You are here: Home Agência Brasil de Fato Especiais Especial São Francisco Governo Lula ataca frei Cappio
Document Actions

Governo Lula ataca frei Cappio

by jpereira last modified 2007-12-10 17:27

Em artigo, o ministro Geddel Lima (Integração) acusa o religioso de ser “inimigo da democracia” e praticar “terrorismo simbólico”; Roberto Malvezzi, da CPT, rebate: “quem é antidemocrático, o frei ou o governo, que não abriu possibilidades de debate?”

Em artigo, o ministro Geddel Lima (Integração) acusa o religioso de ser “inimigo da democracia” e praticar “terrorismo simbólico”; Roberto Malvezzi, da CPT, rebate: “quem é antidemocrático, o frei ou o governo, que não abriu possibilidades de debate?”
Banner_sao_francisco


10/12/2007


Tatiana Merlino

da redação


Passados 14 dias desde o início da greve de fome de frei Luiz Flávio Cappio, o governo federal subiu um tom nas críticas ao religioso. Artigo do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, acusa frei Cappio de ser “fundamentalista” e “antidemocrático”.

O ataque, publicado na Folha de S. Paulo sob o título “O inimigo número 1 da democracia”, ocorre logo após uma romaria reunir seis mil pessoas em Sobradinho, em apoio a frei Cappio e contra a transposição (leia reportagem).

“Quando numa democracia uma pessoa opta por fazer uma greve de fome e colocar sua vida em risco é porque não lhe resta nenhuma alternativa. Assim, perguntamos: quem é antidemocrático, o frei ou o governo, que não abriu possibilidades de debate?”, questiona o coordenador da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Roberto Malvezzi, o Gogó, em entrevista ao Brasil de Fato.

Em outubro de 2005, o religioso interrompeu uma greve de fome de 11 dias após o governo se comprometer a abrir um diálogo amplo sobre as alternativas de desenvolvimento para o Semi-Árido e a revitalização do rio São Francisco. Enquanto isso, o projeto da transposição seria interrompido. No entanto, o governo decidiu iniciar as obras em 2007, com soldados das Forças Armadas. Frei Cappio, então, retomou sua greve de fome. “A resposta do governo foi o Exército”, afirmou o religioso, em vídeo (veja aqui).


Autoritarismo

No artigo publicado pela Folha, Geddel Vieira Lima afirma que o gesto do religioso é “radical” ao tentar impor “uma vontade individual à decisão de um governo legitimamente constituído”. Gogó, da CPT, acredita que o texto reflete a posição intransigente do governo desde o início da obra: “Eles não assumem seu papel autoritário, e quando surge alguém que se opõe ao projeto, tentam transferir esse autoritarismo”.

De acordo com o texto do ministro, “Cappio toma emprestada a aura simbólica de sua condição religiosa para colocá-la a serviço de uma militância política baseada num fundamentalismo que só entende a rendição incondicional como resposta. Fundamentalismos (...) são o inimigo público número 1 da democracia”. No texto, o ministro afirma que: “Atropelar os ritos, desprezar o diálogo e ignorar as instituições, numa democracia, é pecado capital”.

Na carta que enviou ao presidente Lula para anunciar a greve de fome, frei Luiz afirma que a motivação do início da sua segunda greve de fome foi exatamente o “desprezo ao diálogo” que Geddel acusa o frei: “Protocolei no Palácio do Planalto documento solicitando a reabertura e continuidade do diálogo, e que fosse verdadeiro, transparente e participativo. Sua resposta foi o início das obras de transposição pelo Exército brasileiro. O senhor não cumpriu sua palavra. O senhor não honrou nosso compromisso. Enganou a mim e a toda a sociedade brasileira”, disse o bispo em carta.

No artigo publicado hoje, Geddel também afirma que “todo governo tem que levar em conta o que pensa a sociedade.....Governos não são feitos para serem unânimes, em que pese o forte apoio que há ao presidente Lula e à transposição. Governos são feitos para serem legítimos”, disse. Gogó rebate: “Ele está partindo do entendimento de que como o povo elegeu o Lula eles têm legitimidade para fazer qualquer coisa. Temos propostas muito melhores para o Semi-Árido e nem assim conseguimos abertura de diálogo”, critica. Para ele, o governo não sabe lidar com pessoas éticas como frei Luiz Cappio. “eles acham o quê? Que estão lidando com políticos ou empresários com quem fazem acordos e conchavos?”.

Interligação das bacias do S.Francisco e Parnaíba

Posted by Fávio Prieto at 2007-12-10 17:32

Confesso que nunca vi tanta oposição por uma obra que, na realidade, pretende interligar duas bacias com o desvio de 1% do caudal do S.Francisco e obras de infraestrutura. Supõem (sem provar) que as obras irão beneficiar apenas alguns privilegiados, supõem (ainda sem provas) que o desvio de 1% do caudal do rio citado irá secá-lo. Enfim, supõem tudo o que querem, mas não comprovam - e pretendem que o debate sobre o assunto seja estendido ad aeternum ou até a opinião deles ser aceita como a única possível e verdadeira. Fazem greve de fome e bloqueios de estrada, com ampla divulgação na grande mídia e mídias alternativas. Nessa hora, a grande mídia é aliada ... E a legitimidade de um governo eleito para administrar a coisa pública, onde fica? Se é pra todas as decisões do governo serem impugnadas ou questionadas desse modo, pra quê governo? Pra quê mandato, pra quê eleições? Se grupos que dizem representar os interesses e a vontade popular pretendem falar em nome coletivo e atacar todas as decisões governamentais, não necessitamos mais de eleger governantes. Eu acho a obra necessária e útil, sou filho de nordestina e sei que Lula, de origem nordestina, não faria uma obra obsoleta. Já deixamos de interligar o país de Norte a Sul, via ferrovia, por 'implicância' com o Sarney. Se eu fizesse greve de fome contra qualquer coisa que fosse, teria espaço na mídia? Claro que não ...

boa pergunta...

Posted by resistencia at 2007-12-10 18:24

"pra quê governo? Pra quê mandato, pra quê eleições? "

é mesmo... pra que?

A esperança sem entregou ao medo?

Posted by jociel souza de amorim at 2007-12-10 20:09

Pois é meus amigos, como fica agora a Igreja Católica frente ao governo Lula, se o conpanheiro frei Luiz Flávio Cappio, vinher a faleçer, espero a deus que não, mas o governo que era da esperança esta mais para o governo da "santa inquisição"

Vontade

Posted by Eduardo at 2007-12-10 22:56

Hoje a vontade do bispo é

Canudos II

Posted by Eduardo at 2007-12-10 23:01

Hoje o bispo faz greve de fome para que as obras parem imediatamente. Amanhã, quiçá, o mesmo poderá encanar com a indústria de camisinha e fazer outra greve de fome para que cessem a fabricação de preservativos no território brasileiro. Que a vontade do enviado de deus seja feita!!! Viva canudos II, a revanche!

Transposição

Posted by Procópio Mineiro at 2007-12-11 15:38

Caro Jociel, D. Cappio decidiu-se por um caminho cheio de desinformação. Está prestando um serviço maravilhoso aos coronéis do sertão, que, sem a transposição, continuarão a usufruir os bilhões das verbas de emergência das secas. Não sou lulista, mas li o Estudo de Impacto Ambiental sobre a transposição. Os bispos de PE, PB, RN e CE também leram - e por isso apóiam a transposição, e se sentem escandalizados com a atitude do bispo franciscano. A extração de água do rio em nada afetará a saúde do rio, pois é uma quantidade mínima em setor em que o rio está totalmente regulado pelas barragens da CHESF. A revitalização do rio está prevista no projeto, mas exige a participação de MG e BA, que não querem (nunca se importaram) se envolver em disputas com seus fazendeiros e prefeitos para reverter os crimes ambientais que cometem e que são a causa dos problemas do S. Francisco. Se existe um bispo querendo morrer, pensando defender o rio, existem muitos outros bispos querendo seus diocesanos sertanejos tenham mais água, e sabem que o rio não será afetado. D. Cappio está dando uma anticristã banana para as dores dos sertanejos, que, com a transposição, poderão enfrentar em sua terra as secas, sem necessidade de fugir para as favelas, a prostituição e o crime das grandes cidades do litoral ou de centro-sul, como São Paulo e Rio, onde se bebe água de...transposições. O bispo D. Cappio é paulistano, sempre bebeu água de transposição. Talvez não saiba disso. Mas talvez sempre soubesse. E se sabia, seu gesto fica ainda mais incompreensível, quase infame, em todo caso absolutamente anticristão e antifranciscano: transposição é boa para paulista e carioca, mas não para sertanejos nordestinos. Paulistas e cariocas podem arrebentar a saúde de alguns rios ( e arrebentam mesmo), mas sertanejos não podem receber água do S. Fracisco, mesmo sabendo-se que a quantidade retirada não afetará o rio. Se D. Cappio é tão ambientalista e defensor de rios, teria coragem de exigir o fim das transposições que dão água a paulistas, cariocas, baianos, mineiros, recifenses, etc...? Bem, prefiro apostar que o bispo está apenas equivocado, mal informado. Espero que não morra, pois temo que entre para a memória popular nordestina como um algoz. Frei Damião não faria isso que D. Cappio está fazendo.

insensatez

Posted by Almir at 2007-12-11 06:21

O que mais me incomoda é ver a ignorância ser alimentada pela própria ignorância. Não há elementos técnicos que sustentem a posição desses que se opõem a obra, somente uma suposição sentimental de que ela matará o velho Chico. Vejo opiniões enviesadas de representantes de Organizações mal-informadas, sabe-se lá se bem intencionadas, mas nenhuma argumentação sustentada na realidade. Quanto ao gesto desse bispo, nem quero comentar. É um homem-bomba, um mau-exemplo. Onde está o bispo? O cardeal? O papa?

Todos sem fundamentos!

Posted by Cintia Vilanova - Ecóloga at 2007-12-11 10:03

ATENÇÃO! é preciso que todos estudamos todos os assuntos que pretendemos discutir, e principalmente atacar... devemos perceber do que se está falando, é sobre a real irrigação do semi-árido? daqueles que realmente estão precisando de água?... DESTRUIR um bem como esse rio vai realizar tal objetivo?... não estarão, governo, empresários, latifundiários, fugindo de debates que visem alternativas para não perdermos mais uma vez para a ganância??!!!! Pois é só a água que está faltando pra esse povo???? Cadê os "donos" da rique$a nacional, pra mostrarem que se importam com esse assunto???!!!!!

Isso sem falar em questões ambientais, tais como biodiversidade, recursos naturais, energia, reabastecimento de lencóis freáticos!!!

Transposição

Posted by Antonio Oliveira at 2007-12-13 08:30

Se o governo de Lula tem tanto respaldo técnico porque não faz um debate sério, transparente à luz do dia sobre o seu projeto. Aliás, seu não, esse projeto foi desencavetado pois já existia há muito tempo. Frei Cappio é um homem sério, comprometido com o povo e que merece de todos nós brasileiros o nosso respeito e nossa solidariedade. Não se pode confundir um governo que mente todos os dias com uma pessoa que sempre se pautou pela coerência e pela fidelidade ao povo mais sofrido. Lula ao longo de seu mandato provou que não é confiável. E, quem acompanhou a primeira greve de fome sabe que Lula mais uma vez agiu de forma cinica como tem se habituado a fazer no governo. Todo apoio e solidariedade ao Frei Cappio! Vida longa a ele!!!!

Transposição

Posted by Procópio Mineiro at 2007-12-11 14:35

A atitude de D. Frei Luiz Flávio Cappio torna-se incompreensível, quando se sabe que a hierarquia católica das áreas que serão beneficiadas pela transposição apóia a obra. Tenho a impressão de que frei Cappio não está informado de toda a dimensão do projeto, que é um passo decisivo para a redenção dos sertanejos. É uma pena que os bispos e católicos favoráveis ao projeto estejam quietos, talvez para não expor ainda mais a inadequação do protesto do bispo da Barra. Como se sabe (quem leu o EIA/RIMA e o projeto de revitalização da bacia do S. Fracisco), a transposição, além de não ameaçar o rio, pereniza diversas bacias e servirá a milhões de brasileiros. E mais: é um golpe mortal no "coronelismo" nordestino, sobretudo pela reforma agrária que está prevista e pelo fim da política eleitoral e financeira do caminhão-pipa, uma das armas do voto de cabresto. Acaba também com as fortunas feitas pelas centenas de milhões de reais que cada seca rende aos que se aproveitam das verbas de emergência, dinheiro que vira iates de luxo, mansões, etc, no centro-sul e até no exterior. Infelizmente, parece que falta alguma informação a essa manifestação de frei Cappio. Quanto à falta de senso político dele, fica bem claro que ele não tem delegação de ninguém para obrigar o governo a "contratar" um acordo com ele sobre o projeto. Insuflar o bispo a manter essa escandalosa tentativa de suicídio é um pecado: contra Deus, contra milhões de nordestinos.

Transposição do São Francisco...EIA/RIMA

Posted by José Domingos at 2007-12-11 16:30

Ponho em dúvida as afirmações de qualquer Relatório de Impacto Ambiental pelaprópriametodologia que utilizam para avaliar a biodiversidade e que impactos sobre elas as obras vão impor (sou biólogo e sei que é necessário muito mais do que pequenas visitas ao campo para conhecer o estado de conservação de uma área, em especial de uma área tão grande quanto a que envolve a obra e tão biodiversa quanto pouco estudada que é a caatinga). Mas como não li o referido relato, não me vou ater a ele. O eixo norte do canal da transposição deve chegar ao Ceará e desaguar no rio Salgado, no sub-bacia do baixo Jaguaribe. O Salgado é afluente do do rio Jaguaribe, o qual é perenizado pelo recémconstruído açude público Castanhão. Saindo do Castanhão, existe um canal cercado e sem chafarizes que conduz a Fortaleza, distante em torno de 200 km de Fortaleza. Do sistema de açudes que abastace a capital, sai um canal (em fase de conclusão ou já concluído, não sei dizer) em direção ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Então, me parece claro para que fazer a transposição imediatamente. A demanda por água na região é do Pecém é muito grande, pois instalou-selá um pólo petroquímico uma siderúrgica e não menores empreendimentos são planejados. Concordo que a transposição possa ser feita, mas tem que ser feita de modo a não prejudicar os rios envolvidos, o que envolve ter cuidado com a mistura deáguas de diferentes bacias, pois as caracterísrticas fisico-químicas são diferentes, ter cuidado com a mistura de fauna e bioinvasão, pois esta é uma das maiores causas de extinção de espécies, ter cuidado com a redução do volume de água do rio e efeitos que isto terá no manguezal da foz do São Francisco, ter cuidado com o efeito de fragmentação da paisagem que tem o canal nas áreas que ele passar por último, mas não menos importante, esta água deve ser DEMOCRATIZADA, o que não vejo como sendo contemplado no atual projeto. Se o problema da fome e da situação precária em que vivem milhões de nordestinos fosse somente a escassez de água, ao longo de oásis como o São Francisco e o rio Jaguaribe não haveria fome. O problema maior é ingerência e falta devontadepolíticaderesolver a situação. Se agreve de fome do religioso intenta abrir o debate sobre alternativas para o semi-árido, ao invés de privatizar a água (pois esta não será gratuita para ninguém) e enviá-la para as industrias no Pecém, todo apoio à greve de fome!!! PS. quem quiser confirir algumasd as informações que disse aqui,visite: http://www.srh.ce.gov.br/canal-de-integracao OU http://www.ipece.ce.gov.br.

Nós temos uma Alternativa Diferente!

Posted by Soucorro Carneiro at 2007-12-12 09:19

É mesmo, pra que governo, deputado, principalmente numa democracia que só favorece a concentração de renda, a exclusão de milhões de pessoas as politicas públicas? Também sou filha de nordestina e já carreguei muita água na cabeça, já caminhei milhares de quilometros pra lavar roupas! Mas, sou contra essa transposição ofertada pelo (des)governo Lula. Meu irmãozinho, eu convido vc a conhecer as alternativa existentes e exitosas de convivencia com o semi-árido. Essas sim, garantem a pernamencia das pessoas no campo, é agua de qualidade, mas acima de tudo é alternativa viável onde as pessoas nordestinas são protagonistas e decidem coletivamente as ações, seja nos Fóruns, nas reuniões das comunidades, as pessoas estão presentes decidindo o que, quando, onde, quem faz, como, quanto gasta e qual a contra partida de cada comunidade envolvida ou beneficiaria. Isso é democracia com autonomia, é a sociedade construindo sua historia e contribuindo com a soberania do país. Não a transposição! Não a degradação! Não ao agronegocio! Sim a vida! sim ao povo ribeirinho! Sim a agua que dá vida ao rio, a historia. Unamos-nos contra a Transposição.

Bolão

Posted by Fabio at 2007-12-11 00:08

Vamos fazer um bolão pra ver até quando esse frei aguenta, eu acho que ele come escondido e deve aguentar um mes de "greve de fome". façam suas apostas, quem acertar ganha um litro de água transposta. eu disse transposta.

FREI CAPPIO

Posted by ELIZABETH SIGOLI at 2007-12-11 09:07

QUE IDIOTAS SÃO ESSES, QUE APREGOAM CONTRA UMA MISSÃO DE FÉ PARA SALVAR UM POUCO DO QUE RESTA DO PLANETA? POR ACASO CONSULTARAM O POVO, PRINCIPALMENTE OS RIBEIRINHOS SOBRE TAL ATITUDE? ISSO É DITADURA PORCA.

Morrer?

Posted by Flávio at 2007-12-12 20:02

Morrer que nada. Ele vai sair mais gordo do que entrou (comendo rapadura e farinha!) Igual à greve de fome de Garotinho, em 2006...

Desqualificar

Posted by Angela at 2007-12-11 08:34

Sera que todos estes que falaram anteriormente moraram proximo ou as margens do Rio São Francisco? O que da a entender é que a opinião dos Ribeirinhos(as) não vem ao caso, que o Frei esta defendendo uma vontade sua? Já sentaram para dialogar com o movimento que defende o Rio são Francisco e a convivencia com o semi-arido. Quando não temos resposta o melhor é desqualificar. Tenho pena é o que tenho a dizer, muita pena.

Desqualificar

Posted by Angela at 2007-12-11 08:35

Sera que todos estes que falaram anteriormente moraram proximo ou as margens do Rio São Francisco? O que da a entender é que a opinião dos Ribeirinhos(as) não vem ao caso, que o Frei esta defendendo uma vontade sua? Já sentaram para dialogar com o movimento que defende o Rio são Francisco e a convivencia com o semi-arido? Quando não temos resposta o melhor é desqualificar. Tenho pena é o que tenho a dizer, muita pena.

Transposição do Rio São Francisco

Posted by Franco at 2007-12-11 09:06

Aos que não entendem o movimento de Frei Cappio e ainda colocam comentários perversos, sugiro que procurem conhecer mais a realidade do rio, a realidade da população nordestina que sofre com a seca, a realidade que há por trás dessa mega-obra. O Governo Lula em comparação com o de FHC é até melhor, isso eu concordo, mas deixou de ser há muito tempo, o governo do povo. Eu como nordestino, conheço a realidade local e os anseios do povo ribeirinho e posso garantir, a transposição é desejada por poucos. Há outras formas mais rápidas e eficientes para abasteciemnto de água na região e, ao contrário do que comentaram, baseados cientificamente. Essa obra é um crime, mais uma forma dos políticos embolsarem dinheiro e assim como a contrução do Complexo do Rio Madeira, QUE SE DANE A NATUREZA!!! O pior é que ainda encontramos brasileiros que concordam com isso...

Transposição

Posted by Procópio Mineiro at 2007-12-11 15:07

Caro Franco, o emocionalismo não leva a nada. Por isso, a greve de fome do bispo desperta tanta incompreensão. A transposição é uma necessidade e talvez a de efeito mais profundo e duradouro para evitar o periódico drama humano nos períodos de seca. Talvez você não saiba, mas a maior parte dos brasileiros bebe água de transposição: eu, no Rio, bebo do Paraíba do Sul, sangrado a 200 km de distância para que 10 milhões de fluminenses tenham água para viver; os paulistas bebem água do Piracicaba e de outras transposições, e estas causam efeitos ambientais graves que a do São Fracisco não produzirá. Sem as águas de transposição, São Paulo não existiria. Deve-se parar a transposição que abastece São Paulo, o Rio, BH, Salvador, etc? O Rio São Francisco está um bagaço, mas a transposição, no trecho onde será feita, em nada altera a sobrevivência do rio, pois a água ali está num trecho entre barragens e a quantidade a ser extraída é mínima. O que está arrasando o São Francisco é o desmatamento em Minas Gerais e no Sudoeste da Bahia. A solução está em MG e BA, responsáveis pelo menor volume de água dos afluentes que alimentam o São Francisco. O projeto do Planalto para revitalização do S. Francisco exige a participação de Minas Gerais, sobretudo na conscientização dos municípios e dos fazendeiros, que estão torrando tudo para fazer carvão ou pasto para criar boi. Quem está secando o São Francisco são os que alteram o meio ambiente de MG e BA. Mas o governo mineiro, que é PSDB (o secretário de meio ambiente é o ex-ministro de meio ambiente de FHC) não está movendo uma palha para recuperar a região do Alto e Médio São Francisco. O próprio Estudo de Impacto Ambiental da transposição já avisa que o rio se tornará cada vez mais largo e raso, devido ao assoreamento, se nada for feito no Alto e Médio São Francisco para aumentar a produção de água nas bacias afluentes em MG e BA. A transposição em si, em nada altera a saúde do rio, pois no trecho onde será feita, com níveis de água reguladas pelas barragens da CHESF, ele está saudável. A questão é no Alto e Médio São Francisco. Mas não vi D. Cappio apelando às dioceses mineiras e baianas, aos governadores de MG e BA, prefeitos mineiros e baianos, aos fazendeiros mineiros e baianos para que reflorestem, criem matas ciliares, promovam obras de correção de certos rios afluentes. Esta seria agrande ação do bispo, se tivesse plena consciência do que realmente está em jogo. Mas ele se fixou (alguém o convenceu, malvadamente, disso) de que é preciso impedir a transposição. Se ele morrer, creio que os sertanejos não vão chorá-lo, pois a percepção é que ele escolheu o lado errado, dos interesses que se beneficiam das secas, das verbas das secas, das dificuldades de sobrevivência dos sertanejos. Alguns estão dizendo que o projeto não foi discutido. Pois foi. As audiências públicas só não ocorreram onde foram impedidas de acontecer por baderneiros que chegaram à agressão, manipulados por partidos conservadores, os dos coronéis do sertão. Eles não quiseram discutir, porque sabiam que não podiam rebater as conclusões técnicas do EIA/RIMA que mostram a plena viabilidade da transposição, sem ameaçar o rio.

Transposição do rio S. Francisco

Posted by Odlanir Cunha at 2007-12-11 09:08

Houve muitos estudos e muitas reuniões sobre o tema. Os nordestinos escolheram um caminho que atende milhões de pessoas a mais do que o atual programa do Governo Lula, que - no fundo - pretende atender um enorme aglomerado de indústrias cearenses. Haja dinheiro escondido nisso! Um grupo de cientistas nordestinos fez um enorme estudo, que constitui a redenção do semi-árido nordestino, gastando uma ninharia. Mas o Governo não quis ouvir, nem ler. Basta ver o que os Governos têm feito com a perfuração de poços de água: onde estão? Para quem serve a água? O sertanejo do semi-árido continua esperando sua água bendita, enquanto os Governos vão se sucedendo, só gagarejando. E, finalmente, surge o mais esperto de todos, mistura de Stalin com Rasputin barbudo, que tenta enfiar a transposição do rio S. Francisco na marra... Um dia os motivos de tanta confusão ficarão óbvios, assim como todos saberão que - num governo que defende a Reforma Agrária violenta - tem um Lulinha comprando 160 mil alqueires de terra no Mato Grosso e ficando sócio de usinas de biodiesel. Que Governo!!!!

quem é quem na luta pela transposição?

Posted by Flávio at 2007-12-11 10:04

O que me preocupa nessa campanha contra a transposição é ver o MST de braços dados com o agro-negócio do Vale do São Francisco e com o Aércio Neves, cujo governo financia ONGs como a "Projeto Manuelzão". Há alguns meses, essa mesma ONG organizou a "Caravana Contra a Transposição", um grupo de mais de 20 pessoas (entre as quais procuradores de justiça, professores universitários) transportadas de avião e hospedadas em hotéis, que fez um tour pelo pais para levar a "ingênua" mensagem dos que se preocupam apenas com o rio, mas esquecem os milhões de nordestinos que penam ano a ano em busca de água em lombos de jumento ou dependem de carros-pipa, numa região que, pelo menos há 40 anos está em estado de regressão econômica. Quem está mesmo ao lado do povo nessa luta? Vocês é que não estão. Falam de um agro-negócio que nem sequer existe, e o que já existe? Que polui o rio, que assoreia o rio, que desmata as margens do rio? Onde estão vocês quando a multinacional japonesa Itochu constrói um canal para irrigar com as águas do São Francisco mais de 100.000 hectares de terra, em pleno sertão nordestino, para plantar cana-de-açúcar? Por que, nesse caso, Dom Cápio não realiza greve de fome, não "jejua" por um dia sequer? E mais? Por que o MST não entra na luta pela transposição defendendo um projeto de reforma agrária nas terras que serão desapropriadas porque receberão as águas do São Francisco? Não seria muito mais lógico e politicamente defensável do que a posição atual que, no fundo, resultaria em deixar tudo como está no semi-árido? Essas preocupações de vocês são típicas de classe média, por isso, tão distantes do povo.

Reavaliam seus posicionamentos...

Posted by Eduardo at 2007-12-11 10:34

De fato, se quisermos realizar um debate democratico sobre esta tematica, sugiro que todos os companheiros conhecam a realidade do rio, de seus povos e das lutas historicas. É bom nós tratarmos com historicidade os fatos, as lutas e as reinvindicações. Conheço parte da bacia do Sao Francisco, principalmente a porção mineira da bacia. A situação hídrica, agraria, politica e social, não sao nada animadoras, e muito menos esperançosas, para essas pessoas que estao banalizando uma questao que ninguem, falo novamente, ninguem aqui tem a capacidade de falar em nome desse rio, a nao ser os proprio povo, que la vive, convive e co-evolui mutuamente com aquela realidade social. Parece que estamos querendo legitimar a nossa postura, que historicamente, foi ridicula na historia desse pais. Poucas sao as pessoas que relmente querem debater essa obra ignorante do governo. Vamos parar com esses dogmas e pensamentos duros, de achar que a obra é a unica alternativa para o Semi Arido. As pessas que falaram anteriormente nesta postura automata e atomistica, so desqualificam esses debate, que de fato é muito cmplexo. Dizer que a transposicao irá resolver os problemas do Semi Arido é de uma completa ignorancia. O tecnicismo do pensamento humano, e principlamente do governo, é que torna lamentavel esse comportamento dito democratico. Por acaso vcs vivem alguma democracia? Me desculpem, eu nunca vivi...

Reavaliem seus posicionamentos...

Posted by Eduardo at 2007-12-11 10:34

De fato, se quisermos realizar um debate democratico sobre esta tematica, sugiro que todos os companheiros conhecam a realidade do rio, de seus povos e das lutas historicas. É bom nós tratarmos com historicidade os fatos, as lutas e as reinvindicações. Conheço parte da bacia do Sao Francisco, principalmente a porção mineira da bacia. A situação hídrica, agraria, politica e social, não sao nada animadoras, e muito menos esperançosas, para essas pessoas que estao banalizando uma questao que ninguem, falo novamente, ninguem aqui tem a capacidade de falar em nome desse rio, a nao ser os proprio povo, que la vive, convive e co-evolui mutuamente com aquela realidade social. Parece que estamos querendo legitimar a nossa postura, que historicamente, foi ridicula na historia desse pais. Poucas sao as pessoas que relmente querem debater essa obra ignorante do governo. Vamos parar com esses dogmas e pensamentos duros, de achar que a obra é a unica alternativa para o Semi Arido. As pessas que falaram anteriormente nesta postura automata e atomistica, so desqualificam esses debate, que de fato é muito cmplexo. Dizer que a transposicao irá resolver os problemas do Semi Arido é de uma completa ignorancia. O tecnicismo do pensamento humano, e principlamente do governo, é que torna lamentavel esse comportamento dito democratico. Por acaso vcs vivem alguma democracia? Me desculpem, eu nunca vivi...

Jejum do Frei Luiz Capio

Posted by Lázaro Valente Rezende at 2007-12-11 11:04

Até quando vamos ter que perder verdadeiros irmão de fé, que acreditam no Projeto de Jesus: "EU VIM PARA QUE TODOS TENHAM VIDA E A TENHAM EM ABUNDÂNCIA" para que pessoas inescrupulosas, capazes de absurdos para conseguirem o que querem, independentemente das conseqüências que isso pode levar, tomem consciência de que foram eleitos para o benefício de todo o povo brasileiro e não de uma minoria que domina o resto da população? Pelo amor de Deus, caiam na real, o povo precisa de gente que governe com JUSTIÇA e não em benefício próprio. Conto com a responsabilidade governamental dos governantes desse país, pois o povo vai cobrar e caro se não for feito alguma coisa. Lázaro

O bispo de Barra quer morrer [amém!]

Posted by Flávio at 2007-12-11 13:19

O bispo de Barra quer morrer

O que pode explicar a atitude de Dom Luís Cappio, ao fazer uma segunda greve de fome contra a transposição do Rio São Francisco? Um bispo é um quadro político, um "general da Igreja", não age por acaso nem por impulsos repentinos.

Bernardo Kucinski

Dom Luís vai morrer. Na primeira greve de fome contra a transposição do Rio São Francisco ele ainda falava em negociação. Agora não propõe negociar nada. Exige que o Exército abandone o canteiro de obras e o projeto seja arquivado. Diz que se não for assim vai até o fim na sua greve de fome, que já dura 13 dias. O fim é a morte por inanição. É obvio que o que ele quer mesmo é morrer.

Um bispo não é um religioso qualquer, um ingênuo tomado pela crendice. É um quadro dirigente. Superou etapas formativas e seletivas, chegando ao topo da hierarquia católica. Estudou os clássicos. Sabe latim, grego e talvez até hebraico. Leu São Tomas de Aquino. Conhece filosofia; teoria política. É um general da Igreja . Seu gesto é o equivalente clerical do "pronunciamento" militar.

Dom Luiz deve saber que nenhum governo pode abandonar seu principal projeto de desenvolvimento regional. Deve saber também o que é um Estado laico. E o que é democracia. Que um governo democrático não pode ceder à chantagem, nem querendo. Se Dom Luís sabe de tudo isso, o que busca ele com o auto-sacrifício?

Esse é o grande enigma. Um denso mistério que provavelmente irá para debaixo da terra junto com seu corpo.

Podemos apenas especular.

Será que através do martírio extremo ele busca a glória pessoal? Talvez até a beatificação? Nesse fim de semana eram esperadas mais de dez mil pessoas em romaria ao bispo. Imaginem depois de morto? Certamente vai ser erguido ali um santuário. E ele vai virar um santo. Santo Cáppio. Um novo Padim Cícero do Sertão. Mas não pode ser isso. Um bispo tem estrutura mental e auto-disciplina para não se deixar levar pela soberba.

Talvez Dom Luís queira com sua morte dar sentido a um bispado que já não tinha vida. Hoje Barra é uma cidade morta. Já foi um florescente centro mercantil ao qual aportavam barcos plenos de mercadorias oriundas de todo o sertão. Enfim já foi um BISPADO de verdade, o promissor Bispado de Barra. Só que o bispado morreu, com o definhamento do próprio rio.

A decadência de Barra não tem nada a ver com o projeto de transposição de águas do São Francisco. Tem a ver com o que aconteceu antes, com os quatro séculos de depredação das margens do rio, o assoreamento e o declínio mercantil do Porto de Barra. Em todo o país antigos portos fluviais foram abandonados. Armazéns e casarões decorados com azulejos portugueses são hoje ruínas ou centros recuperados de turismo.

Aconteceu no delta do Parnaíba, no estuário do Amazonas, em Belém do Pará, no Rio Guaíba, em Porto Alegre. Aconteceu em Barra.

A diferença é que o Rio São Francisco ganhou um projeto que com a transposição de uma pequena fração de suas águas, poderá transformar o cenário de toda uma região, hoje miserável. E revitalizar o próprio rio, recuperando matas ancilares e canalizando esgotos de cidades ribeirinhas. Não colide com as ações pontuais e caridosas da Igreja, nem com o projeto do governo de construção de um milhão de cisternas, mas vai muito além.

A Igreja não acredita na salvação em terra, em mudar a realidade. Tudo é destino. Transformações profundas como as embutidas no projeto do São Francisco violam o desígnios de Deus. Violam o estado da natureza, o curso natural das águas. Violam o ecosistema, dizem os ambientalistas, usando outra linguagem, mas defendendo o mesmo imobilismo. O criacionismo os une. Deus Criou o mundo em seis dias. Não cabe ao homem mudá-lo. Além disso, o projeto não devolverá a Barra a glória perdida. Não vai reviver o bispado. O bispado está morto e acabado. O que o projeto pode dar a Dom Luis é a oportunidade de uma morte em Cristo. O martírio extremo, que redime os pecados ainda em vida. Não é pouca coisa.

O que o bispo busca é a expiação de suas culpas ainda em vida. Inclusive a culpa por não ter morrido na greve de fome anterior. Na culpa está a essência da fé católica, assim como da fé judaica. Judeus e católicos já nascemos culpados. Culpados de quê? De tudo. Do pecado de Adão. Do pecado de Caim. Da venda de José aos mercadores egípcios pelos seus próprios irmãos. Da libertinagem em Sodoma e Gomorra. Da adoração do Bezerro de ouro pelos seguidores de Moisés. Da crucificação de Cristo. Todos os grandes mitos da bíblia são construídos em torno do pecado.

E tem mais. Tem a culpa por deixarmos que fosse destruído o Segundo Templo. Pelos pogroms. Pelo massacre dos Incas e Aztecas e o saque de suas riquezas. Pela Santa Inquisição, que em nome da fé perseguiu, torturou e matou nas fogueiras milhares de cristãos novos. Pela escravização dos negros. Pelo apoio de Pio XII aos nazistas, ao General Franco e aos genocidas croatas. Pela mãozinha dos bispos católicos aos torturadores militares argentinos e chilenos. Pela pedofilia. Pela ostentação da Santa Madre Igreja.

E mais ainda: a culpa por termos sobrevivido à ditadura, enquanto tantos dos nossos morreram. Por estarmos vivos. Pelo aquecimento global. Pelos crimes do estalinismo e do Khmer Rouge. Pelo massacre de Ruanda. Pela miséria e a prostituição infantil. Pelo neoliberalismo. Culpas não nos faltam, assim como não faltam ao bispo de Barra. A diferença é que Dom Luís descobriu como as expiar ainda em vida.

Paradoxalmente, Dom Luís cometerá um último pecado no momento exato em que seu derradeiro suspiro o redima das culpas anteriores: o pecado de tirar a própria vida.

A vida nos foi dada por Deus e só Ele pode tirá-la.

Que Deus o perdôe, assim como perdoará os emuladores de seu auto-sacrifício: o MST, a CPT, a CIMI, certos políticos e alguns jornalistas, tanto da grande imprensa quanto da alternativa. Eles não sabem o que fazem.

Bernardo Kucinski (Carta Maior) http://www.cartamaior.com.br/templates/colunaMostrar.cfm?coluna_id=3785

O Governo não pode levar em conta

Posted by Felipe Prestes at 2007-12-11 15:09

Não vou comentar o mérito da greve de fome, se a transposição é válida ou não. Não entendo nada do assunto e não adianta algum especialista me dizer alguma coisa por que com certeza há especialistas de lado a lado. Vou comentar a atituda do bispo, a qual não pode ser levada em conta e é, sim, anti-democrática. Se o Governo também foi anti-democrático, e é bem possível que tenha sido; se o projeto vai beneficiar grandes empresários em detrimento da população local - e é bem provável que assim seja - que trate-se de se resolver isso de forma democrática, com as ações legais que se possa tomar e com o poder de pressão que se possa exercer. Greve de fome não é pressão, é chantagem. A decisão pessoal de alguém parar de comer não pode ser atribuída a este ou aquele Governo.

Esse frei é candidato a o quê mesmo?

Posted by Marcelo de Souza at 2007-12-12 09:46

Durante anos se falou que a solução viável para a seca em algumas regiões seria a transposição do S.Francisco. Os governos anteriores não fizeram porque dar água para o povo impediria que os coronéis continuassem sendo eleitos em troca da água. Agora que apareceu um governo disposto a ir contra os coronéis e fazer a transposição, beneficiando o povo, vem um frei dizer que é ruim. Engraçado. Onde estava esse frei nos governos anteriores, quando os FHCs da vida matavam os nordestinos de fome? Ou seá que a igreja também tem seus interesses escusos. Afinal, a miséria leva o homem a procurar ajuda divina. Se houver água, a população vai conseguir produzir, melhorar de vida e parar de idolatrar o senhor frei. Não se enganem. Esse frei deve ser candidato a alguma coisa nas próximas eleições. Ganhou notoriedade e agora quer tirar proveito. A igreja católica é isso.

Frei candidato?

Posted by Procópio Mineiro at 2007-12-12 14:04

Certamente, o bispo Cappio não candidato a posto eleitoral, mas seu misticismo o candidata a mártir, o que ele decididamente já escolheu ser. Mas, se ele adotou essa posição inexplicável de autoflagelação pela fome, há bispos, vários, que apóiam a transposição, pela significação social que representará a perenização de bacias fluviais que secam no verão. A Igreja não quer famintos para ter fiéis. A história da Igreja mostra o contrário. Mas, neste caso, temos um bispo mal informado posicionando-se contra o povo nordestino, em nome da defesa de um rio que não será prejudicado pela transposição. A greve de fome dele tinha que ser bem ao sul, em Minas, para que ali se dessem as providências que vão revigorar o rio: reflorestamento, basicamente, pois a ganância transforma as matas em carvão há muito tempo para suprir indústrias de vários tipos. Agora que um desembargador/juiz sergipano (os sergipanos estão fora do projeto de transposição e decidiram boicotar o projeto de todo jeito, assim como os baianos, alagoanos e mineiros) mandou paralisar a obra, há muitas champanhas estourando em mansões dos coronéis. Continuarão a existir verbas de emergência para a seca que irão para seus bolsos e alimentarão seus negócios. Quanto aos nordestinos, consolem-se com esse lema desumano que a campanha antitransposição concebeu: virem-se! Ou propriamente: aprendam a conviver com o semi-árido... Como se o sertanejo já não soubesse conviver com o semi-árido desde o século XVI... Mas certamente gostaria de ter rios perenes, de ver melhorada a sobrevivência. Para os que seriam beneficiados com a reforma agrária ao longo dos canais de transposição (centenas de milhares de famílias), a mensagem desse desembargador sergipano do TRF é bem simples: continuem vaqueiros dos coronéis, continuem a votar sob cabresto em troca de caminhões-pipa, continuem a acreditar que a vida é assim mesmo...

Governo Lula

Posted by Wagner Lacerda at 2007-12-12 15:29

O maior governo da história desse país usa sempre a mesma tática. Quando "não vai por bem, vai por mal"... Afinal, quem somos nós para questionar as decisões de nosso magnífico líder? Ele tudo sabe e tudo vê! Para aprovar o REUNI nas universidades públicas a tática do nosso presidente tem sido a mesma. Os "legítimos" conselhos universitários votam a maravilhosa proposta para destroçar com o ensino público superior do Brasil sempre cercados por força policial. E se alguém resolve questionar, é, no ato, tachado: "radical, terrorista, fundamentalista". E continua nosso amado líder não vendo nada do que acontece à sua volta, dizendo que não disse o que disse, doando nossas resevas de petróleo (ato antes condenado), defendendo CPMF (ato antes condenado) e se gabando de não ter estudado, dentre outras maravilhas. Ah, beleza!!!!! Claro sou eu que estou erredo e não estou vendo quão espetacular é nosso guia...

No mais, um governo que tem suas posiçõs defendidas por um Geddel Vieira Lima... Não precisa dizer mais nada, não é mesmo?

povo com luta pacifica, governo chama exercito...

Posted by diogo at 2007-12-13 07:52

me julgo nao conhecedor da situacao dos ribeirinhos do rio sao francisco e tambem da situacao do proprio rio e o que tem de biodiversidade ao seu redor, mas uma coisa é certa, existe alguem que esta chamando o povo basileiro para pensar a respeito dessa tao "esperada" transposicao para ACABAR de vez? com o problema da agua no semi-arido, mas sera que isso vai beneficiar o POVO realmente. no regime militar, teve um projeto parecido, so que ao invez de deslocar o rio eles encanaram nao sei quais rios para acelerar a agricultura na regiao, mas cade aqueles projetos...., o que o frei propoe nao é o fim da transposicao mais sim um esclarecimento para a populacao por parte do governo em relacao a quem realmente isso vai beneficiar, o povo ou as industrias, por que deve-se considerar a guerra fiscal entre os estados em relacao a empresas, né. a greve alimentar do frei é uma greve legitima, gandhi tambem realizava greves do genero para impor ao governo britanico o desejo do povo indiano, Cappio faz a mesma coisa, greve alimentar para mostrar ao governo que tem pessoas insatisfeita com o que esta sendo feito e tambem para mostrar o desejo do povo ribeirinho. sendo assim o povo desenvolve uma luta pacifica, buscando dialogo, o goverdo uma luta armada impodo a forca dos canhoes, acho que deve existir um dialogo entre as duas partes pois isso ainda vai dar o que falar, nao pode ser agora mais sim futuramente..... viva o frei Cappio...

Vivência

Posted by Ana Caroline at 2007-12-27 18:01

Só quem vê a diminuição da qualidade e quantidade de peixes e vê que comer se torna um problema a ser resolvido; só quem vê a falta de água ENCANADA e não a falta de água; só quem vê a foz do São Francisco (na comunidade do Cabeço em SE) ser invadida pelo mar com a construção de barragens e desvio de águas; só quem vê o volume do rio na foz baixar a ponto de ver mato crescendo dentro do rio por conta do desvio de águas; só quem participa de reunião com políticos e instituições públicas vê como o descaso pelos ribeirinhos está presente nas suas falas; só quem vê a poluição da carcinocultura e fazendas de coco e gado em torno do rio (que serão beneficiados com a transposição); só quem passa fome entende porque esse projeto de transposição está errado.

Existem muitos projetos alternativos de REVITALIZAÇÃO do rio e o diálogo não foi aberto. As obras foram impostas e imposição não faz parte do tão citado governo democrático. Ainda acredito no Lula, mas ele só não faz um governo, principalmente com tanto economista, fazendeiro e empresário metido nessa história.

Já tive o desprazer de conversar com o ministro da Integração Nacional e registro meu profundo desprezo por todo esse processo. Qualquer ato de não-violência contra a transposição é necessário para manter na mídia essa discussão, principalmente quem é do sudeste e não entende nada disso porque não vivencia as mazelas dos problemas do rio e dos que virão com a transposição.

Gobierno de Lula ataca a Mons. Cappio

Posted by Clodomiro Siller at 2008-01-02 14:22

La democracia representativa se inició en Inglaterra. Poco a poco tal democracia, que operativizaba en la sociedad el poder del pueblo todo, donde se ha instalado, ha transitado a representar solamente los intereses de los ricos, de los poderosos, de las grandes empresas, de la globalización.

La humanidad requiere ya otra forma de gobierno. La pobreza y los pobres son una inmensa masa. Para que el mundo cambie quizá necesitamos la masacracia.


Powered by Plone CMS, the Open Source Content Management System

This site conforms to the following standards: