Homenagem

Sedpac-MG premia mídias comprometidas com os direitos humanos

Brasil de Fato MG ganhou duas categorias, “Reportagem Especial” e “Produção Jornalística em Texto”

Belo Horizonte (MG) |
Parte da equipe do Brasil de Fato Minas Gerais recebe prêmio na Serraria Souza Pinto, Centro de BH
Parte da equipe do Brasil de Fato Minas Gerais recebe prêmio na Serraria Souza Pinto, Centro de BH - Mídia Ninja

Foi realizada na noite desta quarta-feira (13) uma homenagem aos vencedores do Prêmio Mineiro de Direitos Humanos 2017, organizado pela Secretaria de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac) de Minas Gerais.

Com o tema "Mídia e Direitos Humanos", o concurso reconheceu iniciativas de comunicação que trabalham para a promoção do respeito à dignidade, igualdade social e racial, direito ao trabalho e à educação, e muitos outros. As categorias escolhidas foram produção jornalística em vídeo, áudio, texto, fotografia e internet; coletivo; campanha e reportagem especial.

Receberam o troféu diversos projetos da comunicação pública, independente e também da comunicação popular, como a Rede Minas de Televisão, TV ALMG, Rádio Inconfidência, Jornal A Sirene, Rádio Mumbuca, O Beltrano, Mídia Ninja e Revista Senso.

O Brasil de Fato MG também esteve presente e conquistou o primeiro lugar em "Produção Jornalística em Texto", que analisou o conjunto da obra, e "Reportagem Especial", com a matéria da jornalista Joana Tavares, "Projeto Minas Rio, da Anglo American, ameaça comunidades no Centro de Minas Gerais". A matéria, de maio deste ano, aborda a situação dos moradores de Conceição do Mato Dentro, que sofriam com perseguições e ameaças após entrarem com uma ação popular questionando um dos maiores empreendimentos minerários do mundo.

Ao receber o prêmio, Joana falou da importância da comunicação para a construção de um país comprometido com a vida e a soberania do povo brasileiro e também destacou a importância do evento em um momento de retirada de direitos e de golpe.

“Fiquei muito feliz em perceber que quando falamos de mídia e direitos humanos, quem veio foram mídias alternativas, populares e públicas. Isso mostra que a gente está em um caminho muito importante, de fazer uma disputa narrativa e de construir uma contra-hegemonia. E a gente faz isso juntos”, destacou. “Dá muito orgulho perceber que nós não somos concorrentes, somos parceiros. O o prêmio reafirma nosso compromisso de seguir na comunicação por uma sociedade mais justa", finalizou a jornalista, que é editora do Brasil de Fato Minas Gerais.

Mostra de Direitos Humanos

A solenidade fez parte da 1ª Mostra de Direitos Humanos de Minas Gerais, que terminou nesta quinta-feira (14) e aconteceu na Serraria Souza Pinto. Lá, foram realizadas exposições, oficinas, rodas de conversa e atividades culturais, assim como um grande almoço gratuito para a população em situação de rua.

Edição: Frederico Santana