Oriente Médio

Israel bombardeia Gaza após lançamento de míssil oriundo de território palestino

Ataque israelense atingiu pelo menos três áreas do território comandado pelo Hamas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

A assessoria de Ashraf al-Qidra, Ministro da Saúde da Palestina disse que não houve vítimas do ataque. 
A assessoria de Ashraf al-Qidra, Ministro da Saúde da Palestina disse que não houve vítimas do ataque.  - Agencia Andes

O exército israelense bombardeou territórios na Faixa de Gaza durante a madrugada desta terça-feira (27) após um lançamento de míssil do território palestino. 

O ataque atingiu pelo menos três zonas governadas pelo Hamas na Faixa de Gaza. Fontes da Segurança Palestina e testemunhas disseram que as bases localizadas no sul de Rafah e na Cidade de Gaza foram atingidas, bem como uma área desabitada no centro.

O ministro de Interior de Gaza disse, em nota, que o ataque de Israel causou danos, mas não forneceu dados específicos. A assessoria do ministro da Saúde da Palestina, Ashraf al-Qidra, disse que não houve vítimas do ataque. 

Ovijaa Odraei, porta-voz do exército de Israel, afirmou que os ataques foram "uma resposta ao projétil" lançado de Gaza. O míssil foi disparado por um grupo Salafista, até então desconhecido. Odraei, no entanto, declarou em seu facebook que o Hamas é responsável por qualquer ataque em Israel, uma vez que Gaza está sob o governo do Hamas. 

Em nota, Fawzi Barhoum, porta-voz do Hamas, acusou Israel de produzir falsas autorias do disparo do míssil para justificar outro ataque em Gaza. Ele disse que Israel está jogando um "jogo perigoso".

No início deste mês, líderes do Hamas declararam que não estão interessados em gerar mais tensões, mesmo depois do corte de eletricidade solicitado pelo presidente da autoridade palestina Mahmoud Abbas, após ameaças israelenses.

O ministro da Defesa de Israel, Avidgor Lieberman, declarou na segunda-feira (26) que "não tinha intenção de iniciar uma operação militar" contra Gaza.

* Com informações da Al Jazeera

Edição: Camila Rodrigues da Silva