:: Página Inicial » Agência Brasil de Fato » Nacional » Instituto Millenium, catalisador de ideias conservadoras
Document Actions

Instituto Millenium, catalisador de ideias conservadoras

by Admin last modified 2009-09-30 15:53

Apoiado por barões da mídia e das finanças, organização pretende promover ideais como a economia de mercado e a meritocracia


30/09/2009


Adriano Andrade,
do Rio de Janeiro (RJ)


Antes do golpe civil-militar de 1964, houve no Brasil duas instituições de atuação interligada: o Instituto Brasileiro de Ação Democrática (IBAD) e o Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais (IPES), financiados por empresários nacionais e estadunidenses. Embora não tenham resistido até o golpe, foram responsáveis por promover a agitação intelectual que nele resultou. Em 2005, surge no Rio de Janeiro uma instituição em diversos aspectos semelhante. O Instituto Millenium foi criado como um think tank, uma organização para promover ideais de direita. Defendem a propriedade privada, a economia de mercado, a democracia representativa e a meritocracia. Embora não possuam vínculo formal, é o principal entusiasta da entrada da UnoAmerica no país, ao lado da Academia Brasileira de Filosofia.

O instituto é presidido por Patrícia Carlos de Andrade. Ex-mulher de um ex-integrante do Banco Central, foi analista de economia e política nos bancos Icatu e JPMorgan. Há quatro anos passou a se dedicar de forma voraz à construção do Instituto Millenium. Patrícia é filha do falecido jornalista Evandro Carlos de Andrade. Em 1995, ele passou a coordenar a Central Globo de Jornalismo e sua gestão é tida como responsável por dar maiores feições de “imparcialidade” e “seriedade” ao jornalismo global – na verdade, parcialidade hipócrita e defesa mascarada dos interesses da burguesia.

Os vínculos do instituto com a grande mídia não param por aí. Entre os dez principais mantenedores, estão João Roberto Marinho, das Organizações Globo, Roberto Civita, da Editora Abril, e Washington Olivetto, da W/Brasil. O Conselho Editorial é capitaneado por Eurípedes Alcântara, diretor de redação da revista Veja. Entre os integrantes, está Pedro Bial, o comentarista de múltiplos assuntos Carlos Alberto Sardenberg e o intelectual preferido da direita Demétrio Magnoli. Os “especialistas” propagandeados pelo instituto também têm passagem frequente pela mídia. Quando o assunto era a criação da CPI da Petrobras, por exemplo, Alexandre Barros era a voz do momento. Foi o governo federal anunciar suas políticas para o pré-sal, Adriano Pires, também indicado pelo instituto, ganhou projeção nos telejornais considerando ruim o projeto, porque seria “estatizante”.

O gestor do fundo patrimonial é ninguém menos do que Armínio Fraga, presidente do Banco Central de 1999 a 2002. Seu antecessor, Gustavo Franco, também integra o time. Entre os membros do instituto também estão os delegados da UnoAmerica no Brasil, Heitor de Paola e Graça Salgueiro. Já entre os mantenedores, Jorge Gerdau (Gerdau), Sergio Foguel (Odebrecht), Pedro Henrique Mariani (Banco BBM), Salim Mattar (Localiza), Marcos Amaro (Amarco Participações – TAM), Maristea Mafei (Máquina de Notícias) e William Ling (Petropar). O instituto promove anualmente o que chamam de “Dia da Liberdade de Impostos”. Para se ter uma ideia do nível de conservadorismo de seus integrantes, Patricia, Heitor e Graça assinaram, em 2002, o “Manifesto contra a ditadura esquerdista na mídia”, de Olavo de Carvalho. O documento protestava contra um suposto predomínio de valores progressistas na mídia brasileira. (AA)


Comentários - 9

Página 1

1 maísa paranhos - 01-10-2009 - 01:42:15h

o ignóbil discurso da direitona
O meu comentário está nos comentários referentes ao artigo "Organização de extrema direita ronda o Brasil".
Recomendo que leiam o artigo e os comentários. E,tb, que fiquemos atentos e de prontidão porque a direita tem inicialmente um aspécto folclórico e posteriormente dramático. Não deixemos que isso aconteça.

2 Sun Tzu - 01-10-2009 - 15:44:51h

aprofundar...
Tai uma questão que a esquerda brasileira pouco se detem: a análise de nossos inimigos. Poucas são as publicações e estudos que buscam analisar como se organiza pensa e age essa direita. É algo a ser aprofundado...

3 Marcelo - 01-10-2009 - 19:28:04h

Direita
O dia que a esquerda fizer isto tu te tornarás de direita - quando era de esquerda e comecei a ler e estudar o que era direita me tornei de direita. Descobri que a esquerda esconde a verdadeira direita e que esquerdistas não sabem o que é direita - FATO!

4 serafim da costa - 01-10-2009 - 18:27:12h

instituto millenium.,...
Antes de mais nada é preciso concluir que a direita no Brasil não "existe". Num país repleto de pensamente conservador , de direita , não se fala na direita. A palavra direita para se referir a políticos é só para políticos de direita de outros países. Isto é uma armadilha da mídia. Mas o pior de tudo é que a maioria da esquerda cai nessa armadilha e não usam comumente se referir aos seus tradicionais adversários como - a direita , fulano de tal , de direita , o pensamento da direita ,a direita quando governa faz assim, etc.etc.etc. Para mim este é o primeiro passo. Por favor senhores , comecem a fazer isso e ao mesmo tempo explicar que quando a direita governa como ela age em relação aos interesses da maioria do povo. Será que isto é dificil?

5 Instituto Millenium - 02-10-2009 - 10:25:16h

Marcelo
Acho um erro classificar os políticos, os indutores de opinião publica e outras personalidades Brasileiras como sendo de direita ou esquerda. É notório que hoje aqui existem bandidos travestidos com ideais politicos de direita e esquerda. Fato que não muda o caráter do indivíduo. O mais difícil é reconhecer quem presta e quem não presta na hora da eleição. O que pode transformar a realidade nacional são ideais distantes dos nossos governantes nos últimos 40 anos. Infelizmente a honestidade, ética de conduta, moral, valorização do trabalho, e respeito a constituição nacional, não são perfis bem vistos pelo atual governo nem pelos passados. Gostaria de poder acreditar no governo atual da mesma meneira que acreditei na década de oitenta e início de noventa, quando tinha orgulho de ostentar o boton com a estrela do PT no peito.

6 Leandro Ramos Benfatti - 02-10-2009 - 19:40:08h

Concordo com o Marcelo
VC tá certo Marcelo, eu penso da forma que vc, pois a maioria dos políticos, sejam eles de direita ou de esquerda,só pensam em si mesmos e não estão nem aí pro povo, que está desempregado, sem saúde, nem moradia dignas de cidadãos brasileiros. E o pior é que a Educação está sucateada por culpa de TODOS os governos: militares, Sarney, Collor, Itamar,FHC,Lula, Serra Kassab, Marta Súplicy... TODOS ELES, DIREITA E DE ESQUERDA até hoje nunca fizeram NADA pelo povo. O BRASIL É REALMENTE UMA VERGONHA!!! Porém, o PT de hoje não tem nada a ver com o PT dos anos 80, que era radical, mas BEM COERENTE, ele hoje é o partido dos mensalões, mensalinhos e outros escândalos de corrupção...
Abraços!!!

7 Antonio - 05-10-2009 - 21:04:20h

Pedro Bial?!?!?!
Como eh q pode um palerma desses que fica apresentando aquela porcaria de Big Brother que só tem mulher gostosa e nada de cultura fazer parte de um instituto que fala de coisas sérias e importantes. Mas que porcaria, esse Bial é tão sem noção que acha que ser mendigo é melhor que ser um daqueles senhores da era feudal. Já que é assim, porque ele não vira mendigo ao invés de ficar falando besteira e apresentando programas fúteis??

8 Denise de Abreu - 08-10-2009 - 13:36:55h

Patrícia Binominal
Achei muito interessante essa senhora que é responsável pela atuação do Instituto Milenium chamada
Patrícia CARLOS DE ANDRADE, cujo pai se chama Evandro CARLOS DE ANDRADE, ter de usar o prestígio do pai
usando parte do nome do mesmo para poder aparecer neste mundo de incrível beleza mas que está ficando feio por causa da insegurança e falta de personalidade de alguns de seus habitantes, pois não conseguem, por méritos próprios, vencer na vida e ficam sendo xerox de outros com mérito, os quais imitam, usam a imitação como fachada de talento que não possuem, e tentam a todo o momento, convencer o mundo que são os reism da cocada preta...Mediocres, jamais conseguiram superar aqueles os quais imitam. São sombras amorfas e destituidos de amor próprio, auto-estima e não conseguem se amar, pois vivem das migalhas afetivas dos outros.Assim, suas vidas são e sempre serão uma imitação da vida de outrém.Que Deus se apiade de suas almas!

9 Artur - 09-11-2009 - 16:01:46h

Direita?
Acho que sua tentativa de defasar as opiniões do Instituto Millenium citando nomes por trás do mesmo foi muito infeliz, uma vez que praticamente todos os nomes acima mencionados são de pessoas que se destacaram em suas áreas, que cresceram ou manteram um grande negócio ou notável carreira, basicamente o tipo de gente que efetivamente influencia os rumos do país, que são muito bem qualificados para sustentarem suas opiniões.
Por outro lado, os nomes que sustentam opiniões divergentes geralmente estão ganhando muito dinheiro manuseando o poder político das massas, sem nem se darem ao trabalho de limparem o sangue das mãos, jornalistas traumatizados com a ditadura em que não viveram e professores de história de ensino médio.

Powered by Plone CMS, the Open Source Content Management System

This site conforms to the following standards: