You are here: Home Agência Brasil de Fato Nacional Nas capitais, PT elege seis e PMDB está em mais segundos turnos
Document Actions

Nas capitais, PT elege seis e PMDB está em mais segundos turnos

by Michelle Amaral da Silva last modified 2008-10-06 12:58

O PT foi o que mais fez vitórias no primeiro turno, enquanto o PMDB tem mais candidatos posicionados no segundo turno, cinco no total


 O PT foi o que mais fez vitórias no primeiro turno, enquanto o PMDB tem mais candidatos posicionados no segundo turno, cinco no total

06/10/2008

Anselmo Massad
Fórum

 

A base aliada do governo no Congresso Nacional encabeça chapas em 10 das 11 disputas de segundo turno para prefeitura das capitais do país. Dessas, cinco serão feitas entre partidos da base. Apenas no Rio de Janeiro duas forças de oposição no plano federal disputam o cargo. Dos 15 eleitos no domingo, apenas três não são liderados por representantes da base de apoio do governo Lula.
 
 O PT foi o que mais fez vitórias no primeiro turno, enquanto o PMDB tem mais candidatos posicionados no segundo turno, cinco no total. Por isso, o PMDB é o único partido que pode superar o PT em número de gestões de capitais, podendo atingir sete prefeituras.
 
 Com os seis candidatos já eleitos em Fortaleza (CE), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC) e Vitória (ES), o partido do presidente Lula pode chegar a nove capitais se seus três candidatos que disputam segundos turnos vençam, em São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA).
 
 O PSDB pode ter prefeito em até cinco capitais, sendo que já conquistou duas – Curitiba (PR) e Teresina (PI) – em primeiro turno. O PSB vem a seguir, com dois já eleitos – Boa Vista (RR) e João Pessoa (PB) – e na disputa em mais duas capitais – Belo Horizonte (MG) e Macapá (AP).

Nas duas maiores cidades do país, a eleição do futuro prefeito ocorrerá em segundo turno. O destaque do primeiro turno foi a arrancada de candidatos que disputam o cargo. A maior surpresa aconteceu em São Paulo, onde o atual prefeito Gilberto Kassab (DEM) aparecia em segundo lugar nas pesquisas, inclusive na boca-de-urna, mas esteve na frente durante toda a contagem dos votos. Terminou com cerca de 52 mil votos à frente.
 
Já Fernando Gabeira (PV) era o terceiro colocado na pesquisa Ibope de sábado e segundo no Datafolha. Na boca-de-urna já despontava como concorrente ao cargo de prefeito do Rio de Janeiro junto de Eduardo Paes (PSDB). A diferença de votos foi de 215 mil para Marcelo Crivella (PRTB), terceiro colocado.
 

 Para cargo de vereador, o PSDB emplacou quatro entre os dez mais votados, Gabriel Chalita – o único a romper a marca de 100 mil votos –, Mara Gabrilli, Vereador Netinho e Carlos Alberto Bezerra Jr. O PT tem dois, Senival e Arselino Tatto. Os tucanos junto com o PHS tiveram 868 mil votos. Porém as coligações que aparecem na frente foram são as encabeçadas PT (PCdoB, PRB, PT e PSB), com 1 milhão, seguida pela do DEM (PR, PMDB e DEM).
 
 No Rio de Janeiro, o PMDB, do governador Sérgio Cabral, teve três postulantes à Câmara de Vereadores entre os dez mais votados, Clarissa Garotinho, Chiquinho Brazão e S. Ferraz. O PSDB teve dois, Lucinha e Teresa Bergher, sendo a primeira a mais votada. O PV também tem dois na lista dos dez primeiros, Sirkis e Aspásia.
 
 No total, porém, os Democratas, partido do atual prefeito César Maia, tiveram 450 mil votos, e ficaram à frente. O PSDB totalizou 251 mil e o PMDB 234 mil votos para a vereança. O PT obteve modestos 147 mil, ficando atrás de PSB-PCdoB, PT do B e PDT.

 

Fragmentação da Esquerda nessas eleições

Posted by JULIANO CARLOS BILDA at 2008-10-07 08:26

Não sei se a esquerda está fragmentada, se os burgueses estão devidamente articulados, ou se são as duas coisas. O fato, para mim, é que a dispersão de idéias e, sobretudo, de ações da esquerda dá-se por falta de vontade de seus membros. Já ouví histórias de líderes de movimentos sociais que "racham" com outros por questão puramente partidária. Absurdo! Se as esquerdas (e o próprio fato de serem ESQUERDAS e não ESQUERDA)têm divergências, o que é até "saudável", não serem "tapadas", divirjam depois de chegarem às posições de promover políticas públicas com caráter socialista; e não fiquem brigando que nem criaças birrentas para chamar a atenção da própria panelinha partidária. PROLETÁRIOS DE TODOS OS PAÍSES UNI-VOS! E, se não forem proletários, sejam criativos e percebam que o restante da frase ainda tem condições de funcionar.

Uma eleiçao se ganha com militância e nao com marketing!

Posted by Foucher at 2008-10-08 05:53

A esquerda ainda nao aprendeu a importância do poder local para o exercicio da cidadania no empoderamento dos excluidos do sistema. Ela é incapaz de se articular para chegar no minimo de consenso para estabelecer um programa de gouvernabilidade local. Ninguém disputa o poder pelo poder, temos que saber o que queremos fazer com esse poder e é no local junto à populaçao que se elabora alternativas. Uma eleiçao nao se ganha so com discursos, se ganha com militancia. A esquerda entrou no marketing politico e abandonou a militância.A disputa é somente pelo poder! Além disso os candidatos deveriam discutir dos problemas locais e sua correlaçao no nivel dos outros poderes, todavia,para a populaçao o que interesse é seu quotidiano, dai a resposta deve ser concreta sobre o que fazer,com quem fazer,como fazer para que a cidade nao emporta que tamanho seja um lugar de convivência humana, com um tipo de desenvolvimento integrado e sem inclusao.


Powered by Plone CMS, the Open Source Content Management System

This site conforms to the following standards: