:: Página Inicial » Agência Brasil de Fato » Internacional » Imigração ilegal vira crime
Document Actions

Imigração ilegal vira crime

by Admin last modified 2009-07-03 14:39

A lei também autoriza a criação de patrulhas de cidadãos para ajudar a Polícia a manter a segurança pública


03/07/2009


Desirèe Luíse

De São Paulo, da Radioagência NP


O Parlamento italiano aprovou, nesta quinta-feira (02), uma lei que criminaliza a imigração ilegal. De acordo com a lei, quem entrar ou permanecer no país sem permissão será punido com uma multa que varia de 5 mil a 10 mil euros – cerca de R$ 13 mil a R$ 27 mil. Aqueles que acolherem imigrantes ilegais, ao alugarem quartos, por exemplo, poderão ser condenados a até três anos de prisão.


A lei também autoriza a criação de patrulhas de cidadãos para ajudar a Polícia a manter a segurança pública. Além disso, foi aumentado o período de permanência de imigrantes ilegais em centros temporários de detenção e expulsão, passando de dois para seis meses.


Mais de 36 mil imigrantes chegaram à Itália no último ano, o que significa um aumento de 75% em relação a 2007. O governo diz que muitos não têm condições de se sustentar, e afirma que o país não pode arcar com esses custos.


As novas medidas foram duramente criticadas por grupos de direitos humanos. O Vaticano também questionou a lei. Declarou que a nova política migratória italiana foca na questão criminal e deixa de lado a integração.

Comentários - 1

Página 1

1 James Carlos - 06-08-2009 - 19:55:01h

Imigração Ilegal
Eu não jugo os imigrantes que buscam melhores condições de vida. Mas os paises ricos como os EUA, Federação Russa (que ocupa o segundo lugar, depois dos EUA, de paises que mais recebem imigrantes), Alemanha, Itália, etc; apenas se defendem da entrada ilegal em suas terras tentando organizar o fluxos populacionais e enfrentando problemas de ordem econômico-social.

O número de imigrantes dobrou nas últimas três décadas. e superou o patamar de 190 milhões em 2005, o que equivale a 3% da populaçao mundial.

Hoje milhões de pessoas deixam os paises pobres em busca de conforto e segurança. Levando os paises rícos a tomarem medidas extremas, endurecendo a política de migração, e, como os EUA, que construiu um muro de 12 kilômetros erguido na cidade norte-americana de San Diego, na fronteira com o México.