You are here: Home Jornal Impresso Edições anteriores Ed. 264 de 20 a 26 de março de 2008 Nacional Organizações Globo centralizam mercado
Document Actions

Organizações Globo centralizam mercado

by peruano last modified 2008-04-03 07:51

Gigante das comunicações controla desde a programação até a distribuição dos cabos

Gigante das comunicações controla
desde a programação até a distribuição
dos cabos


Mayrá Lima
de Brasília (DF)


O Projeto de Lei 29/2007 divide o setor de TV por assinatura em quatro mercados diferentes, organizandoos. Se aprovado, o cenário será constituído pelas figuras do produtor, do programador, do empacotador e do distribuidor.
O Intervozes considera que, assim, há uma possibilidade de combate ao “poder de determinadas empresas que trabalham em uma linha vertical e controlam desde a produção do conteúdo até os cabos que chegam na sua casa. As organizações Globo controlam desde a programação até a distribuição dos cabos, através da NET serviços”.
“Eles fazem o discurso de conteúdo nacional, mas são os primeiros a se aliar a grupos estrangeiros quando convém. É o caso da aliança com o Robert Murdoch (proprietário de estúdios e redes, como a FOX, e de sites de sucesso, como o de relacionamento MySpace.com) na TV por satélite e o da aliança com a Telmex (do mexicano Carlos Slim Helú, segundo homem mais ricos do mundo) na Net Serviços. O PL 29 garante espaço para a produção nacional dentro do campo da TV por assinatura, hoje colonizado por enlatados”, ressalta João Brant.
Mas, para a ABTA, o PL é um retrocesso. “O empacotamento é uma atividade já inerente à distribuição. O operador é quem empacota os seus conteúdos, de forma a atender necessidades específicas à região que ele opera . Você tem pacotes diferentes conforme as regiões do país, porque há públicos diferentes”, contrapõe Annenberg.

Quem é quem na cadeia proposta pelo PL 29

Produção: é quem faz o programa. Uma produtora independente, um diretor, entre outros.

Programadora: É quem monta uma grade de programação. É o canal, ou um conjunto de canais de um mesmo grupo.

Empacotadora: É quem “empacota” uma série de canais para a venda ao assinante. Em termos práticos, seria a Sky, a NET Brasil.

Distribuidora: A parte técnica do processo, é quem leva o pacote para as casas através dos cabos. Em alguns lugares, a mesma empresa que vende os pacotes de canais oferece o serviço de distribuição. É o caso da NET Brasil e a NET Serviços em algumas capitais.


Powered by Plone CMS, the Open Source Content Management System

This site conforms to the following standards: