Coluna

Antonio Candido, o professor dos professores

Imagem de perfil do Colunistaesd
Antonio Candido foi um intelectual comprometido com as lutas sociais de seu tempo
Antonio Candido foi um intelectual comprometido com as lutas sociais de seu tempo - Divulgação
Para o teórico, a literatura possui uma capacidade de humanização

Na semana passada, ficamos tristes com a notícia do falecimento do professor Antonio Candido. Sociólogo e crítico literário, suas ricas análises teóricas eram feitas de forma simples e objetiva, já que falar para todos era uma de suas principais preocupações. É o que percebemos em algumas de suas obras fundamentais, como Formação da literatura brasileira e as coletâneas de ensaios Literatura e sociedade e Educação pela noite.

Continua após publicidade

Um de seus textos mais famosos é “O direito à literatura”. Nele, além da saúde, educação, moradia e alimentação, Candido inclui a literatura como um direito humano básico, que deveria ser assegurado a todos. Defendia, assim, o acesso a um bem que, durante séculos, foi visto como privilégio de uma minoria. Para o teórico, a literatura possui uma capacidade de humanização, pois nos permite adquirir conhecimento e colocar-nos no lugar do outro, cultivando a empatia e possibilitando que sonhemos com um mundo diferente.

Por acreditar no poder de transformação da literatura, Antonio Candido dedicou sua vida a ela, sendo um intelectual comprometido com as lutas sociais de seu tempo. Foi um dos criadores do PT, apoiou a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), do MST, e nunca deixou de se dizer socialista, defendendo a igualdade e criticando sempre a exploração do homem.

Por todos esses motivos, e muitos mais, Antonio Candido continuará sendo nosso eterno mestre.

*Sheila Jacob é jornalista do Núcleo Piratininga de Comunicação e professora de língua portuguesa

Edição: ---