América Latina

Entenda o que está acontecendo na Venezuela

Nicolás Maduro tem como desafio pacificar uma Venezuela, convulsionada pelos protestos oposicionistas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Apoiadores de Maduro se concentraram nos arredores do CNE
Apoiadores de Maduro se concentraram nos arredores do CNE - Jônatas Campos

A Venezuela vive uma complexa crise política e econômica, que se arrasta por quase quatro anos. No centro do turbilhão está o governo de Nicolás Maduro, eleito em abril de 2013. Herdeiro político do ex-presidente Hugo Chávez, Maduro chegou ao poder em meio à comoção pela morte do líder que, além de impulsionar a chamada Revolução Bolivariana, colocou o país petroleiro no mapa geopolítico mundial.

<< Confira aqui as nosso especial: O que está acontecendo na Venezuela? >>

A ausência de Chávez, no entanto, fortaleceu a oposição que não deu trégua ao governo Maduro, primeiro desconhecendo a vitória, passando por tentativas de tirá-lo do poder por meio de referendo ou promovendo protestos constantes que paralisam o país.

Maduro tem como desafio maior pacificar uma Venezuela, convulsionada pelos protestos oposicionistas e por uma brutal guerra econômica, que gera desabastecimento de alimentos e produtos básicos.

Para reagir no campo da política, Maduro convocou uma Assembleia Nacional Constituinte para discutir com os venezuelanos os rumos do país. O Brasil de Fato acompanhou esse processo de perto e publica as reportagens especiais produzidas por enviados especiais ao país caribenho.

 

 

Edição: Vivian Fernandes