You are here: Home Agência Brasil de Fato Internacional Saiba mais sobre os Tratados de Itaipu
Document Actions

Saiba mais sobre os Tratados de Itaipu

by jpereira last modified 2008-04-29 16:56

A usina de Itaipu surgiu no contexto de geração de energia em grandes barragens nos anos 1970

A usina de Itaipu surgiu no contexto de geração de energia em grandes barragens nos anos 1970



Os Tratados de Itaipu binacional foram firmados no primeiro ano da alta do petróleo – quando o mundo vivia até então 30 anos de acumulação capitalista ininterrupta. O tratado foi assinado em abril de 1973, por ambos regimes ditatoriais, Stroessner, no Paraguai, e Médici, no Brasil. A potência instalada da usina é de 14.000 MW (megawatts). Entrou em funcionamento no ano de 1984, respondendo por 20% da energia consumida no país.

O processo anterior à assinatura dos tratados aponta para uma discussão em torno do território fronteiriço entre Brasil e Paraguai. O projeto de Itaipu, de início, seria realizado apenas no Brasil, mas houve a pressão do país vizinho para que os dois dividissem o projeto, exigindo os direitos sobre território e as águas a ser utilizadas.

As barragens de Itaipu encobrem ainda uma pendência de uma área de 20 quilômetros de fronteira que acabou inundada pelo reservatório de Itaipu, em 1982. As águas cobriram praticamente todo o território em disputa, junto com as cataratas das Sete Quedas (cataratas que o Brasil, de início, considerava apenas sua). Ambos os países consideram a área de 20 quilômetros “território em litígio”.

Itaipu surge no contexto de geração de energia em grandes barragens nos anos 1970, como é o caso da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, no Rio São Francisco, que causou o deslocamento de 70 mil pessoas, ou então a UHE de Tucuruí, ao norte do país, o que deixou um rastro de resistência popular, pelas pessoas que foram atingidas e seguiram se organizando.



Powered by Plone CMS, the Open Source Content Management System

This site conforms to the following standards: