Irresponsabilidade

Para Conselhos de psicologia, novela presta desserviço às vítimas de abuso sexual

"O outro lado do paraíso": órgãos afirmam que a abordagem equivocada de traumas pode gerar consequências graves

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
Laura, vítima de abuso sexual na infância, é tratada por advogada e coaching especializada em hipnose
Laura, vítima de abuso sexual na infância, é tratada por advogada e coaching especializada em hipnose - Reprodução

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) lançou uma nota contra a forma como a novela "O outro lado do paraíso", da TV Globo, vem retratando a situação das vítimas de abuso sexual e saúde mental. Na trama de Walcyr Carrasco, a personagem Laura (Bella Piero) foi abusada durante a infância pelo padrasto (Flavio Tolezani) e, para entender o trauma, foi levada a se consultar com uma advogada especializada em hipnose e coaching (termo que, de maneira literal, significa treinador – uma espécie de técnico capaz de motivar o cliente para que ele possa atingir seus objetivos).

De acordo com o comunicado, a obra é capaz de formar opinião e trata "com simplismo e interesses mercadológicos um tema tão grave como o sofrimento psíquico". O órgão reitera que é essencial que as pessoas com sofrimento emocional, mental e existencial recebam um tratamento adequado e que ele deve ser realizado pelos profissionais da Psicologia. Leia a nota na íntegra aqui.

Repercussão em Minas

O Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG) também se posicionou contra a novela. O CRP-MG lembrou que o coaching não é uma atividade reconhecida e não está vinculado a nenhuma formação universitária específica, além de utilizar técnicas focadas na administração de empresas e na gestão de pessoas.

Para a instituição, a trama apresenta o abuso como uma questão passível de soluções rápidas e define a prática do coaching como uma "ferramenta para extrair a verdade".

"Com essa conduta equivocada, a Rede Globo desrespeita os profissionais da Psicologia e sua profissão, que é devidamente qualificada por meio de curso superior específico e regulamentada por Conselho, mais habilitada e indicada para tratar da terapêutica de casos como o da personagem", termina a nota.

Leia na íntegra:

A respeito da apresentação da atividade de coaching como intervenção terapêutica na novela “O outro lado do paraíso”, da Rede Globo de televisão, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) vem a público declarar extrema preocupação com os eventuais equívocos de interpretação que possam causar diante da complexidade do tema em questão que é o abuso sexual intrafamiliar e os prejuízos psicológicos que acompanham as vítimas e o adoecimento dessas famílias.

O coaching não é uma profissão reconhecida e não está vinculado a nenhuma formação universitária específica. Trata-se, segundo o Instituto Brasileiro de Coaching, de “um processo de desenvolvimento humano que usa de técnicas da Administração de Empresas, Gestão de Pessoas e do universo dos esportes para apoiar pessoas e empresas no alcance de metas, no desenvolvimento acelerado e, em sua evolução contínua”. No entanto, a novela em questão sugere como “solução rápida” e como uma “ferramenta para extrair a verdade” a prática do coaching para acessar o bloqueio sexual oriundo de abusos sexuais sofridos na infância.

O CRP-MG ressalta que tal prática não é ferramenta adequada para lidar com problemas psíquicos, transtornos mentais ou qualquer outro tipo de fragilidade emocional que demande cuidado e tratamento, tal como indica a novela. O tratamento psicológico, sim, é capaz de interferir na perpetuação do sofrimento, trazendo reestruturação e resiliência para as vítimas de abuso.

Dada a repercussão e o tamanho da audiência de uma novela em horário nobre na emissora, levar um tipo de informação como esta pode induzir a erros graves na conduta, intervenção e no tratamento de pessoas psiquicamente fragilizadas e adoecidas, agravando problemas e sintomas. A Rede Globo de televisão e outros quaisquer responsáveis pela novela incorrem, nesse caso, em falta ética grave contra a sociedade.

Além disso, com essa conduta equivocada a Rede Globo desrespeita os profissionais da Psicologia e sua profissão, que é devidamente qualificada por meio de curso superior específico e regulamentada por Conselho, mais habilitada e indicada para tratar da terapêutica de casos como o da personagem.

Belo Horizonte, 5 de fevereiro de 2018

XV Plenário do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais

Edição: Joana Tavares