You are here: Home Agência Brasil de Fato Entrevistas Leonardo Boff: o Vaticano está alienado da realidade da Igreja
Document Actions

Leonardo Boff: o Vaticano está alienado da realidade da Igreja

by jpereira last modified 2007-05-08 18:05

Para o teólogo, condenação do jesuíta Jon Sobrino abre o caminho para a visita do Papa Bento XVI ao Brasil

Para o teólogo, condenação do jesuíta Jon Sobrino abre o caminho para a visita do Papa Bento XVI ao Brasil

26/03/2007

Eduardo Sales Lima,
da redação

Em entrevista, Leonardo Boff, téologo e o colunista do Brasil de Fato, avalia que a decisão do Vaticano de condenar o jesuíta salvadorenho Jon Sobrino no começo de março se relaciona com a visita do Papa Bento XVI ao Brasil. Segundo o religioso, um grupo de Igreja Católica guarda rancor da Teologia da Libertação e o Vaticano preocupa-se apenas com a hierarquia.

 

Brasil de Fato: A condenação a Jon Sobrino é um recado da ala conservadora da igreja?

Leonardo Boff: Para mim é uma reação dos grupos no Vaticano que guardam rancor à teologia da libertação porque ela continua viva em todos os continentes, embora menos visível que antigamente. Provavelmente está por detrás o grupo da Colômbia com os Cardeais Alfonso Lopez Trujillo, Dario Castrillon Hoyos, e o Cardeal Barragan do México bem como o brasileiro que trabalha com eles, o bispo Dom Karl Josef Romer que montou o processo judicial contra mim. Eles querem limpar o caminho para a chegada do Papa ao Brasil. Só que puseram pedras demais e o efeito poderá ser contrário. Provavelmente o Papa deverá dar explicações ou então piorar ainda mais a condenação. Será um teste se ele pretende manter a paz e a unidade no campo teológico ou se prefere a ruptura dilaceradora em nome de uma ortodoxia rígida e distanciada do bom senso e do sentido da história de nossos provos crucificados pela injustiça.

BF: Os argumentos dados pelo Vaticano para a condenação têm fundamento?

Boff: Os argumentos não se sustentam quando lemos os textos de Jon Sobrino. Ele mesmo, submeteu a vários especialistas na area da cristologia, seus vários livros, a Sesboué da França, a Gonzáles Faus da Espanha, a Carlos Palacio do Brasil e a outros. Ninguém deles achou qualquer erro ou risco para os fiéis.

Mas quando existe previamente o "furor condenatório" não valem as razões mas a vontade arbitrária das autoridades que se regem pelo autoritarismo patriarcal que preside as relações internas da Igreja. Sua condenação é uma ameaça a todos os teólogos que pretendem fazer teologia a partir dos pobres, ou como prefere Jon Sobrino, a partir das vítimas e dos povos crucificados.

BF: O Vaticano sufoca as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs)?

Boff: Para o Vatincano as CEBs não existem. Eles se orientam pelo direito canônico. Este não prevê nada para elas. Talvez "pias associações" coisa que eles efetivamente não são. Em razão disso, nenhum representante das CEBs seja leigos, seja padres, religiosos/as ou bispos foram escolhidos para estarem presentes na V Conferência Espiscopal da América Latina e Caribe (Celam) em Aparecida. Isso mostra apenas o quanto o Vaticano está alienado da realidade concreta da Igreja. Para ele, na verdade, só conta a hierarquia. O resto são como "garis" da Igreja, simples leigos, frequeses de paróquias e consumidores de bens simbólicos que eles, os padres e hierarcas somente produzem.

BF: Como a Teologia da Libertação aborda temas atuais como trangênicos e aquecimento global?

Boff: A teologia da libertação há muito vinha denunciando que a exploração que se move contra as pessoas, as classes, os países, os ecossistemas, se dirige também contra a Terra como um todo. Na opção preferencial pelos pobres, marca registrada da Teologia da Libertação, deve entrar a Terra, pois é o grande pobre, oprimido e devastado. O aquecimento global é resultado desta agressão sistemática da Casa Comum. A Teologia da Libertação tem elaborado toda uma ética do cuidado, da responsabilidade, da proteção e salvaguarda da herança que recebemos da Terra e do universo e uma verdadeira mistica do respeito e da reverência para com o Mistério da Criação, chamado a ser o Corpo da Trindade. Agora nos resta cuidarmos mais ainda, adaptarmo-nos às mudanças inevitáveis e minorar os efeitos maléficos.

Carta Capital de 21.03.2007

Posted by Asclê/DF at 2007-03-29 13:48

Clique e veja: http://www.cartacapital.com.br/edicoes/2007/marco/437/de-volta-a-treno

caralegal.macelo

Posted by marcelo pereira at 2007-03-31 03:41

Que pena que o vaticano tenha esta forma de agradecer a uma pessoa por ter doada e posta a sua vida toda a serviço de Xto. Já que é a serviço do Cristo, está sujeita a punições como esta, como poderia evitar se o próprio Xto foi punido por aqueles que se sentiram prejudicados. É pena que boçais, medíocres como D. Karl Romer e o antipático Lopes Trujillo, tenham postura fora de época, descabidas. Talvez eles ficariam bem melhor servidos se trabalhassem para o governo norte americano, cuja prepotência, arrogancia não deixam espaço para a caridade, generosidade, perdão, reconciliação, amor e simplecidade. A grande massa dos empobrecidos, que ajudam a manter o vaticano bem como as igrejas, sentem mais fortalecidos, com a tamanha incensibilidade dos que se arvoram e se agarram ao poder e nem conseguem enxergar os "humildes" que sustentam esta hierarquia, que com a graça divina, vai passando e permanecendo no passado. Quem viver verá: pilatos foi, judas foi, enquanto isto, ROMERO FOI E NUNCA SAIRÁ DO MEIO DO POVO. GANDI FOI E NUNCA SAIRÁ DA MEMÓRIA DA INDIA...Esses retrógados não ficarão um segundo após suas mortes..

Ala conservadora - Ala progressista

Posted by Luis Carlos at 2007-05-15 06:22

Muitos continuam a caricaturar a hierarquia da igreja como fossem divididas em duas facões. a Ala conservadora e a ala progressista. Incidem em grave erro que assim pensa. Na realidade, o que há é fidelidade ou não à doutrina e os ensinamentos da igreja. quando um padre (digamos jon sobrino) publica é algo que não é condizente com o ensinamento da igraja, logicamente (até como um dever) s igreja nos diz então que o conteúdo de tal obra vai contra àquilo que a Igrde eja ensina. Há casos mesmo em que alguns autores recebem a pena de "silencio obsequioso" - isto não podem ensinar durante determinado tempo como mestre da fé católica. Note bem: Caso o autor ainda queira publicar algum livro ou continuar ensinando ao grande publico, que ele ensine em nome dele e não da igreja pois tal ensinamento não reproduz a doutrina católica. Nsda o impede de deixar o sacerdócio e buscar outra espiritualidade que não seja a Católica.

Sair não mudar sim

Posted by Regina at 2007-05-16 14:57

Não sinto que seja necessário abandonar nossa igreja para melhorar as coisas, abandonar a luta é ser covarde ou não ter outras alternativas,mas o Esp Santo nos guia, mesmo em pequenos manifestos como estes escritos podemos mudar alguma coisa,posso mudar quando me sinto humana e vou a um posto de saúde e informo os direitos que os que não sabem nem ler, jamis tem acesso, Boff e Sobrino são importantes mais temos que levar a mensagem aos pequenos, incentivando aos maiores que nós que não desistam,pois as bases menores como nós estamos aqui em algum lugar fazendo a nossa parte.

luiz verdi

Posted by sair não? mudar sim? at 2008-09-02 19:20

eu saí e não me arrependo ela está toda podre, embriagada com o sangue dos santos que ela matou.

Sair não mudar sim

Posted by Iara at 2009-01-15 20:38

Agradeço a saida de Luiz verdi.Agora a Igreja está menos podre.

igreja podre

Posted by luciano at 2009-03-08 20:11

igreja podre... nada que está podre dura 2009 anos as portas do inferno e das linguas não prevalecerá contra a igreja.

Sair não mudar sim

Posted by Regina at 2007-05-16 15:08

Não sinto que seja necessário abandonar nossa igreja para melhorar as coisas, abandonar a luta é ser covarde ou não ter outras alternativas,mas o Esp Santo nos guia, mesmo em pequenos manifestos como estes escritos podemos mudar alguma coisa,posso mudar quando me sinto humana e vou a um posto de saúde e informo os direitos que os que não sabem nem ler, jamis tem acesso, Boff e Sobrino são importantes mais temos que levar a mensagem aos pequenos, incentivando aos maiores que nós que não desistam,pois as bases menores como nós estamos aqui em algum lugar fazendo a nossa parte.

Ala conservadora - Ala progressista

Posted by Leonardo Campos at 2007-12-07 09:22

Muito Bem Amigo. Essa é a mais pura verdade.

Temos que lembrar que não existe dois evangelhos E que os ensinamentos corretos são os dado pela Santa Sé. Tudo o que um padre, Bispo o Papa fala, deve estar em acordo com os ensinamentos da igreja histórica. O Papa é responsável por guardar essa verdadeira doutrina. Cabem a essas deixarem de ser desobedientes e arrogates. Deixar de achar que são mestres e que sabem mais do que a Igreja fundada por Cristo. A hierarquia da igreja ´uma coisa desejada por Cristo e por tanto dev ser respeitada. Chega de anarquia na Igreja!

igreja catolica

Posted by Luciano at 2008-06-15 18:51

Quando se fala em divisões na igreja todos nós sabemos que ao longo de sua história os interesses da igreja foram o seu norte para a sua "divina" doutrina e que tudo que contratie os seus "princípios" deve ser abolido, e não debativo, para que a verdadeira vontade divina seja respeitada. Hoje na igreja temos muitos exemplos até mesmo nesta questão doutrinária quando vemos os CPDD católicos pelo direito de decidir, carismáticos, Opus Dei e assim por diante. A igreja Católica não é nem nunca foi representante de Deus, podemos dizer que alguns católicos representam a vontade de Nosso Senhor para que a justiça seja praticada. Notemos a visita do Papa ao Brasil, qual será seu verdadeiro interesse em nosso país?

Igreja Católica

Posted by Elisangela Mano at 2008-07-04 13:16

Sim irmãos e irmãs o Papa é o representante de JESUS, por que ele assim o fez quando disse a Pedro, sobre essa pedra edificarei a minha Igreja em MT 16..A pedra é Pedro...e essa mesma pedra é o papa...e isso foi passando de geração em geração.. obedecendo assim o que Jesus realizou...aquela igreja que foi erguida na época é a mesma de hoje...Não importa se os erros humanos fizeram com que houvesse divisões...A divisão quem fez foi o homem, Deus não dividiu nada... E a igreja catolica representa Jesus tambem por que foi fundada por ele,ou sera que Jesus errou quando a fundou? JESUS erra? Jesus funcou uma igreja e prometeu que nenhum mal á atingiria...e essa é a Santa igreja catolica romana...Santa por que foi fundado pelo Santo dos Santos, e católica por ela é universal! Fiquem com Deus !!

igreja(religião )católica

Posted by luiz verdi at 2008-09-02 19:25

  • Bento 16, veio pedir ao lula para ensinar romanismo nas escolas, para que o romanismo pare de descer ladeira a baixo, mas já é tarde, agora é a fase de colher os frutos.

Igreja Católica

Posted by Iara at 2009-01-15 20:49

bláblábláblábláblá Vocês não se cansam de malhar a Igreja de Cristo?Vão cuidar da vida de vocês que já está bastante caótica.Parem de brincar de comentaristas lavadeiras.

Igreja Catolica

Posted by graça Soares at 2009-06-03 03:10

Acho que ao invés de criticar a Igreja Católica e os senhores padres que propagam a teologia da libertação é melhor que vão viver a vida dignamente de acordo com o Evangelho, será qie o Leonaardo Boff está saindo do seu pedestal e viver no meio do pobre se doando por eles ou está num pedestal pregando atavés de livros, e os que criticam a Igreja Católica será que já olharam ao seu redor e viram quanta coisa tem para fazer na messe do Senhor ao invés de falar linquiça?

De acordo

Posted by Gilberto Franco Barros at 2008-08-10 21:57

Concordo plenamente com você!

A Igreja Católica

Posted by Luiz Mario at 2008-03-13 15:32

http://aigrejacatolica.blogspot.com/ O Bispo Católico Dom Aldo Di Cillo Pagotto, arcebispo do Nordeste, deu uma entrevista ao porograma Espiritismo Via Satélite. Programa este apresentado pelo senhor Alamar Régis Carvalho. Durante a entrevista, Dom Aldo disse, li Paulo e Estevão, (obra psicografada por Chico xavier) quem não leu não sabe o que está perdendo. Estive com Chico Xavier e me vi diante de um santo. Durante um encontro do CNBB, em Santa Catarina, um bispo pediu satisfação a Dom Aldo, sobre a referia entrevista. Os ânimos se exaltaram, então os bispos disseram (haviam cerca de quinhentos bispos). Nós tiramos a reencarnação da Bíblia. Precisamos rever esta tese. Nós tiramos a mediunidade da Bíblia. Precisamos rever esta tese. Entusiasmado com o fato, o Senhor Alamar promoveu com o auxílio da USE, União das Sociedades Espíritas, O 1° Encontro Espírita do Estado de São Paulo ENCOESP. Encontro este que seria realizado, em Janeiro de 2001 no Anhembi. Estes mesmos Bispos pretendiam fazer, uma reforma no Cristianismo, a partir do Brasil, e apresentar ao mundo o Espiritismo, com sendo o Cristianismo redivivo. O senhor Alamar disse inclusive, que os espíritas que fossem ao encontro, ficariam surpresos. Pois o Anhembi estaria lotado de bispos da igreja católica, pois participariam do evento, bispos do Brasil e do mundo. Estavam convidados para serem os palestrantes, Dom Aldo Di Cillo Pagotto, o padre José Linhares Pontes, que é ou era deputado federal pelo Ceará, e o pastor protestante Nehemias Marien. Só Dom Aldo Pagotto não pode ir. O motivo pelo qual Dom Aldo não pode comparecer, foi que trinta por cento daqueles bispos, que estavam no encontro do CNBB em Santa Catarina, disseram: Se for para a acabar com a Igreja Católica, vai ter sangue no Anhembí. Ameaçando assim matar a tiros de metralhadora Dom Aldo Pagoto, caso ele compareçesse ao evento. Houve uma reunião de emergência, pensaram ou em chamar a polícia, ou avisar a imprensa. Foi decidido então que era cedo, para os bispos fazerem tal afirmativa, a respeito do doutrina espírita. O Dom Aldo recuou, e o evento não aconteceu da forma como havia sido previsto. O senhor Alamar Régis Carvalho é hoje presidente da Rede Visão de TV.

Se...?

Posted by Luiz Mario at 2008-03-13 15:33

Se a Bíblia é a "palavra de Deus", se a Bíblia "condena o Espiritismo", se a Igreja Católica, é a "única representante de Cristo na Terra", se o "papa" é "infalível". Porque então que com todos estes recursos, para a defesa da Igreja Católica, os seus bispos optaram, pelo assassinato do bispo Dom Aldo Di Cillo Pagotto? (Se for para a acabar com a Igreja Católica, vai ter sangue no Anhembí. Ameaçando assim assassinar a tiros de metralhadora, Dom Aldo Di Cillo Pagotto). Clique no link, abaixo para ver o texto na íntegra. http://aigrejacatolica.blogspot.com/

A Bíblia Condena o Espiritismo?

Posted by Luiz Mario at 2008-03-13 15:35

http://abibliacondenaoespiritismo.blogspot.com/ As palavras, Espiritismo e Médium Espírita, não existiam no hebraico na época de Moisés, como não existem até hoje. Como podem então, estas mesmas palavras estarem na Bíblia? clique aqui Porque foram colocadas lá? Observe agora, as traduções feitas pelas seguintes Bíblias :

  • 35ª Edição da Bíblia, realizada pelo Centro Bíblico Católico, Editora Ave Maria :

“ Quando tiveres entrado na terra que o Senhor, teu Deus, te dá, não te porá a imitar as práticas abomináveis da gente daquela terra. Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, nem quem se dê à adivinhação, à astrologia, aos agouros, ao feiticismo, à magia, ao espiritismo, à advinhação ou a evocação dos mortos.”

Testemunhas de Jeová :

“ Quando tiveres entrado na terra que Jeová, teu Deus, te dá, não deves aprender a fazer as coisas detestáveis dessas nações. Não se deve achar em ti alguém que faça seu filho ou sua filha passar pelo fogo, alguém que empregue adivinhações, algum praticante de magia ou quem procure presságios, ou um feiticeiro, ou alguém que prenda outros com encantamentos, ou alguém que vá consultar um médium espírita, ou um prognosticador profissional de eventos, ou alguém que consulte os mortos.”

Se os Umbandistas, não omissos em relação à sua crença, conseguiram fazer com que a Justiça proíbisse dos chamados "pastores" a denegrirem a sua imagem, colocando inclusive gente na cadeia aqui na Baixada Santista, quando tentaram acabar com a manifestação deles à beira da Praia Grande aqui, sem que com isto fossem violentos, exigindo também, POR LEI, o direito de resposta nas televisões deles, porque nós os espíritas tão, "bonzinhos", tão "humildezinhos", tão "caridosozinhos" não podemos fazer o mesmo? E o livro do Padre Jonas Abib continua aí, à venda, sugerindo que os seus fiéis exterminem os espíritas, bem como o livro do Edir Macedo " Orixás", "Caboclos" e "Guias", recomenda exatamente a mesma coisa, numa verdadeira pregação nazista. E ninguém fala nada neste país? Aí eu pergunto, porque nós espíritas não fazemos a mesma coisa? Porque espíritas do calibre de, Alamar Régis Carvalho, presidente da Rede Visão de TV, Severino Celestino da Silva, autor do livro Analisando as Traduções Bíblicas, e Jorge Rizzini entre outros, este último defendeu brilhantemente a Doutrina, nos anos sessenta no caso das Materializações de Uberaba, não promovem um movimento, para que seja criada uma lei, que proíba que as Bíblias, sejam impressas contendo tais palavras? Claro que não seria uma coisa ditatorial. Os nossos adversários teriam direito a defesa, enfrentando-nos em um debate. Porque somos tão omissos? mêdo? megligência? falta de amor suficiente pela doutrina? Espíritas do Brasil, manifestai-vos.

Tenda do diabo.

Posted by GilbertoFranco Barros at 2008-08-10 22:34

O homem sempre carregou a tenda Deus e a tenda do diabo. A tenda de Deus é a Igreja catolica e atenda do diabo são o centros espititas. Alguem tem noticia de alguma pessoa que tenha ido a Igreja Cátolica e pedido ao Padre para desmanchar algum feitiço? Que algum Padre tenha feito algum sacrificio de animais, de sangue, para quebrar algum feitiço? De algum Padre que tenha feito alguma oração para vencer alguma coisa em favor de outra? O bém está dentro da Igreja Cátolica, ela só pratica o que é o bem. O espiritismo é o adivento da posseção consentida. Para isto tem que desenvolver, ou seja, desenvolver avontade, imperar a vontade, expulsar o Espirito Santo, para ai sim, trabalhar e servir aos demonios. Fumam, bebem cachaça, comem, bebem sangue, e fedem ao inferno.

tenda do diabo

Posted by ryle at 2008-08-18 16:18

não precisa pedir a padre, santos, ou coisas parecidas pra quebrar fiitiços, ñ precisa sacrificar animais,nem nada disso, basta orar ao unico e poderoso Deus e todas as cadeias do diabo serão desfeitas.

A Bíblia Condena o Espiritismo?

Posted by Luiz Mario at 2008-03-13 15:35

http://abibliacondenaoespiritismo.blogspot.com/ As palavras, Espiritismo e Médium Espírita, não existiam no hebraico na época de Moisés, como não existem até hoje. Como podem então, estas mesmas palavras estarem na Bíblia? clique aqui Porque foram colocadas lá? Observe agora, as traduções feitas pelas seguintes Bíblias :

  • 35ª Edição da Bíblia, realizada pelo Centro Bíblico Católico, Editora Ave Maria :

“ Quando tiveres entrado na terra que o Senhor, teu Deus, te dá, não te porá a imitar as práticas abomináveis da gente daquela terra. Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, nem quem se dê à adivinhação, à astrologia, aos agouros, ao feiticismo, à magia, ao espiritismo, à advinhação ou a evocação dos mortos.”

Testemunhas de Jeová :

“ Quando tiveres entrado na terra que Jeová, teu Deus, te dá, não deves aprender a fazer as coisas detestáveis dessas nações. Não se deve achar em ti alguém que faça seu filho ou sua filha passar pelo fogo, alguém que empregue adivinhações, algum praticante de magia ou quem procure presságios, ou um feiticeiro, ou alguém que prenda outros com encantamentos, ou alguém que vá consultar um médium espírita, ou um prognosticador profissional de eventos, ou alguém que consulte os mortos.”

Se os Umbandistas, não omissos em relação à sua crença, conseguiram fazer com que a Justiça proíbisse dos chamados "pastores" a denegrirem a sua imagem, colocando inclusive gente na cadeia aqui na Baixada Santista, quando tentaram acabar com a manifestação deles à beira da Praia Grande aqui, sem que com isto fossem violentos, exigindo também, POR LEI, o direito de resposta nas televisões deles, porque nós os espíritas tão, "bonzinhos", tão "humildezinhos", tão "caridosozinhos" não podemos fazer o mesmo? E o livro do Padre Jonas Abib continua aí, à venda, sugerindo que os seus fiéis exterminem os espíritas, bem como o livro do Edir Macedo " Orixás", "Caboclos" e "Guias", recomenda exatamente a mesma coisa, numa verdadeira pregação nazista. E ninguém fala nada neste país? Aí eu pergunto, porque nós espíritas não fazemos a mesma coisa? Porque espíritas do calibre de, Alamar Régis Carvalho, presidente da Rede Visão de TV, Severino Celestino da Silva, autor do livro Analisando as Traduções Bíblicas, e Jorge Rizzini entre outros, este último defendeu brilhantemente a Doutrina, nos anos sessenta no caso das Materializações de Uberaba, não promovem um movimento, para que seja criada uma lei, que proíba que as Bíblias, sejam impressas contendo tais palavras? Claro que não seria uma coisa ditatorial. Os nossos adversários teriam direito a defesa, enfrentando-nos em um debate. Porque somos tão omissos? mêdo? megligência? falta de amor suficiente pela doutrina? Espíritas do Brasil, manifestai-vos.

A BIBLIA EO ESPIRITISMO

Posted by DENILSON at 2008-04-15 23:13

Gostaria de dizer aos espiritas de plantão que analisassem melhor a sua doutrina,pois vamos partir do principio de que voces acreditamos no sacrificio de jesus Cristo e que ele morreu por nós, qual seria então a razão do carma e da reencarnação.DEUS AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA QUE DEU O SEU UNICO FILHO PARA MORRER POR NA CRUZ E QUE TODO AQUELE QUE NELE CRÊ HERDARIA A VIDA ETERNA.Se tu crê na doutrina espirita então não acredite em Deus e Jesus cristo.Agora se tu crê terá que acreditar nos ensinamentos biblicos pois o unico livro que fala sobre esses dois seres é a biblia não podemos crêr em um sem acreditar no outro senão a tua fé é cega e discrepante.

Se...?

Posted by luiz verdi at 2008-09-02 19:31

se, não, a religião católica é a unica representante do romanismo imperioal falido que reluta em manter-se em pé explorando a boa fé do povo simples que não conhece todas as atrocidades que ela cometeu e continua cometendo, basta lembrar que o "santo" joão paulo 2, indagado se os americanos poderiam invadir o iraque e matar um monte de criancinhas e mulheres e homens inocentes (só pra roubar petroleo), ele disse: OS AMERICANOS TEM O DIREITO DE SE DEFENDER., IMAGINE SE ELE NÃO FOSSE SANTO??

ESPIRITISMO

Posted by KRUTCHEVSK SHWASKPOF at 2008-04-09 06:22

Ô ESPIRITO DE PORCO ESSES BISPOS CITADOS DEVE SER DA UNIVERSAL NAO É? SENÃO FOR, DEVE SER DE UM TABULEIRO DE XADREZ. È ESSE "BISPO CATÓLICO" DEVE TÁ DE ENCOSTO, DEVE SER O ESPIRITO DE PORCO. Ô ESPIRITA CAQLUNIADOR SE TU CONSEGUE CONVECER COM TUA DOUTRINA DEIXA A DOS OUTROS EM PAZ PRINCIPALMENTE A CATÓLICA COM SUA INCONTESTAVEL RAZOABILIDADE, OBJETIVIDADE, ORTODOXIA AVALIZADA COM TANTOS VERDADEIROS PRODIGIOS DIVINOS E DA PRÓPRIA HISTÓRIA AO CONTRARIO DE UMA RELIGIÃ0 BASEADA NA VISÃO DE UM ESQUIZOFRÊNICO.

ESPIRITISMO

Posted by KRUTCHEVSK SHWASKPOF at 2008-04-09 06:33

Ô ESPIRITO DE PORCO ESSES BISPOS CITADOS DEVE SER DA UNIVERSAL NAO É? SENÃO FOR, DEVE SER DE UM TABULEIRO DE XADREZ. È, ESSE "BISPO CATÓLICO" DEVE TÁ DE ENCOSTO, DEVE SER O ESPIRITO DE PORCO. Ô ESPIRITA CALUNIADOR SE TU NÃO CONSEGUE CONVECER COM TUA DOUTRINA DEIXA À DOS OUTROS EM PAZ PRINCIPALMENTE A CATÓLICA COM SUA INCONTESTÁVEL RAZOABILIDADE, OBJETIVIDADE, ORTODOXIA. AVALIZADA COM TANTOS VERDADEIROS PRODIGIOS DIVINOS E DA PRÓPRIA HISTÓRIA AO CONTRARIO DE UMA RELIGIÃ0 BASEADA NA VISÃO DE UM ESQUIZOFRÊNICO.

Livre albitre

Posted by Edu at 2009-05-31 14:34

0s livros são escritos apenas más a palavra é vida perante o Criador, quem se afastar da palavra Dele sofrerá as conseqüências, más é aos que conhecem a Palavra dada que cabe a responsabilidade pelo aviso a dar a eles, os agoreiros, os mágicos, os que pretendem lidar com o invissivel desquidando seus irmãos esfomeados (Santiago cap 1 vers 27-28 dependendo da biblia) e em fim a todos os que de uma forma ou outra desejam ganhar o sustento sem o suor dos seus rostos, ou a quem se dedica nas horas vagas da labuta a salvar almas do alem sem saber que o Cristo esteve 40 dias depois da resurreisäo pregando para os espiritos em prisão, estes que se acham entre o ceu e a terra e não encontram a paz porque detestaram se arrepender do mal causado ä humanidade desde o tempo da enganada eva e seu marido o transgressor adão. No mais, (como falava Moisés)"eu e os de minha casa seguiremos a Yahweh",( Jeová, Yavé) ou como queiram chamar e o temor em desagrada-lo é a unica cousa que sei que me guia para o seu refugiom e como dizia Jesús filho do Altissimo, este mundo já foi condenado e expira em longos soluços esperando o golpe fatal para ser instalado "O REINO DO PAI", e aé, queridos santos de todas as religioes, salvem-se os que puderem, os que se arrependerem a tempo e cessarem com as praticas de desviar serviço sagrado do que realmente interessa, quidar das viuvas e orfãos nas suas tribulações e se manter afastados das corrupções mundanas. Abraços

As coisas continuam acontecendo.....

Posted by Fabrício Morais at 2007-03-30 10:13

O Vaticano não consegue distanciar a Santidade do Demoniaco, além da distancia que inscreve e na qual acredita-se. Negar a parte relevante da história, não é apenas ter medo do uso que pode ser feito da denudação, significa sustentar as condições de servidão que não é espontânea, é alienada.

As coisas continuam acontecendo...

Posted by Lindsay at 2007-07-06 10:15

Negar não, apenas deixar aos mortos o que lhes pertence. Tente colocar na ponta do lápis as degradações em nome da religião, e que estão fora da ossada católica. Você vai ver que não se trata de uma questão religiosa, mas da ganância humana, que muitas vezes se infiltra, tentando mesclar-se aos interesses da igreja.

as coisas continuam acontecendo..

Posted by luiz verdi at 2008-09-02 19:38

os interesses da igreja são, foram e continuam sendo puramente, financeiras e de poder de dominação, basta ver a historia e o patrimonio desta instituição e que continua a arrecadar dos mais simples, promovendo bingão (que é veementemente proibido por Deus), bailes, que são cultos ao diago. Fala em caridade, mas nem sabe o que é isso, matou e mata, calou e manda se calar, proibiu de se ler a biblia e proíbe, pois diz que quem le a biblia fica louco. acorda, voce não sabe os interesses daqueles urubus do vaticano?

As coisas continuam acontecendo.....

Posted by Fabrício Morais at 2007-03-30 10:14

O Vaticano não consegue distanciar a Santidade do Demoniaco, além da distancia que inscreve e na qual acredita-se. Negar a parte relevante da história, não é apenas ter medo do uso que pode ser feito da denudação, significa sustentar a condição de servidão que não é espontânea, é alienada.

Alienação

Posted by Kennedy schenmer at 2008-03-24 10:20

Hoje, usam-se os termos de qualquer forma e de qualquer jeito e em qualquer contexto e em qualquer circunstância. Isso é de se admirar, uma vez que remonta, mesmo que de maneira sutil, uma contradição intra e extra linguística, e até de prática. Me explico. O que esse "sr." entende por alienação, por exemplo? Cuidado com o uso das palavras. Os que são contrários a Tradição, isto é, as raízes, a fonte do Cristianismo sério, autêntico, honesto e normal, são também contrários a sua própria história. O nosso existir se desenrola no existir, a nossa verdade se manifesta no nosso modo de existir concretamente. Na nossa fenomenologia. O existir de Jesus, a sua história (Cruz)nos revela sua verdade, a verdade da identidade transcendente identificada na relação (Trindade)de Deus. Dqui depende uma honestidade intelectual e uma verdadeira compreensão de História. A verdade se dá a hermenêutica, mas a hermenêutica não é a verdade. Cuidado, pois muitos teólogos da libertação não entenderam isso. Talvez aqui esteja o autêntico e sério grito da teologia da libertação:a grande tentação da Igreja e nossa é de cindir a História de Jesus e a sua Verdade. Os sérios pensadores da T.L falavam e falam, na verdade, disso, os outros são frustrados da vida e intelectualmente fracos.

resposta a Alienação

Posted by Edu at 2009-05-31 15:00

Proverbios 31,....."abre tua boca em favor do pobre, Lemuel", dizia a mãe do rei de basã, simples, a igreja poderá ser tomada por pessoas que não praticam o que é proverbial, e elas com sua sede de poder e materialismo adotaram a doutrina dos nicolaitas, escravisadores do povo antes que, a serviço dos mais necesitados, entre as leis de Moisés está a de que "não acha pobres entre vós" e judeu ajuda judeu como mandamento primordial, e a diferencia entre eles e nós é que eles não necessitam convite oficial nem grande ato público para faze-lo para exercer este mandato originado daquele de "amar a Deus sobre tudo e ao semelhante como a sí mesmo" o que vejo são montoeiras de abobrinhas de gentes que tem acesso a tecnonolias e sobra-lhe o pão e nunca deu uma esmola siquer....
Abraços

Ultramontanhismo do Vaticano

Posted by Luiz Antonio Sypriano at 2007-04-01 20:21

Nenhuma instituição pode impetrar seus dogmas aos povos, sem levar em conta a sua cultura, sua história, seus valores etc, por mais que seja boas as suas intenções. Sendo assim, aquelas que pretenderem submeter um povo para a virtude, está ferindo a dignidade deste povo. Pois, a virtude universal deve levar em conta a moral e a cultura deste povo. Do contrário, se está dilacerando e assassinando a vida sócio-política deste povo que se quer "ajudá-lo" na dita "caminhada da salvação". Penso que o Vaticano não aprendeu as lições da história. Precisa rever urgentemente sua catequese.

comentando

Posted by Danilo Augusto at 2007-04-09 16:10

Não compreendo, honestamente, seu conceito de moral ou virtude...Matar é errado, em todas as culturas, certo? Não é possível respeitar a cultura, historia ou valores quando se fala em verdade. Ou uma coisa é verdade ou não é. Não há meio termo... Ah!, Diriam vocês, mas a verdade é relativa e tudo mais...É exatamente isso que Bento XVI e sua cúria tenebrosa denunciam na sociedade atual. Os mais simples e óbvios valores são objeto de um relativismo. Tudo é relativo! Com o aborto, a pena de morte e outros, matar agora também é relativo! Essa virtude universal que você prega não é possível, não com um relativismo tão tenebroso como o que invadiu nossa sociedade. O vaticano só aprendeu as lições da história! E aprendeu muito bem, por sinal. A Santa Sé (vulgo Vaticano) tem a coragem de opor-se! Não, diz o Papa. Nós enquanto católicos não podemos colaborar com essa ditadura do relativismo! Não! Nós enquanto católicos não podemos deixar que a Igreja seja transformada num aparato de assistencialismo ou de luta social! Não! Nós enquanto católicos temos uma opção clara de fé e pela fé! E é assim que a Igreja Católica deve ser vista, analisada e compreendida: com a fé! Não uma fé proposta por você...uma fé flutuante, cujos valores são adaptáveis. Mas uma fé firme, sólida e convicta. Penso que para vocês, críticos da Igreja, a igreja proposta por Leonardo Boff é muito mais acolhedora. Mas ela não é igreja de verdade, não possui e jamais possuirá um caráter divino e salvífico. Essa igreja é casa construída na areia e não na rocha. Sugiro algo, antes de criticarem sem saber. Leiam, leiam muito. A fé é uma opção pela inteligência. Leiam a Bíblia, os livros dos Padres Apostólicos e apologetas. Leiam a doutrina da igreja, sua doutrina social. Depois nós conversamos. Mas leiam de coração aberto. De nada adiantaria uma leitura resmungona...

www.igrejauna.blogspot.com

E a Teologia da libertação?

Posted by Luiz Carlos Aguiar at 2007-05-15 06:40

A igreja não é insensível às realidades sociais tais como a política, a desigualdade social, etc. Basta ver por ex., os temas das campanhas da fraternidade, inúmeros orfanatos, hospitais... mantidos pela igreja. A igreja jamais condenou a sadia Teologia da Libertação. Aliás, toda a Teologia é da Libertação na medida em que apresentam a Cristo. O que a Igreja condena mesmo é a Teologia da Libertação extremada de fundo marxista,para esta sim, a igreja diz NÃO por incutir ódio e violencia tal como a "luta de Classes". Tal é a Teologia imposta por Leonardo Boff que quer fazer toda a igreja aceitá-la como sendo a "moderna teologia", Na visão dele "a única Teologia capaz de transformar a sociedade". Leonardo Boff ainda se diz católico e se faz passar por católico, porém, suas idéias não condiz com o pensamento católico. Quanto a solução para os problemas sociais, a igreja propõe a "doutrina social da igreja" esta apela para a ética, a justiça, o amor... levando em`consideraçao a dignidade do homem.

A igraja aprendeu muito mesmo

Posted by Elio Amorim at 2007-08-13 16:46

A Igreja católica aprendeu muito mesmo com a história, vejam voçês AS CRUZADAS. A igreja católica aprendeu muito mesmo...

As Cruzadas

Posted by Kennedy schenmer at 2008-03-24 10:58

"Todo mundo" quer falar das Cruzadas, mas nunca ou quase nunca dizem o que ela foi. Mas querem Cruzar o caminho das Cruzadas e nem sabem o que é. Vejo que as palmadas cruzadas que vc recebeu, não fizeram vc aprender.

Básico e elemental

Posted by Edu at 2009-05-31 14:54

Proverbios 31,....."abre tua boca em favor do pobre, Lemuel", dizia a mãe do rei de basã, simples, a igreja poderá ser tomada por pessoas que não praticam o que é proverbial, e elas com sua sede de poder e materialismo adotaram a doutrina dos nicolaitas, escravisadores do povo antes que, a serviço dos mais necesitados, entre as leis de Moisés está a de que "não acha pobres entre vós" e judeu ajuda judeu como mandamento primordial, e a diferencia entre eles e nós é que eles não necessitam convite oficial nem grande ato público para faze-lo para exercer este mandato originado daquele de "amar a Deus sobre tudo e ao semelhante como a sí mesmo" o que vejo são montoeiras de abobrinhas de gentes que tem acesso a tecnonolias e sobra-lhe o pão e nunca deu uma esmola siquer....
Abraços

Cultura

Posted by Kennedy schenmer at 2008-03-24 10:42

Vc "acha" que o Evangelho desceu do céu é? A própria vida é um dogma, ou se vive ou não se vive. Pare de respirar pra vc ver o resultado, isso é um dogma, por exemplo. Dogma não é imposição é sugestão. Vc não é obrigado a aceitar sugestões, mas sugerir obrigações. É obvio, que o Evangelho foi escrito em um contexto cultural. O que se deve entender é que a imutabilidade da Verdade contida nele se doa a mutabilidade. Logo, ela vai ser apresentada pela mutabilidade, segundo suas necessidades e isso não é relativismo.

Cardápio para "inglês" ver...

Posted by Juliana at 2007-05-03 16:35

Infelizmente chegamos a um ponto em que nossa sociedade mostra-se cada vez mais afoita em aparentar o que não somos, não temos, não vemos. Vi em um programa de TV outro dia que Bento XVI comerá em louças francesas um cardápio requintado, apropriado à sua pessoa. Me parece que a pessoa dele não pode servir-se de arroz e feijão como as pessoas que conhecemos. Digo isso, porque batalhamos pelo fim da fome neste país. A Igreja da Teologia da Libertação aproximava-se e se aproxima justamente dos humanos a quem se tem negado tanto. Eu creio em um Deus justo e misericordioso. Não poderia comungar da idéia de que Deus fez pessoas desiguais. Nem posso compreender como alguem que se diz representante dos discípulos de Cristo na terra, ou seja lá o que for, possa fazer de sua presença a mais clara amostra dos termos da desigualdade em que vivemos... Ainda bem que não sou católica apostólica romana, senão seria herege.

Cardápio para "inglês" ver.......

Posted by Geraldo Mota at 2007-07-04 17:53

Não é a a igreja que faz voçe. E sim o contrário. E voçe que faz a igreja. Seja ela qual for.

resposta ao cardápio para "inglês" ver

Posted by stelio at 2008-02-10 09:51

Caríssimo, Gostaria que antes de se tornar erege de verdade ( quem não é católica apostólica romana ) é erege! Leia os livros de espiritualidade dos padres santos e das freiras santas antigas e, só assim descobrirar o que a igreja real de cristo faz. Caríssimo sem conversão não pode haver amor. sugiro alguns livros, como: O Diálogo (catarina de sena), Diário (santa Faustina), O livro da vida (santa teresa de jesus), Noite escura (são joão da cruz), ...etc. Que Deus te Abençoe e e guarde, Amém

visita do Papa Bento XIV ao Brasil

Posted by LUIZ FRANCO at 2007-05-05 12:58

O Papa Bento XIV, morreu aos 83 anos, em 03 de maio de 1.758, em Roma. francoluiz2004@uol.com.br

A guerra de classes acontece dentro da Igreja Católica, como em todas instituições que existem.

Posted by Guerra de Classe at 2007-05-06 03:30

O pior é que quem tem atitude de optar pelos pobres, ou melhor, contra a exploração, dominação, submissão de uns pelos outros, a favor do planeta, é taxado de comunista. Como se toda pessoa que se indigne contra o "status quo", a manutenção dos mesmos na poder, desigualdade só pode ser taxado, esteriotipado, por um ideal. E o que acontece dentro da Igreja Católica, uma instituição onde os seus membros são meros arrogantes, exercendo o cargo alienados pelo seu status social e mundial, comportando-se como verdadeiros burocratas, tecnocratas, patrões, senhores feudais, conservadores, liberais, direitistas, é o que acontece dentro de todos as intituições e subsistemas da nossa sociedade capitalista e de todos os subsistemas que existiram (há exceções?). Até na família o pai, a mãe, o irmão mais velho tratam a responsabilidde que o destino lhes deu como local de exercício do "mando". A educação burguesa, com todos seus sacrilégios, impregnou nossa sociedade e a mentalidade humana de tal jeito que parece não haver fim para isso. E parece que eles sempre vencem e os contrários (como os teólogos da Teologia da Libertação, por exemplo) servem apenas para manter a esperança ou a difença. Quem não gosta de mandar nem ser mandado sofre muito nesse mundo. Tal qual sempre o foi.

Igreja distante da realidade

Posted by Bruno Pessa at 2007-05-13 14:51

Dói muito, como católico, ver que a transformação da realidade de países como o nosso (concentração de renda, desigualdades, exclusões) não é prioridade para uma igreja que descende de Cristo...

O que dói mais?

Posted by Luiz Antonio at 2007-05-16 09:44

"Igreja distante da realidade": somente alguém "distante" da Igreja poderia dizer isso. O que dói mais ainda é a falta da Inquisição para aniquilar esse bando de destruidores da Igreja! Morte a Teologia da Libertação!!!!

santa ignorancia

Posted by Paulo Vazquez at 2007-11-09 15:52

Santa ignorancia, hein sr. Luiz!!!!!!!! O Sr. nao passa de um alienado!

INTOLERÂNCIA SEXUAL

Posted by Pedro at 2007-05-23 09:20

Boff gostaria de agradecer por lançar uma semente contra o fundamentalismo religioso e eu ser um dos que sairam de um grupo desses como a Renovação Carismática, depois de ler a Águia e a Galinha e ouvir a palestra Espiritualidade, pude perceber que estava nas trevas. Hoje aceito minha homossexualidade pois sinto que isso é de Deus, pena que a Renovação continua sendo um canal de homofobia e violência para todos os Católicos levando a intolerância seus argumentos de exclusão sexual. Gostaria se possível que você elaborace um livro sobre a intolerância sexal dentro da igreja, principalmente contra os GAYS.

INTOLERÂNCIA SEXUAL

Posted by Lindsay at 2007-07-06 10:02

Não foi uma semente de esperança contra o fundamentalismo da igreja, que foi lançada com essa obra, mas apenas mais uma tentativa de semear a discórdia no meio da Santa Igreja. Só lamento o fato de algumas pessoas não aceitarem uma realidade tão evidente: Que a igreja católica romana, por seguir de maneira fiel as sagradas escrituras, não pode compactuar, com o que está errado segundo á mesma. Nós, fiéis, leigos e sacerdotes católicos(todos) sabemos o que houve de fato durante a história, e que depõe contra nossa igreja. Mas também sabemos, que cada um, leva sua cruz, de acordo com seus pecados. Não basta á vocês que as pessoas que praticaram tais atos paguem por eles? Teêm também que impôr este fardo aos fiéis e membros do clero atual? Pessoas que culpa nenhuma têm dos erros cometidos antes mesmo de nascerem? A cada qual cabe o tamanho de seu fardo! E nenhum de nós pode assumir o pecado de alguém que morreu a cinco ou seis séculos atrás, nem mesmo um. Podemos fazer o melhor pelo presente. Como aliás, a Renovação Carismática Católica (tão escarneamente atacada) o tem feito. Saiba você irmão, que temos muitos fiéis redimidos e ativos em nossas comunidades, que deixaram a homossexualidade para servir Jesus, e encontraram sua verdadeira satisfação em Deus. Leia: (Gn: 2:18;23-24/ Gn 18:20- 19:4-5/ Cor 6:9,13) A verdade, não é que excluímos uma pessoa por ter uma opção diferente da nossa, mas sim, que não podemos contradizer o que está nas sagradas escrituras, o que também não quer dizer que lideramos um "movimento de repressão" á homossexualidade. Aceitar algo que é errado, é compactuar com a situação e compartilhar do seu pecado. Costumo dizer sempre, que somos livres para buscar o que é melhor para cada um de nós, e se você é homossexual e sente-se bem desta forma, ninguém poderá depor contra sua escolha, mas não espere que a igreja se manifeste a favor, por que seria uma contradição á palavra de Deus, o que não podemos fazer. O caminho que o leva ao céu, é um caminho que só você pode trilhar. Ninguém ( além de Jesus), nunca voltou de lá para nos dar o "mapa" da salvação. Somente em Cristo você pode encontrar as respostas que te afligem em suas escolhas. Comece por pedir a Deus, que o Espírito Santo te livre de toda revolta, sentimento de culpa e rejeição, e depois, apenas permita-se sentir e aprender sobre Deus com imparcialidade. Você vai perceber que não existe intimidade com o Pai, sem a renúncia de nós mesmos. Leia: Ef:4;22-24 E que a paz esteja contigo.

teologia da libertaçao

Posted by valeria at 2007-07-28 16:04

acho louvavel a abordagem que esse grande escritor por quem tenho uma grande admiraçao , faz sobre essa teologia.Acho que a igreja devia se preocupar em realmente viver com menos pompa e realmente fazer alguma coisa pelos mais necessitados.

o que fazer...

Posted by nelson koch at 2007-09-03 15:33

L Boff faz o que com o dinheiro de seus livros doa todo aos pobres??? Teologia da Libertação no discurso é maravilhosa...na prática conheço tantos que a defendem que não são capaz de colocar a mão no bolso para auxiliar um pobre sequer...pense nisto!

Teologia do que mesmo

Posted by emerson-camilo@bol.com.br at 2007-12-19 16:43

Teologia que liberta do que,como diz o nossso paroco, as palavras se perdem nos ventos, a escritas tambem , mas o exemplo e que verdadeiramente converte, vejamos Francicco de Assis, deve ter falado muito, e poucos, capitaram a sua mensagem, escreveu uma linda oraçao que nos dias de hoje, e cantada ate pelos , protestantes, musicou uma linda musica, mas o que ele fez de maior,o seu exemplo de vida, este sim dedica aos pobres, doenyes, e desamparado,em suma francisco com todos os outros santos proclamados pela santa mae igreja nunca tiveram a inteçao de serem chamados de santos, e dedicaram asua vida para transformaçao do mundo , para que estes menos favorecidos, tenham acesso ao mundo que cristo nos ,disse, este mundo que vivemos nao pertecem a Cristo, mas a fe de estarmos na Jerusalem Celeste difitiva, com um so rebanho e um so pastor, sera que esta teologia do que mesmo, pode levar os menos favorecidos, ate ao ceu,a parusia, a basileia,Com a vinda de Cristo e batizados, todpos nos ja fomos libertados, deste mundo, nossa misao aqui e sermos como pontilhoes( servidores dos mas necessitados) para levarmos a grande ponte, e juntos segirmos o nosso pai aqui na terra (papa) como filhos obidientes, atravessar o tempo(chromos) e chegarmos todos juntos a gloria celeste,assim como Francisco De Assis

posições

Posted by Maria Regina Rodrigues at 2007-08-22 19:57

eu ouvi a entrevista do boff e de um cara chamado Pe.Zeca ao JÔ e ele falava o q Boff talvez queira dizer o sagrado de Jesus não é igual ao sagrado da hierarquia da igreja q se vê pura e casta e os segdores omo impuros. Jesus veio foi p/ os que precisam p/os marginalisados oprimidos, é claro q veio ao encontro dos pobres, prostitutas e homosexuais. Não ver isso é ser cego na doutrina de Jesus(Falta de miseriórdia.)

teologia da libertação

Posted by wanderlei at 2007-11-23 13:15

O GRANDE PROPLEMA DA IGREJA É HOJE SEMPRE QUERER TAMBAR O SOL COM A PENEIRA . O QUE VEMOS NA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO É A LIBERTAÇÃO DESTA VISÃO. A IGREJA ESTA MUITO PREOCUPADA COM SE E ESQUECE DOS PADRES HOMOSSEUAIS EXISTENTE NOM MEIO DELA COMO PADRES, RELIGIOSOS. PRABENS A VC LEONARDO BOFF QUE SEMPRE TRAS A LUZ A VERDADE DOS EVANGELHOS E DA IGREJA.

O time do inferno

Posted by Gilberto Franco Barros at 2008-08-10 21:55

A Igreja sempre esteve cheia de gente do Céu e do inferno. A ignorancia é que não deixa a pessoa ver que o time do inferno trabalha ferenhamente para destruir a Igreja Caólica. Pela ignorancia só se vê o trabalho do time do inferno, só se valoriza o trabalho do time do inferno. Porque não valorizar o trabalho do time do Céu? A Igreja é constiuida de homens, e acham que Lucifer não introduziria o seus no meio dela para denegri-la aos olhos dos insensatos? Se a Igreja que Cristo fundou sobre Pedro, e a igreja que Pedro fundou não veio a se chamar: Igreja Católica Apostolica Romana, Pedro então fracassou, Cristo também fracassou. Se Cristo fracassou, então estamos perdidos, somos dignos de lastimas. Mas se depois de milhres de ataques, continua uma, uma única igreja. Então a salvação está lá, gratuitamente para aqueles que tem fé e amam a Igreja que cristo fundou. Eu faço parte do time dele, e você? Tá com quem?

Inferno é só influencia

Posted by joão Filho at 2008-10-12 10:06

Inferno ñ é um lugar, meu caro amigo. Ele foi erradamente inventado pela Igreja-Catolica ao longo da história, para simplismente dominar e alienar o povo, os pobres. Talvez jesus Cristo tenha sido tbm influenciado. E isso tudo( inferno, purgatorio e etc.) é pura bobagem e eles proprios tbm sabem disso, e erram espantosamente quando falam disso; eles são pateticos e falsos profetas!

Apoio a Boff

Posted by Adriano at 2008-01-25 01:40

braços para Boff e todos que estão lendo este texto Adriano.

Apoio a Boff

Posted by Adriano at 2008-01-25 01:41

braços para Boff e todos que estão lendo este texto Adriano.

Waticano

Posted by Maria da Penha de Souza Poço at 2008-03-14 14:00

O waticano está preocupado em manter o capitalismo, isto significa a opção pela sociedade de exploração do homem pelo homem para extrair o lucro e garantir vida de previlégios para uma minoria na qual se enquadram.

bebidas alcoolicas ,em festas religiosas...

Posted by terezinha A. Oliveira at 2008-07-21 21:51

Sou Catolica Amo minha Igreja, mas me ENVERGONHO DE PADRES , BISPOS ,ATE DO PAPA ,que fingem nao saber, sabem e concordam em EMBEBEDAR Principalmente JOVENS,VENDENDO...ISTO E...DROGANDO ....QUANDO deveriam PROMOVER A SOBRIEDADE......PENA QUE NINGUEM ...NEM O PAPA...LERA' IIIIIIIIISSSSOOO

BEBIDAS

Posted by ROBERTO AGUIAR at 2009-04-19 04:58

NÃO SE PREOCUPE COM O QUE OS OUTROS FAZEM. CUIDE DA SUA INTEREZA. VEJA O PRESIDENTE, E ALCOLATRA E É UM BUFÃO. E NOS... VAMOS FAZER O MESMO? CADA QUAL BUSQUE SUA BUSSULA NO CAMINHO DO BOM SENSO, NÃO CONFUNDA PAPA, RABINO, PAI DE SANTO, XAMÃ, PASTOR, MUTFI, TODOS ELES SAÕ A MESMA COISA DÃO NORMAS PARA OS OUTROS MAS NÃO CUMPREM. ACREDITE EM V.

VATICANO

Posted by JOÃO DA SILVA at 2009-04-19 05:06

EM VEZ DE V. PERDER TEMPO COM O VATICANO PORQUE NÃO CUIDA DA SUA CASA? A CASA DA SUA CONSCIÊNCIA. JÁ PENSOU NO QUE V. ROUBOU HOJE,? NO QUE FALOU DOS OUTROS/, TOME SEU RUMO EM VEZ DE VER o que não lhe pertençe. ja tem muito BOFE FALANDO MAL DO VATICANO

Boffi

Posted by marcelo nicolau at 2008-08-08 18:53

ESSE BOFFI, TINHA QUE FICAR QUIETINHO NO SEU LUGAR, HIPOCRITA, ARROGANTE E VINGATIVO, PARA QUEM UM DIA FOI PE. DIZIA QUE AMAVA A IGREJA ELE TINHA QUE RESPEITAR QUELES QUE O ESPÍRITO SANTO COLOCOU PARA GOVERNAR A GRANDE OBRA DE CRISTO A SUA IGREJA. BOFFI APRENDA NÃO SE FALA DOS UNGIDOS DE DEUS.

A loucura do Padre Leonardo Boof

Posted by Gilberto Franco Barros at 2008-08-10 21:15

O Padre Leonardo Boff, introduziu um erro tremendo na Igreja Católica ma America latina. Politizou a igreja, introduzindo um tremendo erro. A Igreja sempre esteve cheia de gente de Deus e do Diabo. É facil reconhecer o time deles, Saiu da Igreja porque? A igreja não podia permitir que ele continuasse dentro dela, apertou até ele mesmo pedir a sua saida. A teologia da libertação, liberta o homem das leis de Deus, ou seja, o joga nos braços de Lucifer. Pobre na Biblia é pobre de espirito e o que é ser pobre de espirito? É colocar Deus em primeiro lugar. A Teologia ensina a colocar a si mesmo em primeiro lugar, ao homem ser o seu senhor, e desistir do Céu e se apegar totalmente a este mundo. Ao pobre de espirito, a este está reservado o Céu. O que ama e se realiza com as coisas deste mundo, nunca chagará ao Céu. Estão vendo em que armadinha o Padre Leonardo Boff jogou milhares de pessoas? O que interessa para a Igreja? A minha alma, e que ela chegue ao Céu. Se vou de barriga cheia ou vazia, isto não interassa, o que interessa é se eu vou para o Céu. Do jeito que o Padre Leonardo Boff politizou a missa, instaurou um tempo de trevas nas missas, onde a intentona comunista eram cantadas, isto eu sou testemunha, e se lutava somente pelas coisas deste mundo. Se Lucifer é o principe deste mundo, O Padre Leonardo Boof está lutando de que lado? DO céu ou do inferno? João 12.25 Quem odeia a sua vida neste mundo salva-la-a.... 2° Tessalonicenses: 2. 5.12 Antes da vinda do anticristo haverá uma grande apostasia. Perda da realida da fé. Da verdadeira fé. O Boff é um destas que preparam a vinda do anticriato com a introdução do gravissimo erro, que ele introduziu na Santa Igreja Católica. 1º Epitola de São João: 3. 1 12 leiam e descobrirão com qual germe nasceu o Boff, saberão quem são os filhos de Deus e os do Diabo. Pelas suas obras, pelo afastamento de milhares de pessoas da Igreja Catolica por causa do erro que introduziu na Igreja na America latina. Ele, e outros Padres, que fazem paret do time do diabo, estão lutando e preparando a apostazia, ou seja, a vinda do anticristo. Que Deus, os julgue, e que recebam de acordo com o mal que fizeram a milhares de almas.

A loucura do Padre Leonardo Boff

Posted by Gilberto Franco Barros at 2008-08-10 21:41

Este texto fala do tempo do fim. Fala do anticristo.

Daniel: 11 - 36 - 38: O rei agirá a seu bel-prazer, exaltando-se e engrandencendo -se acima de todos os Deuses. Ele proferirá coisas inauditas contra o Deus dos Deuzes e no entanto prosperá, até que a cólera chegue ao cumulo. - Porque o que está decretado se cumprirá, sem consideração para com os Deuses de seus Pais, sem consideração para com o favorito das mulheres ou para com qualquer Deus, é a si mesmo que ele exaltará acima de tudo.

A pergunta é a seguinte: Quem é o favorito das mulheres?

Quem introduziu a mulher no altar? A famigerada Teologia da Libertação. Antes só homens faziam parte dos trabalhos do altar. Ajudavam o sacerdote. Hoje as Igrejas estão cheias de mulheres introduzindo coisas contraria a Deus, é pela vaidade da mulher que a apostasia vai entrando com força na igreja. Só os esclarecidos, os que o Esprito Santo tiver acordado para a verdade, se salvarão.

Idade das trevas

Posted by Victoria Araujo at 2009-03-04 13:09

Após ler todos os comentários realmente sou grata por não ter religião e não me submeter aos ideias ignorantes, atrasados, limitados e que nada fazem além de atrasar o desenvolvimento da humanidade e do ser humano.



mulheres

Posted by MARIA BERNADETE QUEIROGA at 2009-04-19 04:47

A VIDA vai dar o seu recado> Mulher, homem, tudo faz parte da criação. Sou mulher, MÃE E AVO, E NÃO PRECISO DE CONSELHOS PARA SABER O QUE É CERTO. OS FILHOS QUE ME FORAM GERADOS NÃO PRECISARAM DE DOGMAS OU OUTRAS COISAS PARA CHEGAREN A TERMO. OS CONSELHEIROS QUE VÃO ARRANJAR OUTROS MEIOS PARA GANHAR A VIDA. dá uma receita de doces ou salgados e manda a matéria prima para fazer. Snrs conselheiros deixA A VIDA ROLAR. SRN BOFF, ATÉ SEU IRMÃO DE SANGUE DISCORDA DE V. VAI LAVAR ROUPA .

TEOLOGIA

Posted by ANGELLU at 2008-08-31 13:00

O IMFERNO TA CHEIOS DE TEOLOGO QUE SE ACHA DONO DA VERDADE BUSCA CRISTO FREI E SUA VIDA SERA MUDADA SOU CATOLICO E FICO TRISTE DE SEUS COMENTARIOS

sobre a teologia da libertação

Posted by Marcel at 2008-09-29 17:37

Acho que leonardo, em alguns aspetos tem toda razão. Se ficarmos nessa que só os clérigos tem o direito de falar em nome de Cristo,acho que seria algo distante do ser cristão. Não vejo isso como algo de bom! Mas o ideal seria que todo batizado tomasse o seu posto de guerreiro e aregassasse a manga da camisa para o trabalho. Não vejo como positivo só as críticas, mas a ação!

Loucura do Leonardo Boff

Posted by Graça Soares at 2009-06-03 03:21

Concordo plenamente com você p Leonardo é o Anticristo atual ele sempre está tramando armadilhas através dos seus escritos para acabar com a Igreja, porque ele não faz a parte dele e deixa a Igreja em paz, tenho a certeza que ele é um fariseu daqueles que Cristo renegava, vejam onde ele aparece, nas colunas social, nas festa de alto nivel social, já viram ele numa favela, dessa ele passa longe,.

Loucura do Leonardo Boff

Posted by Graça Soares at 2009-06-03 03:31

Concordo plenamente com você o Leonardo é o Anticristo atual ele sempre está tramando armadilhas através dos seus escritos para acabar com a Igreja, porque ele não faz a parte dele e deixa a Igreja em paz, tenho a certeza que ele é um fariseu daqueles que Cristo renegava, vejam onde ele aparece, nas colunas sociais, nas festa de alto nivel social, já viram ele numa favela, dessa ele passa longe,.

Igreja

Posted by joão Filho at 2008-10-12 09:53

O Vaticano não aceita a TL porque fala e denuncia apartir da ótico de Jesus Cristo. E essa atitude incomoda o Vaticano e seus hierarcas feudais, aqueles q não entendem o real sentido de Igreja, ñ têm compaixão pelos pobres e só dão ordens e mais ordens; isso é um absurdo, um erro gravíssimo! A Igreja somos todos nós leigos, homens e mulheres, filhos e filhas de Deus-Pai. E concordo plenamente com L Boff e Dom casaldaliga... a TL existe e sempre existirá, porque é composta de pobres, ao contrario da igreja-hierarquia.

leonardo

Posted by edezio at 2008-12-23 08:23

Ele esta errado, tanto que tudo o que ele previu sobre a passagem do Papa não se confirmou, outro equivico foi falar que não houve representantes das CEBS, pois aqui de MT, houve sim.

pobre abandono de Boff.

Posted by tarcisio farias at 2009-01-26 20:34

como é triste para nós católicos ver um homem que foi sacerdote viver ganhando a vida falando mal da sua propia igreja que têm muitas falhas mas é preciso antes de jogar pedras, junta-las.
pobre Boff, perdeu sua identidade e vai morrer em conflito interior.

LUMARIA@HOTMAIL.COM

Posted by LUMARIA at 2009-02-08 16:54

LEONARDO BOFF NEM TODOS NASCERAM PRA SER BISPO OU PAPA .......SER PADRE TAMBEM É UM BOM EXEMPLO DE AMOR A DEUS .

sugestão

Posted by jose anchieta cardoso at 2009-02-24 16:29

LENDO OS VÁRIOS COMENTÁRIOS, CHEGO A CONCLUSÃO QUE ESTAMOS SATISFAZENDO O PROPÓSITO DO DIABO, O QUAL QUER MANIFESTAR ENTRE NÓS DISCÓRDIAS, DIVISÕES PESSOAS CHEGANDO AO CÚMULO DE SE OFENDEREM COM PALAVRAS, DEIXANDO CLARA IMPRESSÃO QUE O ÓDIO ENTRE NÓS ESTA REINANDO E ISSO NÃO É AGRADÁVEL A DEUS. SUGIRO A TODAS ESTAS PESSOAS A LEREM, MEDITAREM E REFLETIREM A BIBLIA POIS PARA MIM É A ÚNICA REGRA E PADRÃO DE FÉ, TENHO CERTEZA QUE ERRARIAMOS MENOS E CONSEGUIRIAMOS FAZER ACONTECER O TÃO SONHADO ECUNENISMO ENTRE NÓS. LEMBREN-SE POR FAVOR, SE COLOCARMOS 100 (CEM) TEÓLOGOS PARA DEFENDEREM UMA DETERMINADA CAUSA, CADA UM IRÁ NOS APRESENTAR UMA TESE DIFERENTE DA OUTRA. LEIAM POR FAVOR EM SUAS BÍBLIAS EV. DE JOÃO CAP.05 VERS. 39 "EXAMINAIS AS ESCRITURAS, PORQUE VÓS CUIDAIS TER NELAS A VIDA ETERNA, E SÃO ELAS QUE DE MIM TESTIFICAM"

aplausos

Posted by janecleide at 2009-03-18 08:13

até que enfim um um traço de lucidez.

Teologia da libertação

Posted by Paulo Pedrosa at 2009-04-19 04:17

Como nos tempos biblicos mandaram consultar a BURRA DE BALAÂO estou trocando Leonardo e semelhantes por uma manada de porcos ou mesmo de jumentos

Teologia da Libertação

Posted by Teresa Marques at 2009-04-19 04:29

O SILÈNCIO É OURO. A INTERNET AINDA NÃO CRIOU ESPAÇO PARA O SILENCIO. O MAIOR ORACULO SEMPRE FOI E SERA O SILENCIO. A HUMANIDADE PRECISA MAIS DE RESPIRAR QUE OUVIR AS SENTENÇAS DOS PAIS DE SANTOS TEOLOGOS DE "libertaçâo" E CATERVA

Resposta a Leonardo Boff: o Vaticano está alienado da realidade da Igreja

Posted by Edu at 2009-05-31 15:35

Poderá algum dia em algum lugar ou em algum reino ou império, ou pela mágica ação de algum exelente jardineiro; uma arvore ruim dar frutos exelentes??? é assim com os vãos esforços gastos em torcer o grande leme de todo barco que afunda. Fazer declaração pública do Reino que virá e não se esquecer de ajudar a quem necessita, sim, ajuda, porque se opor aos que mandam nada adianta nem renderám pois atraz de cada homem "importante" tem um espirito rebelde incitando ao individualismo, à matanza (Ver Corea do norte se curvando à corrupção dos vendilhoes de armas) e assim por diante, a doutrina da libertação e a opção pelos pobres incitaram aos empressários (leia-se empregadores)a investir em templos evangélicos, e a receber lucros relativos a estabilidade social (asindicalismo, combate as drogas e alcolismo, e em um fiar fino que impresiona,...sucesso em combate ao fumo) da massa trabalhadora, muda o cheiro mais "i fecalis" é o mesmo. Tá aé a explicação do por quê é que a S.I.C (leia-se santa igreja caótica) estar perdendo de goleada na preferência do povo, e dos donos do povo, os nicolaitas sejam estes da besta armada(governos) ou dos falsos profetas(seus partenaires).
Abraço e corta esse cabelo,...hehehe
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Leonardo_boff.jpeg
"a gloria do ancião são suas cãs", más desquido fala mal

Resposta a:Resposta a Leonardo Boff: o Vaticano está alienado da realidade da Igreja

Posted by Udo at 2009-05-31 15:43

Génio é quem descreve u óbio

Powered by Plone CMS, the Open Source Content Management System

This site conforms to the following standards: