:: Página Inicial » Agência Brasil de Fato » Nacional » “Cerrado é fundamental para as florestas”, diz pesquisadora
Document Actions

“Cerrado é fundamental para as florestas”, diz pesquisadora

by paula — last modified 2008-06-11 13:34

Bioma abriga a nascente das três principais bacias hidrográficas da América Latina


11/06/2008


Michelle Amaral

Da Redação


Embora tenha uma rica biodiversidade, o Cerrado não está entre os biomas brasileiros protegidos pela Constituição, caso somente da Floresta Amazônica e da Mata Atlântica. “Pouco se fala sobre a preservação do Cerrado, existe uma portaria que visa a sua inclusão nos biomas protegidos, mas está em tramitação na Constituição há 5 anos”, ressalta Jeanine Felfili, professora do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade de Brasília (UnB).

A pesquisadora aponta o agronegócio como a principal causa do desmatamento nesta região. Para ela, o bioma não conseguirá resistir às pressões agrícolas sem a criação de unidades de conservação que funcionem de fato. Ela defende também a ampliação do tamanho das reservas da região. “Enquanto as da Amazônia são de 1 milhão de hectares, as reservas do Cerrado são todas pequenas, não passam da casa do milhar. Uma família de onças não consegue viver em um parque nacional”, exemplifica.

O Cerrado compreende a grande região que abrange o sul do Estado do Pará, sudeste do Amazonas, norte do Mato Grosso e pequenas faixas a leste de Rondônia e oeste de Tocantins.

Mas, de toda a sua extensão, apenas 2,6% é protegida por Unidades de Conservação. Já a Amazônia tem 12% de sua área em conservação.

A situação hoje já é grave. Segundo um estudo feito pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), metade do Cerrado está degradada. Outros institutos não-governamentais apontam até 70% de degradação. “Mesmo que o correto seja os 50%, considerando-se que a degradação do Cerrado começou nos anos 70, é considerável o avanço do desmatamento”, ressalta Jeanine.


Caixa d´água

“Para o mundo, a Amazônia é importante pelo clima e pela grande biodiversidade. Mas para que ela seja mantida, é necessário o equilíbrio nas águas. O Cerrado está em áreas altas e abriga a nascente das três principais bacias hidrográficas da América Latina: Tocantins, São Francisco e rio da Prata. Para que as florestas sejam mantidas, é necessário que o Cerrado seja preservado também”, acrescenta a professora.

Donald Sawyer, assessor do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) e também professor da Universidade de Brasília (UnB), ressalta que o Cerrado tem a função de caixa d'água, pois os principais rios nascem e crescem na região antes de seguirem para as bacias hidrográficas. Além disso, a sua degradação pode trazer enormes prejuízos na geração elétrica. Sawyer afirma que cerca de 95% da população brasileira depende da energia gerada pelas águas do Cerrado.

O professor alerta que “se o desmatamento interromper os fluxos de umidade atmosférica que passam da Amazônia para o Sudeste e o Sul do Brasil, será uma calamidade para o Centro-Oeste e o Sudeste”. Isso porque as nuvens da chuva que vêm do norte poderão não chegar mais com umidade suficiente para manter a agricultura e o abastecimento. “São os rios voadores que transportam a umidade atmosférica do Atlântico para levar chuva às regiões Sudeste e Centro-oeste”, completa.

Sawyer acrescenta ainda que o desmatamento no Cerrado gera emissões significativas de carbono. Ele explica que o solo da região é rico em carbono e emite uma considerável quantia de carbono, principalmente durante as secas ou em áreas desmatadas. Segundo ele, a expansão do agronegócio se dá principalmente pela pecuária e pela agricultura, no cultivo de soja, algodão, cana-de-açúcar e eucalipto. “O desmatamento é galopante no Cerrado, que é a savana mais rica em biodiversidade do mundo, com um potencial de utilidade no contexto do aquecimento global, uma vez que suas espécies são resistentes à seca e ao calor”, alerta.


Comentários - 4

Página 1

1 Igor de Carvalho - 12-06-2008 - 16:41:13h

Ocupação do Cerrado com produção e preservação

Acho importante salientar o potencial de uso sustentável da biodiversidade do Cerrado (pequi, mangaba, cagaita, buriti, araçá, babaçu, faveira, plantas medicinais diversas etc. etc. etc.). Diversas experiencias apontam para a possibilidade de ocupação sustentável do bioma, a partir de Reservas Extrativistas, Assentamentos Agroextrativistas, Terras Indígenas, Territórios Quilombolas e comunidades rurais diversas, aliando-se produção, geração de benefícios sócio-econômicos e proteção aos recursos naturais.

2 gaby - 06-09-2008 - 10:11:57h

cerrado

e importante

3 ALN - 04-06-2009 - 20:06:06h

cerrado
SIM ELE IMPORTANETE

4 João Batista Brússolo Jr. - 15-06-2008 - 00:55:22h

Ecótonos do Pacífico ao Atlãntico

Essa renda em volta da Floresta Amazõnica, bordando os altiplanos bolivianos e adentrando o Mato Grosso, Rondõnia, sul do Amazonas e do Pará, o Araguaia e o Tocantins, sul do Maranhão, do Piauí e do Ceará, descendo o espinhaço da Serra Geral para a Bahia, nos contafortes da Chapada da Diamantina, formam uma linha sinuosa e graciosa de território-biodiverso entre os Campos de Altitude Andino, Cerrado, Floresta e Caatinga Nordestina. Um vasto território na direção oeste-leste que precisa ser demarcado e referenciado como "Transição de Biomas Planetários" e ser reconhecido como região de ecótonos livres de exploração agro-pastoril-mineral, pelos próximos 100 anos. Até que as Universidades regionais, estaduais, e nacionais possam ter um completo "dominium" do conhecimento científico e os povos tradicionais que habitam esses ecótonos possam se apropriar de todo o modo de produção, tecnologias e manejos adequados dos solos, rios, bosques, flora e fauna desse imenso Corredor Latino-Americano.