You are here: Home Agência Brasil de Fato Nacional Déficit habitacional na cidade de São Paulo ultrapassa um milhão de moradias
Document Actions

Déficit habitacional na cidade de São Paulo ultrapassa um milhão de moradias

by Michelle Amaral da Silva last modified 2008-08-07 13:34

Segundo o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Douros, a situação exige uma política nacional de desapropriação de terrenos ociosos e subsídios para financiamento de moradias para famílias de baixa renda

Segundo o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Douros, a situação exige uma política nacional de desapropriação de terrenos ociosos e subsídios para financiamento de moradias para famílias de baixa renda


07/08/2008


Juliano Domingues,

de São Paulo (Radioagência NP)


Mais de três milhões de paulistanos vivem em aproximadamente 1.5 mil favelas e nos mais de mil loteamentos irregulares da cidade. São pessoas que ocupam áreas com infra-estrutura urbana precária, à espera de regularização. Boa parte ocupando mananciais que, por lei, não podem ser urbanizados. Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o déficit habitacional na capital pode chegar a 1.5 milhão de moradias.


Recursos listados no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e no Fundo Nacional de Habitação devem investir cerca de R$ 1.7 bilhão em moradia no Brasil - com o objetivo de urbanização das favelas. Tal oferta de crédito, por um lado aquece o mercado imobiliário, mas por outro pode gerar mais especulação imobiliária e encarecimento do preço de terrenos na cidade, fato que inviabiliza a compra de lotes pela população de baixa renda.


Segundo o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Douros, a situação exige uma política nacional de desapropriação de terrenos ociosos e subsídios para financiamento de moradias para famílias de baixa renda.


“86% do déficit habitacional se concentra em famílias que ganham até três salários mínimos e a maioria dos programas existentes não envolvem essas famílias. Isso só pode ser feito com subsídio, porque essas famílias, devido a sua situação econômica, não têm capacidade de adquirir um financiamento.”


Guilherme adverte que setores ligados à construção civil devem atuar no financiamento da campanha dos candidatos à prefeitura em São Paulo, em troca de favores, fato que contribui para agravar ainda mais a especulação imobiliária na cidade.


Powered by Plone CMS, the Open Source Content Management System

This site conforms to the following standards: