Senado Federal

Presidente do Conselho de Ética decide até próxima semana sobre processo contra Aécio

Senador tucano, afastado do cargo, é acusado de tentar atrapalhar as investigações da operação Lava Jato

|

Ouça o áudio:

Senador João Alberto Souza (PMDB-MA), que preside o Conselho de Ética da casa legislativa
Senador João Alberto Souza (PMDB-MA), que preside o Conselho de Ética da casa legislativa - Divulgação

O presidente do Conselho de Ética do Senado, João Alberto Souza, do PMDB, disse que tomou conhecimento nesta segunda-feira (19) da representação por quebra de decoro parlamentar contra o senador Aécio Neves, do PSDB.

O pedido foi apresentado há um mês pelos partidos Rede e PSOL, logo após Aécio ter sido afastado do cargo por decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal.

O senador é acusado de tentar atrapalhar as investigações da operação Lava Jato e o procurador-geral da república, Rodrigo Janot, chegou a pedir a prisão do tucano, que foi negada por Fachin.

O senador João Alberto Souza disse vai decidir se aceita ou não o processo contra Aécio no Conselho de Ética até a próxima semana.

A denúncia do Ministério Público contra o senador Aécio Neves vai ser analisada pelo Supremo Tribunal Federal nesta terça-feira, incluindo novo pedido de prisão. O presidente do conselho de ética ressaltou que é preciso levar em conta o julgamento.

A demora para analisar o processo contra Aécio Neves se deve à não indicação de membros do Conselho de Ética por alguns partidos, o que atrasou a instalação. Depois de instalado, o presidente do colegiado entrou com um atestado médico e só voltou às funções nessa segunda-feira.

Edição: Radioagência Nacional