Podcast

Banda de militantes "Mistura Popular" faz da luta seu palco

Banda que não dissocia música de política se prepara para lançar seu quinto álbum, com ritmos que vão da salsa ao forró

Ouça o áudio:

Banda já está há oito anos na estrada e carrega na bagagem apresentações em atos que lutam contra perda de direitos
Banda já está há oito anos na estrada e carrega na bagagem apresentações em atos que lutam contra perda de direitos - Reprodução
Banda que não dissocia música de política se prepara para lançar seu quinto álbum, com ritmos que vão da salsa ao forró

Bandeiras, faixas e enormes balões começam a surgir no meio de militantes de vários movimentos populares. Enormes carros de som estacionam nas vias e os músicos da banda Mistura Popular já começam a se aquecer e afinar os instrumentos para animar mais um ato. 

Bateria, sanfona, baixo e violão, embalam o público militante e intercalam músicas às falas e informes. É esta a rotina de lutas da banda composta por militantes de movimentos, que há oito anos traz alegria e música engajada à festas, sindicatos e às manifestações. Entre elas a manifestação contra a reforma trabalhista, a reforma da previdência e em diversos atos contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

Continua após publicidade

Mas o grupo não se apresenta apenas em espaços de militância, como explica Jadir Bonacina, que faz parte da banda e é militante do Movimento dos Atingidos por Barragens e defende a indissociação da música da política.

Continua após publicidade

"O foco principal hoje é levar música boa na esquerda, no Brasil. A gente tem conseguido contribuir um pouquinho nessa questão.  A gente não consegue distinguir, no Mistura Popular, até tem muitas pessoas que falam que arte é arte, política é política, cultura é cultura. A gente não consegue fazer uma divisão da política com a arte. A gente acha que a arte e a política elas andam juntas, até porque geralmente a arte vem pra atender as necessidades da política e vice-versa", explica. 

Continua após publicidade

A diversidade de sons que "bebem da fonte" de ritmos tradicionais brasileiros e o resgate de ritmos latino americanos, refletem a preocupação com a valorização da cultura popular e, sobretudo, a fraternidade entre os povos latino americanos, que sofreram e sofrem processos de exploração.

Salsa, xote, frevo, baião são alguns dos ritmos que a banda Mistura Popular entoa em composições autorais, que estarão presentes no mais novo trabalho, o quinto disco. Intitulado "Misturando o Brasil 2" o cd está em fase de pré-produção e tem previsão de lançamento para meados de março, seguindo a lógica de apresentações de lançamento em espaços de luta e resistência popular.

Continua após publicidade

"Então nesse trabalho a gente tá trazendo várias músicas, a maioria dos integrantes do grupo, que são compositores. A gente tá trazendo bastante a influência latino-americana, gravamos salsa, xote, frevo, baião e rock, neste material novo. A gente tá bem empolgado, estamos em pré-lançamento, vamos lançar ele oficialmente neste próximo mês", afirma Bonacina. 

Continua após publicidade

A banda pretende lançar o cd no mês que vem, com shows em espaços de luta, como o Armazém do Campo, no centro, que há um ano comercializa produtos da reforma agrária e incentiva a cultura popular, com shows às sexta-feiras e sábados. 

Edição: Camila Salmazio