrição e hedonismo sexual, tolerância e conivência com o crime, materialismo, ateísmo e ódio à religião, misandria e ódio de gênero, racismo reverso e oposição entre raças, roubo, depredação e abolição da propriedade, internacionalização e abolição da etnicidade.  Como podem querer conquistar a população com uma agenda dessas? Vocês querem enfiar metas próprias de vossa ideologia no meio de reinvindicações legítimas. É isso que os descola da realidade e os isola.O esquerdismo latino-americano se parece muito com o fanatismo religioso. É um sistema de crenças dogmático que reage com violência à crítica e à contestação. Assim como o fanático religioso acusa todo aquele que o questiona de ser inspirado pelo diabo, o fanático esquerdista acusa todo aquele que o questiona de ser inspirado pelo fascismo. O esquerdista se diz “dialético” mas age de forma dogmática. A verdade não lhe interessa, ele prefere a retórica confusa e dispersiva dos discursos que mascaram suas incoerências.A esquerda não aceita crítica alguma, rotula qualquer crítica como sendo direitista. Sempre acusa o outro e nunca a si mesma, o que a impede de evoluir. Prega a tolerância mas reage com violência à contestação e isso se tornou completamente visível.Nesse pandemônio em que o Brasil está se tornando, vencerá aquele que souber enxergar de forma realista as verdadeiras necessidades da população e se posicionar para defendê-las. O povo pode não ter estudo, mas não é burro. Não adianta tentar convencê-lo de que as metas da esquerda são suas metas se as metas da esquerda não contemplarem exclusivamente aquilo que o povo mais necessita.Vocês da esquerda brasileira possuem um projeto de poder próprio e tentam empurrá-lo goela abaixo na população como se este fosse um projeto de poder popular quando, na realidade, é tão somente um projeto de poder para suas lideranças, às quais almejam se tornar uma nova classe dominante, como ocorreu e ainda ocorre nos países que implantaram o vosso socialismo. Vossos sindicatos e movimentos ditos “populares” servem ao Partido e à sua agenda, não ao povo e nem aos trabalhadores.Até quando vocês acham que conseguirão esconder isso da população e enganá-la, dizendo que os interesses dela são os vossos interesses?  

Black Blocks

Sobre os Black Blocks eu fiz uma análise. Se puderem vejam:http://www.orbenon.blogspot.com.br/2013/10/normal-0-21-false-false-false...

Deixe seu comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Esse desafio é para nos certificar que você é um visitante humano e serve para evitar que envios sejam realizados por scripts automatizados de SPAM.
1 + 6 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.