Coluna

Manipulação da informação é intensa após julgamento de Lula

Imagem de perfil do Colunistaesd
Julgamento de recursos da Lava Jato na 8ª Turma do TRF4.
Julgamento de recursos da Lava Jato na 8ª Turma do TRF4. - Sylvio Sirangelo
O Judiciário brasileiro está há tempos comprometido com o esquema golpista

O ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve a pena aumentada para 12 anos e um mês pelos três desembargadores do TRF4,  em Porto Alegre, um resultado já esperado uma vez que o Judiciário brasileiro está há tempos comprometido com o esquema golpista iniciado com a confirmação pelo Senado da destituição da presidenta eleita Dilma Rousseff.

Continua após publicidade

A sentença dos três desembargadores, que nunca esconderam a admiração pelo juiz de primeira instância Sérgio Moro, confirma apenas que o esquema golpista continua de vento em poupa. Sobre a cobertura da mídia comercial, a edição dos jornalões e telejornalões também confirmou o que vem sendo feito, sobretudo pelas Organizações Globo, isto é, a grosseira manipulação da informação. Os colunistas de sempre mais uma vez foram acionados para iludir os incautos tentando convencê-los da isenção dos três desembargadores, que apresentaram os seus argumentos visivelmente orquestrados. 

A decisão confirma que, diferentemente do que afirma a mídia comercial, o jogo se desenrola com cartas marcadas. Cabe então a pergunta que não pode ser omitida: pode-se imaginar alguém ser considerado proprietário de um apartamento sem que apareça algum comprovante? Que justiça é essa que age dessa forma? O que aconteceria em outro país se um réu fosse condenado sem provas?

Mas vale ainda analisar os comentários nas edições dos jornalões e telejornalões. Luiz Inácio Lula a Silva já foi considerado culpado antes de mais nada, ou seja, das apelações a serem feitas pelos defensores do condenado pelo TRF4. Ficou claro a tentativa, sobretudo de O Globo, de demonstrar que os partidos de esquerda e progressistas vão deixar de lado o candidato condenado. O jornal da família Marinho vai seguir na linha fortalecendo a divisão dos setores que não aceitam o projeto do lesa pátria Michel Temer e sua patota, que tentou convencer os banqueiros e empresários vinculados ao capital internacional em Davos que o Brasil é “terra de vocês”. 

Apesar das vantagens sugeridas por Temer e seu ministro da Fazenda, também aposentado do Banco de Boston, Henrique Meirelles, as falas da dupla não tiveram grande audiência. É que as aves de rapina querem muito mais ainda do que está sendo ofertado. Aliás, o lesa pátria Temer teve como colaborador em Davos o prefeito de São Paulo, João Dória, um político enganador das fileiras do PSDB.

Aliás, falando em PSDB seria interessante lembrar que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso tem várias propriedades imobiliárias, no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Paris, por sinal numa área ultra valorizada como a avenida Foch. Não seria o caso de alguma reportagem investigativa pesquisar e divulgar o valor total dos referidos imóveis e verificar quanto FHC recebeu de salários como Presidente e mesmo depois nas palestras proferidas? Se o total recebido comportaria as propriedades mencionadas? Mas como FHC é FHC e não outro ex-presidente, dificilmente algum jornalão ou telejornalão vai se ocupar do tema. 

Podem imaginar, por exemplo, se Lula tivesse uma propriedade na avenida Foch, em Paris, o que a mídia comercial estaria repercutindo? 

Mas como Lula é Lula e é uma ameaça ao projeto que está sendo executado pela patota de Temer, qualquer veredito da Justiça, independente de comprovação, é aceito e repercutido de forma a enganar os incautos. A tônica agora é contra Lula e evitar que continue sendo, segundo as pesquisas, o preferido da população brasileira. 

É claro que a manipulação vai continuar nos próximos dias e semanas. A mídia comercial vai se empenhar com toda a força pela prisão de Lula, quem sabe com as algemas no pés e mãos, como já aconteceu com Sérgio Cabral. 

Esta é a realidade atual. Fica a critério de cada um concluir se o Brasil vive em estado democrático ou de exceção. Ou será que é difícil chegar a alguma conclusão?

E quando esta reflexão estava pronta surgiu a informação segundo a qual um advogado, que faz tudo por minutos de fama, está pedindo ao TRF4 que apreenda o passaporte de Lula. O referido não se conforma com o convite a Lula de participar na Etiópia de um fórum da ONU sobre a fome.

O fato dá bem a ideia a que ponto chega a elite nacional em seu ódio contra Lula. Absurdo maior ainda seria o tribunal aceitar o pedido de alguém que não se conforma com a liderança e credibilidade de Lula.

Edição: Brasil De Fato RJ