Agenda

Dia Mundial do Refugiado tem eventos em SP, Rio e Brasília a partir de sábado (17)

A Agência da ONU para Refugiados (Acnur) promove uma série de atividades nas três principais capitais do país

Rede Brasil Atual |
Evento principal, que se divide entre as cidades, é a mostra internacional de cinema 'Olhares sobre o Refúgio'
Evento principal, que se divide entre as cidades, é a mostra internacional de cinema 'Olhares sobre o Refúgio' - Divulgação/Acnur

O Dia Mundial do Refugiado é comemorado na terça-feira (20). Para marcar a data, a Agência da ONU para Refugiados (Acnur) promove uma agenda de atividades que começa no sábado (17). Fazem parte dos eventos feiras culturais, mostras de cinema e seminários, além da divulgação do relatório "Tendências Globais – Deslocamentos Forçados em 2016". As cidades que recebem as iniciativas são São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

"Espero que não vejam o refugiado e a refugiada apenas como vítimas de atrocidades, mas também como pessoas que contribuem para o desenvolvimento da sociedade", disse a representante da Acnur no Brasil, Isabel Marquez, sobre a importância das iniciativas. O evento de abertura das comemorações se realiza em Brasília, com a iniciativa MigrArte, que já está em sua segunda edição no Brasil e conta com obras de cinema, música e gastronomia.

O MigrArte possui entrada gratuita e ocupará o Museu Nacional da capital, próximo à Rodoviária do Plano Piloto. "É um evento de realização colaborativa que envolve cinema, música, artes e gastronomia com a aposta de envolver os participantes em uma experiência de celebração intercultural. E claro, despertar nas pessoas o amor pela causa do refúgio e das migrações", afirma a organização.

O evento principal da Acnur, que se divide entre as três cidades, é a mostra internacional de cinema "Olhares sobre o Refúgio". A mostra ultrapassa as comemorações do Dia Mundial do Refugiado, já tendo sido exibida em Curitiba e Porto Alegre. Em Brasília, a MigrArte serve de locação para a exibição do festival. No Rio de Janeiro, a mostra já está em cartaz desde o dia 6 deste mês e segue até o dia 27 de junho, no Espaço Cultura Oi Futuro, no bairro do Flamengo. Já a capital paulista recebe a mostra entre os dias 22 e 27, no CineSesc, na Cerqueira César.

"O mundo vive uma situação muito difícil em relação aos refugiados, e nós não poderíamos deixar de fazer algo a respeito. Nosso caminho, como instituto cultural, é olhar para esse tema tão importante através da arte", disse o diretor de cultura do Oi Futuro, Roberto Guimarães. Passam pelo festival obras nacionais, como o longa "Era o hotel Cambridge", da cineasta Eliane Caffé, e estrangeiras, como a produção "Estou com a Noiva", produção italo-palestina dirigida por Antonio Augugliaro, Gabriele Del Grande e Khaled Soliman Al Nassiry.

A programação completa pode ser acessada pelo site da Acnur e pelo evento MigrArte, no facebook.

Edição: Rede Brasil Atual