Projeto Revoluções exibe filmagem do livro “O Capital” de Karl Marx

Nesta terça-feira (19), das 10h às 19h35 a versão integral do filme “Notícias da Antiguidade Ideológica: Marx, Eisenstein, o Capital”

 

18/08/2011

Da redação

 

O projeto Revoluções exibe nesta terça-feira (19), das 10h às 19h35 a versão integral do filme “Notícias da Antiguidade Ideológica: Marx, Eisenstein, o Capital”, uma produção de 9 horas e meia do cineastra e escritor alemão Alexander Kluge. O filme, inédito em português, será exibido em três partes no Sesc Pinheiros, no Auditório Paulo Autran.

Alexander Kluge é um dos fundadores do Novo Cinema Alemão e pretende com este filme reconstruir o projeto do cineastra Sergei Eisenstein ao filmar o livro “O Capital” de Karl Marx, a partir da estrutura do livro “Ulisses”, de James Joice.

Confira a programação da exibição:

10h às 13h - Parte I: Marx e Eisenstein na mesma casa (Marx und Eisenstein im gleichen Haus, Alemanha, 2008, cor e p&b, 189 min.)

14h às 16h – Parte 2: Todas as coisas são homens enfeitiçados (Alle Dinge sing verzauberte Menschen, Alemanha, 2008, cor e p&b, 120 min.)

16h30 às 19h35 – Parte 3: Paradoxos da sociedade de troca (Paradoxe der Tauschegellschaft, Alemanha, 2008, cor e p&b, 183 min.)

No mesmo dia, a Versátil Home Vídeo lançará uma caixa contendo os DVDs do filme, além do curta “Amor Cego – Conversas com Jean-LucGodard”, no qual Kluge entrevista Godard.

O projeto Revoluções: educação, história, direitos humanos, cinema e fotografia é uma iniciativa de artistas, estudantes, professores, jornalistas, cineastras e militantes com objetivo de refletir o tema das revoluções sociais a partir da política e da estética. A coordenação geral e curadoria é Moara Rosseto Passoni e Henrique P. Xavier.

 

Serviço:

O quê: Filme “Notícias da Antiguidade Ideológica: Marx, Eisenstein, o Capital”

Quando: 19/07, das  10h às 19h35

Onde: Sesc Pinheiros (Rua Paes Leme, 195, Pinheiros)

Mais informações: revolucoes@revolucoes.org.br

Comentários

9 horas e meia de concreto pensado

Há muito tempo li sobre esse projeto maluco do Eisenstein. Agora gostaria de ver esse filme do Kluge.

Parabéns ao Projeto Revoluções pela iniciativa revolucionária!

Deixe seu comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Mais informações sobre as opções de formatação

CAPTCHA
Esse desafio é para nos certificar que você é um visitante humano e serve para evitar que envios sejam realizados por scripts automatizados de SPAM.
12 + 3 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.