You are here: Home Agência Brasil de Fato Entrevistas Leonardo Boff e Ratzinger: velhos conhecidos
Document Actions

Leonardo Boff e Ratzinger: velhos conhecidos

by jpereira last modified 2007-05-08 12:14

A condenação de Boff em processo conduzido pelo então cardeal Ratzinger completa 20 anos; a única que coisa que mudou é que ele virou papa

A condenação de Boff em processo conduzido pelo então cardeal Ratzinger completa 20 anos; a única que coisa que mudou é que ele virou papa

08/05/2007

Marcelo Netto Rodrigues,

da Redação


O alemão Joseph Ratzinger, hoje papa Bento XVI, é um velho conhecido do teólogo Leonardo Boff. Em setembro de 1984, na condição de cardeal e prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé – novo nome dado ao antigo tribunal da Inquisição –, Ratzinger conduziu o interrogatório que culminou com a condenação de Boff a um ano de “silêncio obsequioso”, em razão de suas teses ligadas à Teologia da Libertação, apresentadas no livro "Igreja: Carisma e Poder".

À época, Boff foi obrigado a sentar-se na mesma cadeira que Galileu Galilei sentou 400 anos antes. E escutou de Ratzinger as seguintes palavras: “Eu conheço o Brasil, aquilo que vocês fazem nas Comunidades Eclesiais de Base não é verdade, o Brasil não tem a pobreza que vocês imaginam, isso é a construção da leitura sociológica, ideológica, que a vertente marxista faz. Vocês estão transformando as Comunidades Eclesiais de Base em células marxistas”.

Dom Paulo Evaristo Arns, que acompanhava Boff no tribunal, retrucou no momento apropriado. Referindo-se a um documento que, havia saído três dias antes, condenando a Teologia da Libertação, disse: “Cardeal Ratzinger, lemos o documento e ele é muito ruim. Não o aceitamos porque não vemos os nossos teólogos dizendo e pensando o que o senhor diz da Teologia da Libertação. Se quero construir uma ponte, chamo um engenheiro, e o senhor, para construir a ponte, chamou um gramático, que não entende nada de engenharia”.

Mais de 20 anos após o encontro entre os dois no salão do Santo Ofício, no Vaticano, Leonardo Boff discorre em entrevista sobre quais seriam as reais razões que trazem – o agora – papa Bento XVI ao Brasil. Apesar do tempo, as motivações de Ratzinger, na opinião de Boff, continuam a ser as mesmas da época de sua condenação.


Brasil de Fato – Na realidade, por detrás do discurso oficial, em sua opinião, por que Ratzinger vem ao Brasil nesse exato momento?

Leonardo Boff –Com ou sem o papa aconteceria a 5ª Conferência dos Bispos Latino-Americanos que se realiza a cada dez anos. A reunião iria se realizar em Quito, no Equador. Mas quando o atual papa soube da espantosa emigração de católicos que ocorre cada ano rumo a outras denominações evangélicas de cunho carismático e popular decidiu fazer a reunião no Brasil. Seguramente, a intenção é sustar esta sangria no corpo católico. Talvez chegue a acusar o engajamento dos cristãos em questões políticas e sociais, como a principal causa desta emigração católica. Mas esta explicação representaria falta de auto-crítica. Onde há igrejas engajadas como em São Paulo a saída é bem menor do que onde está ausente esta dimensão como é o caso claro do Rio de Janeiro. Nesta Igreja, as Comunidades Eclesiais de Base foram perseguidas e os teólogos da libertação proibidos de qualquer atividade. Impôs-se uma Igreja rígida com os dois ouvidos voltados para Roma e longe dos miseráveis. Eu falei na diocese do papa em Roma, perto do Vaticano, mas nunca pude dar uma palestra sequer, em 20 anos de atividade teológica, no Rio de Janeiro por causa da pronta proibição de dom Eugênio, hoje já aposentado. A causa principal da saída dos católicos é a falta de inovação no seio da Igreja, é a rigidez dogmática de seus ensinamentos, é a falta de bom senso nas questões de moral e de sexualidade onde ela mostra um rosto cruel e sem piedade, é a proibição de se fazer qualquer criação no campo litúrgico, mesmo em se tratando de culturas diferentes como aquela dos indígenas e dos afro-descendentes. A maioria dos católicos não está mais sentindo sua igreja como um lar espiritual. Ou sofre e tolera com dor a mediocrização a que todos estão submetidos ou simplesmente abandona a Igreja. O papa deve enfrentar-se com esta questão. Temo que siga o caminho mais fácil de culpabilizar os outros e não fazer auto-crítica sobre o tipo de presença que a Igreja está tendo na sociedade.


O senhor acredita que Ratzinger irá aproveitar o simbólico 13 de maio – por coincidência mesmo dia em que João Paulo II sofreu o atentado em 1982 e dia de Nossa Senhora de Fátima para anunciar a beatificação de João Paulo II em Aparecida?

Boff –  Não creio que fará aqui a beatificação de João Paulo II. Ele é um santo para os europeus, italianos, polones e os movimentos conservadores que sempre bajularam o papa. Lá é o ambiente adequado para a sua beatificação e santificação. Nós não contamos muito para o Vaticano, pois somos periféricos. Querem que cresçamos, mas desde que sempre submissos aos ditames emanados de Roma. Quer dizer, nos querem cristãmente colonizados e neocolonizados.


Sobre as declarações de dom Odilo Scherer de que a "Teologia da Libertação já passou". O que o senhor teria a dizer a ele?

Boff – Suas declarações mostram o nível de desinformação e alienação que esse arcebispo tem a respeito das coisas internas da própria Igreja que ele, por profissão, deveria conhecer. Os teólogos da libertação que eram e são maioria no Brasil estão ainda vivos, produzem teologia e não se tem notícia que se tenham reconvertido à uma teologia distanciada do povo e da caminhada das comunidades. A Teologia da Libertação nasceu ouvindo o grito dos pobres e excluídos. Esses aumentaram no mundo inteiro. Bom seria se não existissem mais. Mas seu grito virou clamor. É o que faz com que a Teologia da Libertação mantenha vigência e continue pensando a partir dos crucificados para que possam ressuscitar. Se com o desaparecimento da Teologia da Libertação, como pensa o arcebispo de São Paulo, tivessem desaparecido também os pobres e os excluídos, então ele seria um sério candidato a prêmio Nobel de Economia. Conseguiu o feito messiânico de libertar a Terra de todos os filhos e filhas condenados e junto com isso libertado a Igreja da Teologia da Libertação.

O Papa no Brasil

Posted by Urariano Mota at 2007-05-09 07:10

Uma lembrança, não muito católica, da primeira visita do Papa ao Brasil está em http://urarianoms.blog.uol.com.br/ Abraço.

Homofobia

Posted by Pedro at 2007-05-09 09:13

Infelismente, a renovação carismática com outras correntes mais conservadoras tem dissimado a homofobia com frequência, instigando a intolêrancia e a violência contra homossexuais através de meios de comunicação como Canção Nova, Rede Vida, entre outros.. com a benção do Papa. Graças a Teologia da Libertação pude perceber que é possível existir uma nova Igreja.

Carismáticos e associados

Posted by Cídio at 2007-05-09 17:15

O gozado que entre eles o número de homossexuais é algo relevante e, o que julgo exdruxulo, usam cargos de padres e lideres para esconder a homossexualidade. Um outro detalhe cruel é que esses individuos carismáticos e associados utilizam do poder de lider para exercitar as suas sexualidades que, nesse contexto, acaba sendo uma anacronia fertil para pedofilia e outras coisas abominavéis.

ANTICRISTO

Posted by JOAOPAULO at 2008-04-03 17:26

BOFF E SEUS SEGUIDORES NAO CONSGUEM PERCEBER QUE ESTAO A TRABALHO DO ANTICRISTO? E QUE FUTURAMENTE SERAO LEMBRADOS COMO A RUINA DA IGREJA?

Anticristo ??????

Posted by Marcio at 2008-04-07 03:58

A Igreja Católica considerou, condenou e execultou muita gente como bruxos e anticristos, pelo simples fato de os mesmos levantarem idéias que não iam de encontro com os "interesses" da Igreja Católica, gerando inclusive um atraso científico, tecnológico, social e intelectual na humanidade. Uma prova disso é o comentário enviado poe este cidadão "JOÃO PAULO".

anticristo

Posted by Pâmela at 2008-07-29 19:21

Marcio,concordo plenamente com que vc coloca,é triste ver que há pessoas que tem contato com a teologia da libertação, e n consegue enchergar que a proposta é exatamente seguir os ensinamentos de JESUS, atraves da indignação e a n aceitação que nossos semelhantes vivam em situação de miséria e discaso, uma vez que somos extensão uns dos outros.Existem pessoas que ainda fecham os olhos para essas questões, e n ver que estamos passando por toda essa crise civilizacional, e exatamente por falta deste olhar p o nosso semelhante.

ANTICRISTO

Posted by ODILA GATTO at 2009-04-04 20:55

Anticristo é igreja que não acolhe os nessecitados e excluidos pelas políticas econômicas e que a igreja fortalece o poderio econômico é facil com bolsos cheios , mas falta acaridade e solidariedade com os excluídos escuto as pessoas falarem as assistências recebidas das igrejas evangelicas e é por isso que os católicos encontram o que fortalece suas nessecidades e elevam sua alma.

Anticristo ??????

Posted by fachine at 2009-04-22 17:23

A PALAVRA DE DEUS E SEMPRE ATUAL, POR ISSO A IGREJA NAO PODE MUDAR. OU SERA QUE DEUS MUDOU DE IDEIA E MUDOU SUAS LEIS?ORA MEUS AMIGOS O QUE VOCES ESTAO QUERENDO E A LIBERTINAGEM E NAO A LIBERDADE A PROMISCUIDADE APOIOANDO MOVIMENTOS GUEY(VOCE JA VIU ESTES MOVIMENTOS SEM PROMISCUIDADE E SEM ATAQUES A IGREJA) ,SEM FALAR NA CAMISINHA QUE E O FOMENTO DO SEXO FORA DO CASAMENTO, COMO A IGREJA PODE SER AFAVOR DISTO. SE OUVESE APENAS SEXO ENTRE MARIDO E MULHER NAO AVERIA DST. AI TAMBEM NAO AVERIA CAMISINHA!POR ESTAS E OUTRAS MAIS VOCES PODEM CONTINUAR A ATACAR A IGREJA CATOLICA POIS ENQUANTO ELA FOR FIEL A DEUS ELA NAO VAI MUDAR, JA AQUELES QUE DELA SE DESLIGARAM POR NAO ACEITAR ESTE FATO HOJE A ATACAM FALANDO MENTIRAS E ABSURDOS! A IGREJA PODE ENFRAQUESER ,MAIS MORRER NUNCA!

pergunta

Posted by lelito at 2008-12-23 18:19

Voce sabia que no inferno fizeram uma grande festa após o seu comentário em relação as posturas de Leonardo Boff e outros teólogos da libertção?

combatendo a podridão do mundo.( Homofobia )

Posted by Guilherme at 2008-04-14 10:58

odeio o pecado, se vcs se baseiam nessa podre teorias que tais hereges fizeram como galileu e etc e infelizmente essa leonardo boff na qual não devemoz ter nehum miseravel e insgnificante respeito. Enquanto parte da igreja quer modificação eu quero mortificação, enquanto parte dela quer inovação eu quero e muito outros a volta da antiga igreja. agora falo pór mim, quem dera se a santa inquizição voltasse como antes. não a inquizição que o governo fez, mas a que a igreja fez. apezar que o infewrno espera por vcs e por outros reduzidos ao homosexualismo. (1º João 2,21-23)

Homofobia

Posted by Paulo Pinto at 2008-04-16 20:36

Somente os asseclas das trevas, os eternos inqusitores, são intolerantes, e não tem a menor noção do amor que Cristo pregou. Vivem como abutres chafurdando na carniça, e sendo intolerantes com o próximo. Leonardo Boff, é uma das grandes figuras humanas na terra, e a igreja católica pela podridão que sempre espalhou no mundo que não tem nada a ver com os ensinamentos de Jesus, e diga-se de pasagem não criou e nem deixou nenhuma religião, não é digna de ter uma figura humana como Leonardo Boff, mas um inquisitor nazista como Bento XVI.

PERDÃO

Posted by juliana at 2008-12-05 09:21

QUE JESUS NOSSO SENHOR TENHA MISERICÓRDIA DO senhor...

HOMOFOBIA E ORTOFOBIA

Posted by NEY MACHADO at 2008-04-15 19:47

Posso concordar com sua opinião, mas não com suas cacografias. Na sua primeira linha há dois erros obscenos. Já ouviu falar em "dicionário"? Ney Machado

NÃO TEM O QUE FALAR, FIQUE EM SILÊNCIO.

Posted by ALFABETIZADO DA SILVA at 2008-09-15 13:24

Esse tal Ney Machado deveria pegar o "machado" e cortar a própria lingua, uma vez que desconhece que a linguagem é um fenômeno de domínio do povo. O que hoje é errado, amanhã poderá estar certo, uma vez que a linguagem, como fenômeno linguistico vai se modificando com o tempo e geografia em que domina, ou seja se hoje, por exemplo, se hoje se diz: Filadelfia. Em outro tempo ja se disse Philadelfia. E assim por diante. ANIMAL!

HOMOFOBIA E ORTOFOBIA

Posted by NEY MACHADO at 2008-04-15 19:49

Posso concordar com sua opinião, mas não com suas cacografias. Na sua primeira linha há dois erros obscenos. Já ouviu falar em "dicionário"? Ney Machado

boff

Posted by augusto oliveira at 2009-04-02 17:37

eu acho que boff nao e e nem nunca foi CATOLICO. pois estas heresias que ele prega esta mais para a igreja de edir macedo.A igreja CATOLICA deve se preocupar unicamente em salvar almas e com as coisas de DEUS ,o que ela ja vem fazendo.o resto DEUS cuida!

homofobia

Posted by fachine at 2009-04-22 15:15

realmente,voce e um guei e deveria ser mandado p/ um campo de concentraçao junto com todos os outros e+ o boff

a mercê dos interreses dela...

Posted by YYYYYYY at 2007-05-09 11:21

A doutrina da igreja não se preocupa com os excluídos e marginalizados da sociedade porque não é esta camada social que gera riqueza, para esta parcela de gentes de desfavorecidos dos meios de produção só resta aceitar a reafirmação dos meios ideológicos e dominantes que aos tempos históricos vem sendo transcritas no continuísmo.

a mercê dos interreses dela

Posted by fachine at 2009-04-22 16:54

A igreja se preocupa em salvar almas e para isto que ela existe e trabalha!O resto, nos pagamos impostos para o govero cuidar.Vamos nos preocupar com o espiritual, pois estamos aqui so de passagem, rico ou pobre, so de passagem;Carregue sua cruz, se puder ajude seu irmao, mais cuide de seu espirito, porque se ele nao estiver apto a se salvar, de nada adianta voce ficar fazendo justiça social e campanhas do agasalho!E lembre-se a lingua e uma das piores armas contra o espirito!

Crescimento da Teo. Libertação

Posted by reg Fortaleza at 2007-05-14 16:11

Na realidade, fatos como os que houveram com Boff, Sobrino e outros só revelam que o clima se torna cada vez mais propício para as mudanças há muito esperadas, mas que possamos entender que por mais que hajam críticas e interpretações distorcidas, os ideais da Teologia da Libertação não são mais nem menos o que Jesus tanto fala em todo seu evangelho, eu vim proclamar a libertação dos cativos, felizes os pobres porque deles é o reino dos céus, felizes os aflitos, os que tem fome e sede de justiça, E QUEM SÃO ESTES A NÃO SER O QUE VEMOS HOJE AO NOSO REDOR? É hipocresia tentar fechar os olhos para tudo isso

Hey Boff

Posted by João at 2007-05-29 13:47

Boff quem pagou seus estudos mesmo?

Ah aquela merda do Vaticano?

Esta cuspindo no prato em que comeu... deixa a Igreja Católica em paz.. e continua com sua seita de abraçar a árvore toda manha para carregar as energias...

Hey Boff

Posted by Gaspar Ferreira da Silva at 2007-05-29 17:09

Infelizmente a Livre expressâo nos leva a ter que aturar eneugúmenos como esse que só pode ter nascido com anencefalia para falar tanta besteira de um teológo do kilate de um Leonardo Boff. Oxalá tenhamos a sorte de termos milhares de Leonardos nascendo por esse mundo de Deus.

hey Boff

Posted by Glace at 2007-07-21 00:24

Com certeza, você que critica o Boff também é contra os sem terra, a via campesina e todos os movimentos sociais que lutam por uma sociedade mais justa e igualitária. Observe o mundo,veja a realidade social brasileira e depois, se conseguir, critique aqueles que desejam mudanças.

sem terra via campesina

Posted by augusto oliveira at 2009-04-02 17:44

Movimento de terroritas,que servem de massa de manobra para outros intereses!Experimente voce invadir propriedade particular e orgaos publicos para ver o que acontese!

sem terra via campesina

Posted by fachine at 2009-04-22 16:39

ja vi de tudo ,agora defender estes sem terra (sem vergonha,sem lei)ja me basta.Porque reivindicar seus *direitos*invadindo propriedades alheias, orgaos publicos, promovendo saques e quebra quebra,isto e coisa de bandido, terrorista,e bem a cara do boff e de seus seguidores!

Hey Boff

Posted by edna at 2007-07-22 15:57

O fato de Leonardo Boff abrir nossas mentes seja com a teoria da libertação ou com seus livros e seu pensamento, não significa que ele está cuspindo no prato em que comeu. Ele quer a emancipação da igreja, que ela seja acolhedora e não sectária. Boff é um filho que alerta o pai, já envelhecido, com conceitos ultrapassados a renovar seus conceitos e se adaptar aos novos tempos. Quem dera a igreja tivesse esta flexibilidade.

Hey Boff

Posted by fachine at 2009-04-22 16:27

cuiado para ele nao abrir outra coisa!!!!!!!!!!! a porta do inferno e levar voces junto com ele!

Para quem desconhece

Posted by Job Maximiano at 2007-11-15 17:50

Primeiro: Ninguém fala ou afirma algo sem conhecer e ter prova, principalmente quando se trata de Leonardo Boff que tem mais um irmão teólogo (Padre) e uma irmã também teologa. Segundo, Boff não é nenhum tipo de mentiroso, muito pelo contrário, ele é o mais verdadeiro. Ele não fala de Cristo e tão pouco da religião, mas sim de indivíduos, "humanos" como qualquer um que pregam uma coisa e fazem ao contrário e que são perigosos. A verdade dói e as idéias de Boff somente os inteligentes e instruidos entenderão, quanto ao resto deveria ver novela ou futebol....

A igreja Católica

Posted by Anderson at 2008-04-09 12:46

Quem pagou os estudos de Boffe, não foi a igreja.Foi o povo, induzidos por esta seita terrível!!!

sobre o pagamento dos estudos de Leonardo Boff

Posted by moises batista santos de oliveira at 2008-04-13 11:07

Sou ex-seminarista,hoje educador/gerente de uma unidade educativa do Projeto Axé ( Ong,que nasceu em 1990 por criação de um italiano,chamado Ceasr La Rocca,com o objetivo de cuidar dos filhos do desemprego estrututarl, provocado pelo desequilíbrio da globalização).minha formação é na área da teologia,filosofia, sociologia e educação. fico pensando como tem pessoas perversas, a ponto de falar: você não tem o direito de criticar porque estudou com o dinheiro da Igreja1. Primerio; muitos jovens quando entram na igreja para se tornar padre não conhece a história e às facções que Ela tem, tampouco o que ocrre nos bastidores da "Velha roma" ; 2 - Qual o problema de fazer parte de uma instituição que prega o amor,a caridade, ter pessoas que façam a opção pelos pobres, uma vez que faz parte de seus princípios institucionais? Por último, essa pessoa que fez tal comentário precisa saber, se não sabe, que a igreja faz parte do mundo, sendo parte do mundo foi construída por homens e mulheres,portanto não está ausente de ser criticada,criticar não é falar mau ou bem, e sim fazer comentários justos dizendo como se encontra e o quie tem de justo,injusto e o que precisa mudar.Coisa que a Teologia da Libertação, desde sua criação, em 1970, sempre fez.Enfim, seria mais justo que ao fazer certos comentários se faça criticas.

respeitemos a igreja de cristo (católica )

Posted by paulo sousa at 2008-07-29 13:39

amados irmão, não vamos deixar nos enflamar pela inteletualidade dos tempos modernos , tanto sangue ,tanto amor - sacríficio , deixemos que o amor de Deus nos una , a que a virgem mãe maria rogue sempre ao pai por nós , paz e bem , teologia de cristo basta !

respeitemos a igreja de cristo (catolica???)

Posted by antonio de castro at 2008-08-17 14:43

só pode que voce estava embriagado quando escreveu estas besteiras, em primeiro lugar a religião caotica(catolica) não tem absolutamente nada com cristo, tem haver com o anticristo, com a macumba, com o imperialismo, com a classe dominante, com os seus deusesinhos de gesso etc.. etc.., vai se informar o idiota!!!!

(catolica???

Posted by fachine at 2009-04-22 15:26

o diabo ja deve estar te espera fogueira acesa, voce e este bando de pseudos intelectuais que ouvem um monte de besteira por ai e depois ficam vomitando sem saber o que disem!!!!!!!!!!!!!

sobre o pagamento dos estudos de Leonardo Boff

Posted by fachine at 2009-04-22 16:24

so para começar se voce fosse de alguma coisa voce nao seria um ex seminarista ,voce seria um sacerdote, e para terminar,defender a teologia da l. eo boff, nao presisa diser mais nada.Pois o boff tanbem e um ex.(ex padre)e agora um, excumungado

defendo boff

Posted by conceicaompacheco at 2008-10-19 22:45

A igreja católica tem meeedddoo de Boff. Averdade não pode ser dita.

FOI VC QUEM PAGOU

Posted by BENÊ at 2009-03-24 11:33

SEU IDIOTA, QUEM PAGOU OS ESTUDOS DE BOFF FOI VC COLOCANDO AS SOBRAS DE SUAS MOEDAS NO COADOR DA IGREJA. SE LIGA MANÉ.....

Teologia

Posted by Zacarias V. T. N. Costa at 2007-08-08 17:25

Eu queria saber se o senhor acredita na existência de deus. Aquele deus da bíblia.

A existência de Deus

Posted by Leonardo Boff at 2007-08-14 18:33

A sua pergunta é claramente contrarrevolucionária. Se me fosse dado o privilégio de conduzir os tribunais, revolucionários ou da inquisição, não importa, o senhor se veria obrigado a tomar mais cuidado.

deus--ou Deus?--------------------será que ele se traiu?-------------------------------------------------------------------

Posted by ivete cavalcante simpson at 2007-08-30 20:25

Será que inconscientemente ele usou a palavra deus com letra minúscula para designar o deus dos pagãos? aquele Deus da bíblia dos primórdios não era pronunciado pela boca humana impura...

"+ DEUS OU _ DEUS!!!

Posted by SERCO ROBSO GIOTO at 2007-10-26 20:49

LEONARDO BOFF! GRANDE PENSADOR! COMPANHEIRO SOLIDÁRIO DOS EXCLUÍDOS DA TERRA! PRECONIZADOR DE UMA TEOLOGIA CRÍSTICA, ENCARNADA NO CHÃO DA REALIDADE DO POVO SOFRIDO E EXPLORADO PELA CLASSE DOMINANTE, SUPOSTAMENTE "ENCAPADA DE CRISTIANISMO" ALIENANTE E ALIENADO! POIS TINHA MAIS É QUE GUSPIR EM CIMA DAQUELE VATICANO, QUE DE "SAGRADO DEPÓSITO DA FÉ" NÃO TEM NADA! ALIÁS, TEM! ELES PREGAM O IMPERIALISMO DOMINANTE E EXPLORADOR "CRISTÃO, QUE DE CRISTO JESUS TAMBÉM NÃO "TEM NADA! NADA! SÓ A CASCA! VERNIZ!!! VIVA O IRMÃO DA TERRA LEONARDO BOFF!!! VIVA A VIDA! A VIDA É UMA RODA"!!!

"+ DEUS OU _ DEUS!!!

Posted by fachine at 2009-04-22 15:39

o babaca vai estudar um pouquinho da igreja catolica mai a historia verdadeira nao esta que estes acefalos falam.Estude por ex. quantas univercidades a igreja fundou a ajuda que ela da aos hospitais na africa etc...Ai voce abra esta sua boca imunda para falar deste monte de seitas que vem crecendo no Brasil aqual voce deve fazer parte e cotinue a dar os 10% e nao me venha falar da Igreja Catolica o babaca!

ALIENADOS

Posted by bia at 2009-01-28 11:30

TEM NADA MELHOR P/ COMENTAR NÃO?? DEIXA DE ALIENAÇÃO!

contato com Leonardo Boff (email)

Posted by associama@uol.com.br at 2007-10-29 19:34

desejo comunicar-me via email com o Prof. Leonardo boff, sou vice presidente de uma associação e gostaria muito de trocar algumas experiências com este conceituado profissional que por mim é respeitadissimo. e vendo esta matéria chamou-me a atenção algo que eu gostaria de comentar com ele. Saber mais sobre este tema e ate ler outros artigos sobre este assunto., Grata, Profa. Sueli

duvidas!!!!

Posted by filha de Deus at 2007-10-31 18:39

chego a duvidar que um homem que se diz cristão,queira fazer tamanha divisão,da Igreja. Isso é coia do demônio.

Tirando as dúvidas!!!!!

Posted by Paulo Vasconcelos Negromontte at 2007-11-09 15:15

Dá pra ver que nao entendeu nada, mesmo......vai estudar e se aprofundar mais um pouquinho em TL... pra poder debater...

tirando dúvidas!

Posted by diana maria guedes lopes at 2008-01-28 15:03

Adoro Deus,sou apaixonada por MARIA,mais isso não me obriga a aceitar tudo que a igrja católica diz e faz.Faço parte de uma sociedade pobre de tudo,inclusive da falta da palavra de DEUS,somos chamados a ser evangelizadores,desde que apenas façamos uma reza e até entreguemos uma cesta básica e só.Nosso papelnão é só esse,não foi só por isso que o Filkho de Deus se fez homem.Precisamos sim ler LEONARDO BOFF,entender e por em prática uma série de atitudes para as quais fomos chamados por Cristo.Isso será evangelizar.

porque sera que as Galinhas tanto cacareja quando chega um gato que mal sabe miar?

Posted by Guilherme at 2008-04-14 14:34

Isso acontece na Nossa verdadeira Igreja Católica Apostolica Romana que Tem como sucessor de Pedro o nosso amado Papa Bento XVI. Muitos defendem Leonardo Bostaaaa.Ah! se o povo estudasse e reparasse o que Papa Bento introduz de relance em suas palavras consegueria ver que esses esterco que só servem para destruir a terra e não para adubar. Nossa! pobres aqueles que seram confundidos... Sou Papa bento ate a morte, se possivel morte de cruz. morte junto de Jesus. Cara filha seguidoa da besta. o Diabo não evangeliza, ele se utiliza da palavra de Deus, Não o deuzinho vagabunmdo e hipocrita que esses tais leonardos bosta dizem. Mas, Deus, único e verdadeiro que sta sobre um Altar. vc disse Leonardo para o Rapaz tomar conta das palavras se a santa inquiziçãoi voltar nãO É! ENTÃO! a inquisição que vai voltar é aquela que mata cristão como ta escrito. A besta, o Demônio esta bem pertinho de nós, não é! pois, afirmo e cuspo isso em sua acara e de quem te apoia. pense nessas palavras: Satã é o principe do mundo, quem oferece liberdade e porsperidade é satã e vcs são secretario dos demônios. Bento XVI vacilou muito ter deixdo vc na miseria maravilhosa do siLêncio. Anida bem que você não è da igreja de Jesus. pertenca as seitas pentencostais de satã" Cudado! quem segue a herezia, rouba o riqueza da igreja: O corpo de cristo. fiquem de olho para que esses seguidores de satã não faãm sacrilegio. Onde os hipocritas estiverem eu estarei la para acoitar com a lingua aqueles que atravez das palavras proferidas pelo suposto evangelho racista de cristo e se possivel dar a vida pela verdade e destruindo a mim mesmo para que cristo nasca.

Odeio quem acha que a igreja precisa de reformas, que tem que ser reformado é vocês. pena que vocês não podem ser formado dentro de um novo ventre, pois vcs ja ja estão se formando em um novo a destruição da Igreja. Mas, as portas do Inferno não prevalecera contra ela. não me assusto, apenas estou feliz. Isso prova somente uma coisa. a Igreja sofrera um forte abaloe vcs estaram fora dela. Eu não vou ficar sem o corpoe sangue. mas, quem tiver fora da igreja e não puder provar dos mesmos. o inferno espera vocês. Não gosto dos que se chamam catolicos, mas amo aqueles que abraçam e dao a vida pela Igreja e pelo corpo de Cristo. qUEM DERA SE O pAPA CONVOCASSE OUTRA VEZ OS CRISTÃOS. ESTARIA DE LINHA DE FRENTE.( OS SEGUIDORES DAS BESTAS ENTENDERAM NÉ!) É ISSO AI! SIM AO PAPA E NÃO AO ANTI-PAPA. O QUE DISSEREM APOS O QUE EU DISSE SEJA QUEM FOR, PADRES RELIGIOSOS E ETC. ATE MESMO O OUTRO PAPA, NÃO ACREDITEM EU SOU O PAPA E EU MANDO. ( BENTO XVI ) QUEM ESCUTOU ESSA? GARANTO, OS ESCOLHIDOS. NEHUMA LEI É MAIOR DO QUE A DE DEUS E DA IGREJA. A VOZ DE DEUS E A VOZ DO PAPA BENTO XVI.

ME MORTIFICO A CADA DIA PARA QUE CRSITO POSSA NASCER. NÃO ATRAVES DO RELATIVISMO E DO AMOR UNIVERSAL. MAS SIM DEFENDER A CRISTO COM MEU SANGUE COMO ELE FEZ POR MIM.

CUIDADO A BESTA LEONARDO BOSTA E SEUS SEGUIDORES LHES CONDUZIRAM POR CHIPES INTRODUZIDOS PELO SINAIS DA PRORPIA BESTA. O CHIPES DA MIOPIA QUE VCS TEM PELO TAL REVOLUÇAÕ CARISMATICA CATOLICA. APESAR DE TER ALGUNS UE ESCAPA, MAS OUTROS... VIVA A FOGUEIRA DO INMFERNO!!!!

a galinha cacareja com o pulmão que tem e o gatomia com as cordas vocais que nasce

Posted by João Francisco at 2008-06-01 10:38

O(a) autor(a) de "porque as galinhas tanto cacarejam e o gato mia mal", é insano e obstruído de clareza, portanto o problema é SEU. Continuará preso dentro de si mesmo.

resposta ao tal: porque sera que as Galinhas tanto cacareja quando chega um gato que mal sabe miar?

Posted by Débora at 2008-11-17 17:11

para o tal que escreveu: porque sera que as Galinhas tanto cacareja quando chega um gato que mal sabe miar?

tanto ódio e desamor no teu coração, traduzido em tuas palavras só demonstram a todos o quanto eis manipulado pelo malígno numa cegueira que tu pensas ser justiça.

Só lamento por ti. Deus quer a vida e tu só fala em morte e contra o teu próximo, tu acha mesmo que ta jogando no time do bem?

"conhecereis a verdade e ela te libertará"

resposta

Posted by lelito at 2008-12-23 18:32

Quando ouço alguem falar de religião usando palavras e nomes como:demônio,diabo e outros da mesma categoria ,percebo logoque se trata de uma pessoa alienada que desconhece os verdadeiros demônios em forma de capital ,dinheiro e acumulação de riquezas.Tome vergonha na cara e vá conhecer de perto como vive os pobres da tua cidade e do nosso imenso Brasil.Bento XVI ,este nunca será crucificado,pois o crucificado morreu pregado num pedaço de medeira por ser contra a elite da época.Bento XVI e você nunca sofrerá qualquer puniçâo,seu discurso é de alguem que defende os ricos que tanto rouba dos pobres.

GUILHERME

Posted by BIA at 2009-01-28 11:34

SEJA O PAPO BENTO ATÉ A MORTE, ISSO EH PROBLEMA SEU...ELE TÁ SE IMPORTANDO MUITO COM VC, SEU BOSTA! IMBECIL, NÃO VALE NEM A PENA DIALOGAR E DEBATER COM UMA PESSOA TÃO ALIENADA COMO VC!

Temos que ser mais Cristãos

Posted by maria aparecida at 2009-03-23 16:42

PARECE QUE TODOS ESTÃO BRIGANDO POR ALGUM BEM MATERIAL, ACHO QUE PRECISAMOS TER MAIS CONSCIENCIA NÃO FICAR ATACANDO O SANTO PAPA, QUE ESTA NO LUGAR DE CRISTO, SÓ QUER O BEM PARA A IGREJA EM UMA MISSÃO DIFICIL ONDE O DEMONIO ESTA IMPERANDO - VAMOS PEDIR A VIRGEM MARIA PARA QUE DÊ SANTOS SACERDOTES E OP ESPIRITO SANTO ILUMINE CADA VEZ MAIS NOSSOS PENSAMENTOS - PAZ E BEM,!!

contato com Leonardo Boff

Posted by Luiz Verdi at 2008-08-17 15:00

professora, eu tambem gostaria de comunicarme com o Professor Leonardo Boff, fui seminarista, estudei no seminário de Agudos SP, sendo que o professor tambem passou por lá. Eu conclui o segundo grau lá e não continuar os meus estudos para o sacerdócio, justamente porque não concordava e não concordo com a posição e a maneira da religião católica trata muitos assuntos, tanto religiosos, de doutrina e fé, como pólítica e social. Hoje tenho um conhecimento bem mais aprofundado e tambem a fé fortaliecida em Deus e Jesus Cristo, e fico feliz de na época embora bastante ignorante consegui por (pelo poder do Espirito Santo,

contato com Leonardo Boff (continuação)

Posted by Luiz Verdi at 2008-08-17 15:11

APERTEI ENVIAR POR ENGANO ANTES DE CONCLUIR, ME PERDOEM como eu estava dizendo: consegui (pelo poder do Espirito Santo, creio eu) não ir adiante e livrei-me do embuste que é servir o romanismo, e evitar as sequelas(influências) que percebo em pessoas que foram até o doutorado em seus estudos direcionados e não conseguem cortar por completo o cordão humbilical.

Santa Igreja Católica

Posted by Paulo at 2008-12-30 16:49

Se possível favor ler na Bíblia Sagrada (Romanos 17:17-20) "afastai-vos daqueles que com palavras doces e meigas enganam as pessoas simples e provocam divisões; eles satisfazem o próprio ventre e não a Cristo".

A igreja Católica é a única Instituição que restou durante esses mais de 2 mil anos (guerras, tribulações, persiguições, injúrias) porque está consolidada em Cristo. Foi ele mesmo que disse a Pedro para cuidar da sua igreja e que o encardido nunca terá poder sobre ela. Como é bonito saber que estamos no local certo, pois o nosso queridíssimo Jão Paulo II está sepultado bem do lado do túmulo de São Pedro que foi o maior acontecimento já registrado na face da terra, onde o mundo parou para assistir o seu velório. Quero dizer que Deus é Fiel e nunca abandonará a sua igreja, muito pelo contrário a própria humanidade está cavando a sua sepultura ao se afastar da Igreja de Cristo. A Igreja Católica nunca irá ceder as pressões desses "revolucinários do próprio ventre". O mundo inteiro quer ter Paz mas renegam a igreja de Cristo, realmente eu creio que o fim do mundo somente acontecerá quando a igreja Católica for destruída. Dá muita pena quando vemos falar de pessoas que abandonaram o DEUS VIVO que é a mistério da Eucaristia na Igreja Católica em busca de outra religião. A igreja não tem que modificar a sua Doutrina para satisfazer a vontade do homem, mas sim o homem é que tem de respeitar as leis de Deus e da Igreja. Que Jesus e Nossa Mãe Maria Santíssima nos ajudem nessa caminhada tão desigual.

E o Lula?

Posted by Alberto Canteiros at 2008-02-07 15:24

Muito mais deletério para o Brasil é o Lula e não Bento XVI. Mas isso Boff não vê.

concordo

Posted by André at 2008-02-11 00:10

Eu naum sei o q Leonardo Boff ainda quer? Ele deveria olhar a cachorrada que esse governo que ele apóia esrá fazendo...alías, que ele e a CNBB (extensão religiosa do PT) naum estão nem aí................................................ BENTO XVI NAUM ESTÀ NEM AÌ PRA VOCÊ, BOFF!

O AMOR LIBERTA

Posted by JOAO PAULO at 2008-04-03 17:21

BOFF, VOCÊ QUE PREGA A LIBERDADE E IGUALDADE, DEVERIA SER O PRIMEIRO A LARGAR SEU CARRÃO E SEUS JANTARES LUXUOSOS COM LIDERES POLITICOS E SINDICAIS, E DIVIDIR O DINHEIRO COM OS OPRMIDOS E MARGINLIZADOS. JESUS NAO VEI PREGAR REVOLÇUÇÃO, MAS SIM, AMOR UNS PARA COM OS OUTROS...E É ISSO QUE A IGREJA ESTA FAZENDO...NÃO É ATRAVES DA FORÇA QUE SE FAZ UM MUNDO MELHOR MAS ATRVES DO AMOR UNS PARA COM OS OUTROS. ENTÃO TOME O PAPA BENTO XVI COMO EXEMPLO.

sobre carro e almoço de luxos que Leonardo Boff tem

Posted by moisés batista santos de oliveira at 2008-04-13 11:29

A pobreza não bem vinda, Ou será que é?A miséria também não, ou será que é?Não tenho carro, tampouco almoço em luxuosos restaurantes, mas sabe por que?Simplesmente porque não tenho condições, como professor de filsofia não posso dar-me a esse presente. Se eu pudesse, levaria comigo varias pessoas que merecem comer do bom e do melhor, não defendo que só nesse restaurentes tenham coisas boas e gostosas, não é isso, mas que também lá têm coisas assim. Mas, penso que quem pensa que ser pobre é uma coisa legal, assim como está ao lado do pobre é se tornar pobre é doido.Como podemos fazer mudanças estruturais sem condições de boas alimantações,boas conduções? Como possibilitar que a pobreza seja diluida se não temos condições de fazer articula~çoes políticas, na tentaiva de somar forças para uma luta no caminho da justiça social? As pessoas que exercem poder político no mundo são justamente as que exercem poder ecônomico,ninguém quer dialogar com aquele que não tem poder político, dado pelo poder ecônomico.Quem disse que o atual papa é exemplo do que seja pobreza não conhece como o Vaticano funciona.Será que o Vaticano é exemplo de estar ao lado dos pobres?POde ser até que alguns sigmentos dentro do vaticano esteja ao lado do pobre, mas dizer que o papa é exemplo de estar ao lado dos pobres é um pouco alienante.Enfim, penso que está ao lado dos pobres é entrar na luta para acabar com a pobreza e não se somar a pobreza.Acorda colega,pobre não gosta de pobre, pobre quer ter carro e poder fazer refeições com a família em restaurantes de luxo sim.

sobre o almoço de luxo assim como o carro de Boff

Posted by moises batista santos de oliveira at 2008-04-13 11:36

Quando concluo o meu pensamneto:pobre não goste de pobre.Não é isso, teclei erradamente: O certo é: Pobre não gosta de pobreza?

HEREGEEEEEEEEEEEEE!

Posted by Guilherme at 2008-04-14 15:22

CARACAS! VOCÊ RECEBERA UM MILHÃO DO PROGRAMA DO SILVIO SANTOS POR ESSA PERGUNTA QUE VC MESMO FEZ. VOC~E NÃO PASSOU E NÃO DESISTIU ACERTOU NA AFIRMAÇÃO. PENA QUE A POBREZA ASSUSTA.. SER POBRE NÃO É VIVER NA SUA SUGERA. SERA QUE ERREI? SE FOR PRECISO SER POBRE POR CAUSA DE JESUS ABRAÇO A POBREZA... AH! TAVA ME SQUECENDO DE PERGUNTAR AOS UNIVERSITÁRIOS. UP! SERA QUE ERREI? AH! TA BOM. PROFESSOR UNIVERSITARIO QUE FEDE A POBREZA DAS TEORIAS... FILHO DE UMA BOA E OTIMA MÃE. DEPOIS DE JOGAR AGUA NO ESTERCO, SE LIMPE COM SUAS PALAVRAS E ESAS TEORIAS. POIS ATE A MERDA É MAIS LIMPA QUE VOCÊ. GOSTARIA DE IR EM ALGUMA DE SUAS AULAS, ALIAS VER SE A CARTEIRA QUE VOCÊ SENTA É AQUELA DOS FUNDINHOS ESCUROS DE UMA UNIVERSIDADIZINHA DE BECO ONDE SO RESTA ORGIAS E UMA MACABROSA DROGA CHAMADA:HERESIA. MAS SE NÃO FOR, NÃO PENSE 2 VEZES ME ATIRE UM AVIÃOZINHO OU UMA BOLA AMASSADINHA DE PAPEL ANTI RECICLAVEL E FEDORENTADE SUAS TEORIAS QUE LHE DREI ATENÇÃO. AH! NÃO VAI PRECISAR. SOEM FAZER ISSO DEMOSTRARA QUE VOCÊ JA ESTAVA ME DANDO A ATENÇÃO DEVIDA CARO PROFESSOR OU OPSSO TE CHAMAR DE prof. ( VER SE NÃO ERREI AO TE CHAMAR DE Prof. ( deve ter algum errinho, não é)

ABRAÇOS DE UM ESTUDANTE QUE SENTA A MILHARES DE KM DE SUA CARDEIRA UNIVERSITARIA.

Deus, Boff, Bofes, Ratzingers e Ratos

Posted by BOLONHA at 2008-07-31 13:24

Começando pelo próprio "bom deus", passando a bola para todos os católicos, protestantes, muçulmanos, budistas, papas (vivos e mortos), e enfins. Por que não vão todos tomar no cu?

Deus, Boff, Bofes e Ratos

Posted by joana at 2008-08-14 11:34

Começando e terminado como você mesmo disse pelo bom Deus... sim só pela misericórdia infinita d'Ele que pessoas tão amargas e de mal com a vida continuam a existir. Deus tem amor por todos estes que você citou, inclusive por você! Pense nisso e vá... aceitar Jesus como Senhor e Salvador da sua e da minha vida enquanto há tempo. Não seja bofe nem rato, saia para fora de sua caverna escura e deixe a luz de Cristo brilhar na sua triste e miserável vida!

resposta

Posted by Lelito at 2008-12-23 18:38

Deixe de ser burro !Jesus cristo se reuniu com gente rica como Zaqueu para exigir que ele mudasse de vida.Temos que luta para acabar com a desigualdade global.O que você fala é filantropia da mais barata possível.Um discurso alienado e covarde.Pare de Falar do Lonardo Boff para exerga o mar de lamas que é a coservadora "Santa Sé.

diferenças e semelhanças

Posted by MM at 2008-06-24 19:03

estou fazendo uma pesquisa sobre a atuação da congregação para a Doutrina da Fé, procurando identificar diferenças e semelhanças com a inquisição do ínicio da idade moderna...

alguém pode falar algo sobre isso??

LEONARDO BOFF

Posted by LEO at 2008-07-29 10:42

Por curiosidade (a respeito de Leonardo Boff) acabei tendo a oportunidade de ler alguns comentários acerca do mesmo neste site. Fico pensando, como pessoas estudadas e cultas (pois as ignorantes não sabem o que dizem, saõ manipuladas) podem ter opiniões tão toscas e envoltas no manto da "religiosidade", criticarem este senhor. Parecem se esquecer do princípio fundamental de estarmos aqui, que é o de sermos felizes e fraternos com o próximo. Os que o fazem, se esquecem do porque Cristo veio ao mundo e como foi incompreendido e crucificado. Ora, que crime é esse que este senhor pratica? Querer justiça social? Maior presença da igreja na vida dos mais necessitados? Não compactulação com o apartheid que os poderosos promovem em relação aos menos favorecidos? Querer que o pobre também coma do bom e do melhor? Não fazer vista grossa sobre o que todos já sabemos: ricos cada vez mais ricos e pobres cada vez mais pobres. É triste comprovar como podem estas mesmas pessoas serem capazes não só de condenar Leonardo Boff, mais de estarem também crucificando Cristo pela segunda vez! Lamentável....

LEONARDO BOFF

Posted by fachine at 2009-04-22 16:05

porque tanto ataque a igreja de cristo ? por ser ela a unica realmente fundada por Deus por apenas ela ter os sacramentos insituidos por Cristo ,por so ela ter o poder de o que ligar aqui na terra ser ligado no ceu, e vice-versa?Ou porque somente Ela podera te salvar atraves de uma boa confiçao?Ora meus amigos vamos parar atacar a igreja ,e faser alguma coisa de util.Pois quem so ataca e ofende, nao tem argumento algum,e so fala pela teorias de alguns poucos,que tem intereses obscuros!

Jesus esteja contigo

Posted by maxbispo@hotmail.com at 2008-09-15 19:53

Parabéns pela sua coragem! Muitos sabem do real interesse da igreja católica, mas preferem continuar com seus olhos vedados. O amor de muitos está esfriando por isso vivemos este caos no Mundo e infelizmente a tendência é piorar, mas Cristo está voltando e todos prestaremos contas de nossas transgressões, não permita que seus ideais, lutas sociais ou qualquer outra coisa te afaste de Jesus, não deixe também que o trabalho do Senhor te afaste do Senhor pois a melhor parte como disse o próprio Senhor Jesus é adorá-lo, mais uma vez parabéns e que Cristo abençoe você e sua família! De que adianta ao homem ganhar o Mundo inteiro e perder a sua alma?

tdl IGREJA

Posted by felipe SJDR at 2008-09-19 20:47

fico espantado ao ver tanta discordia enntre os seguidores daquele q nos comunicou o amor. sou a favor da teologia da libertaçao e sou catolico romano. paulo disse q muitos sao os carismas, mas ha um so espirito. a igreja e universal e ha espaço para todos q tenham o amor. sera q cristo esta dividido? jesus disse a sao francisco: ´´vai e recontroi a minha igreja´´, e isso precisa de muita humildade. PAZ E BEM!!!

LEONARDO BOFF

Posted by CIL at 2009-01-22 16:25

FIQUEI ASSUTADA COM TANTAS SANDICES DITAS ACIMA POR ALGUMAS PESSOAS E TERRIVEL PENSAR QUE TEN TANTA GENTE DISCUTINDO SOBRE QUEM TEM MAIS RAZAO A IGREJA CATOLICA OU ATEOLOGIA DA LIBERTAÇAO E JULGAM PESSOAS DANDO CERTEZA DE QUE ESTAS IRAO PARA O INFERNO E COISA E TAL , ENQUANTO ESQUECEMOS DO PRINCIPAL ,QUE A OPÇAO DA IGREJA CATOLICA E PELOS POBRES E DESPROVIDOS E O PROPRIO JESUS CRISTO NOS ENSINOU A AMARMOS UNS AO OUTROS QUE O MAIS IMPORTANTE NAO E QUEM VC E MAS O QUE VC FAZ PARA MELHORAR O MUNDO, ATE PARECE QUE AINDA NAO FOI ESCRITO O NOVO TESTAMENTO ESTAMOS LA NO ANTIGO OLHO POR OLHO DENTE POR DENTE,JESUS VEIO AO MUNDO PARA MUDAR TUDO ISSO, SE DEUS NOS DEU LIVRE ARBITRIO E PORQUE PODEMOS ESCOLHER O QUE FAZER DE NOSSAS VIDAS,NAO ADIANTA MORRER EM ORAÇOES SE SOMOS EGOISTAS E NAO NOS IMPORTAMOS COM AQUELES MENOS DESPROVIDOS, PORQUE A MAIOR DE TODAS AS ORAÇAOES E O AMOR AO PROXIMO E ISTO IMPLICA EM LUTAR PELOS DIREITOS DAQUELES QUE NAO POSSUEM FORMAS PARA FAZER ISTO.''PROVA DE AMOR MAIOR NAO QUE DOAR A VIDA PELO IRMAO'' PENSEM NISSO ANTES DE JULGAR AS PESSOAS. OQ UE VC ESTA FAZENDO PELO PROJETO DE DEUS? DOANDO SUA VIDA OU OLHANDO PARA SEU PROPRIO UMBIGO?

BOM SENSO

Posted by SÍLVIO DOS SANTOS SOARES at 2009-01-28 10:48

A Igreja históricamente pecou por falta de bom senso. Hoje busca a remissão, no que se refere à autocrítica diante de tantos erros. A unificação no anúncio do Evangelho, a injustiça, a indiferença...
Igreja significação socialização, conversão e fraternidade, isso tudo promovido pela vocação de se anunciar uma "Boa-nova". Por isso sabemos que podemos evangelizar de diversas formas: anunciando, agindo, servindo e, principalmente, colocando em prática toda a pedagogia do de Jesus que é a caridade. Somos pecadores em constante busca da fé. Precisamos crescer mais e mais na nossa caminhada. Sabemos também que a uniformidade é uma impossibilidade própria da característica humana. Porém diante da luz evangélica, da paz que Cristo nos concede, podemos viver uma unidade. Isso sim é Igreja. Destarte, para que isso seja possível, precisamos amadurecer nosso bom senso e respeitar os dons que Deus nos dá. Sejam eles tanto de vocação sacerdotal, quanto de liderança política. A Teologia da Libertação não busca ausentar-se das questões dogmáticas da Igreja, assim como os movimentos petencostalistas não precisam isolar-se das realidades do mundo. O batismo no espírito, como pregam os carismáticos, deve servi para despertar e intensificar a cristandade para o mundo, não para si mesmos. As ações sociais devem encontrar um equilíbrio entre as militâncias e necessidade de se viver com mais vigor a Eucaristia. Sem julgamentos uma Igreja só cresce se traz à discussão tudo que se refere ao crescimento da qualidade de vida humana, tanto das condições sociais, quanto da condicão espiritual, tudo em paz à luz do mesmo Espírito. Bom senso! Paz e Fraternidade! Que isso não seja mais uma utopia, mas sim uma meta.

Pensadores

Posted by Fabiano at 2009-02-03 10:31

PORQUE TEM TANTA GENTE BABACA QUE REPRODUZ O QUE A IGREJA FAZ E MANDA, COMO VERDADE ABSOLUTA, A IGREJA É REGIDA POR HOMENS, QUE LIMITARAM O SAGRADO A SUA INTELIGENCIA E NÃO QUER QUE NINGUÉM MAIS PENSE E SIM REPRODUZAM O QUE ELA PENSA, QUANTA HIPOCRISIA GENTE, TEM TANTA GENTE NA IGREJA QUE PENSA DIFERENTE E SO ESTÁ LÁ PARA GANHAR DINHEIRO, EU TIRO O CHAPEU PARA BOFF, CONCORDO E DOU PARABENS POR SABER PENSAR DIFERENTE E ACREDITAR E LUTAR POR SEUS PENSAMENTOS E FORMAS NOVAS DE EXPERIMENTAR O SAGRADO, MAS AINDA TEM TANTA GENTE BABACA QUE ACHA QUE DÁ OREDEM EM DEUS DE CASTIGAR AS PESSOAS, SÃO OS ALIENADOS, PRA VOCÊ BABACAS EU DEIXO A PALAVRA QUE CABE BEM VOCÊS SÃO IDIOTAS. E PARA QUEM PENSA, NÃO CODIFIQUE O SAGRADO, MAS VIVAM COMO CRIANÇAS PARA TEREM NOVAS EXPERIENCIAS. PARABENS BOFF. DEUS TE ABENÇOE.

Teologia da libertaçao

Posted by Alexandre jorge proença at 2009-02-14 20:06

MARXISTA sim senhor,agora eu pergunto? Aonde esta o atraso? Na tradicional Igreja catolica,ou nesses movimentos revolucionarios,que na verdade nunca salvaram ninguem de nada.BOFF se levantou contra o PAPA,volta e meia usa a midia para acusar Roma disso ou daquilo,mas na verdade ate hoje ele nao provou sua tese na pratica,ficou so na teoria,mas isso nao e exclusividade de Boff,aconteceu com todos aqueles que se levantaram contra a SANTA IGREJA CATOLICA APOSTOLICA ROMANA,se Lutero tinha razao,porque hoje existe,500.000 denominaçoes ditas cristas,se ELE era um novo APOSTOLO,porque falhou.VIVA O SANTO PADRE,VIVA O PAPA,VIVA A ORDEM APOSTOLICA,VIVA OS 2 MIL ANOS DA IGREJA CATOLICA APOSTOLICA ROMANA,e o resto fica a gosto do consumidor.

erros e acertos

Posted by joao de castro sobrinho at 2009-02-15 22:16

Vamos todos assumir os nossos erros e tentarmos corriji los ou sera que nao os temos ? E qanto aos acertos vamos todos aprovita los para o bem de todos. Com um pouco de sabedoria descbriremos que de cada fonte brota um tipo de agua e todas sao uteis.Pois Deus ama diversidade.

Re: Teologia da Libertação

Posted by Paulo Henrique Menegatti at 2009-02-17 13:50

Igreja Católica Apostólica Romana???? Católica sim, Apostólica tbm, mas por acaso vc tem o dinheiro ou tudo aquilo que em Roma se faz presente? se tiver, parabéns.... por acaso vc já parou pra olhar a realidade do nosso país, ou do seu estado,ou então da sua cidade? acha mesmo que os empobrecidos são realmente pobres porque querem, ou porque são obrigados a serem? "Os grandes só parecem grandes porque estamos ajoelhados"(Che Guevara)... e porque em Roma, mais precisamente no Vaticano, há aquele Palácio em volta da Igreja??? esqueceram que a Igreja somos nós que construímos, com nossa fé, nossas atitudes? não sei se vc é catolico e/ou participa de algum movimento da mesma, mas a cada tapão que colocamos em nosso rosto, é uma pessoa assassinada ou morta por fome e violencia... "Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus"... e vc realmente acha que somente com oração estamos salvando alguém???... Se vc é alguém que acredita que está tudo predestinado em nossas vidas, que Deus quiz assim, que devemos ser assim, vc está com pensamentos de Espiritismo e não de um Católico Apostólico Romano... "Se eu dou comida a um pobre, me chamam de santo, mas se eu pergunto por que ele é pobre, me chamam de comunista."(Dom Helder Câmara)... ahhh, e sobre a teoria de Boff e de outros, garanto que já provaram sim sua teoria... Jesus Cristo, o primeiro mártir da Igreja Católica, que doou sua vida para a salvação de um povo que foi contra seus objetivos, São Paulo, que deixou de ser um soldado Romano para formar comunidades com sua experiência e luta... e o melhor de tudo, foram contra tudo e todos para obter a salvação de todos, principalmente da igreja da época e graças a nosso bom Deus e a caminhada e morte de muitos, ainda vivem mártires e militantes que buscam uma vida digna para todos!!!

Powered by Plone CMS, the Open Source Content Management System

This site conforms to the following standards: