Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato - Edição Paraná- 24/02/18

Edição traz detalhes das 15 medidas anunciadas por Temer como prioritárias e os impactos delas na vida dos trabalhadores

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Em Ponta Grossa, na Rádio Rádio Princesa (87.9 FM), o programa vai ao ar sábado às 10h
Em Ponta Grossa, na Rádio Rádio Princesa (87.9 FM), o programa vai ao ar sábado às 10h - Arte: Gabi Lucena

O “pacote de maldades” apresentado pelo governo golpista de Michel Temer (MDB) nesta semana é destaque do Programa Brasil de Fato na rádio Princesa (87,9 FM), de Ponta Grossa (PR). Depois de não conseguir votar a reforma da Previdência por conta do anúncio do decreto de Intervenção Federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro, que impede a tramitação das propostas de emenda à Constituição no Congresso, o governo elencou uma série de medidas nas áreas econômica e fiscal do país, o que chamou de “pauta prioritária”.

Entre os pontos anunciados, está a venda da Eletrobras, estatal responsável por grande parte da distribuição de energia no Brasil. O governo também quer extinguir o Fundo Soberano, criado para combater os efeitos de eventuais crises econômicas e contribuir em projetos estratégicos do país.

Continua após publicidade

O desmonte não para por aí e a edição deste sábado (24) traz detalhes dos 15 pontos do “pacote de maldades” e como eles vão afetar a vida dos trabalhadores. A nossa correspondente em Brasília (DF), Cristiane Sampaio, também comenta o cenário no Congresso Nacional a partir de agora.

Continua após publicidade

Em entrevista, o ex-presidente da Eletrobras Luiz Pinguelli Rosa fala do possível aumento de preço nas contas de luz da população e outros impactos da privatização da estatal.

Continua após publicidade

Esta edição também aborda a intervenção federal no Rio de Janeiro, aprovada na Câmara e no Senado Federal nos últimos dias. A medida tem sido muito criticada por juízes e especialistas em segurança pública. Nossa reportagem foi ouvir o que pensam aqueles que serão os mais afetados: os moradores das favelas cariocas.

No quadro Fala Aí, a pergunta que veio das ruas foi sobre quais são os possíveis candidatos para as eleições presidenciais de outubro deste ano e as propostas deles. A coordenadora da Frente Brasil Popular e da organização Consulta Popular, Diva Braga, respondeu e analisou a situação para o pleito de 2018.

Neste mês de fevereiro, completam-se 113 anos do nascimento de Nise da Silveira, médica alagoana que revolucionou a psiquiatria no Brasil. O quadro Mosaico Cultural conta um pouco da história e da importância dela para a luta antimanicomial no país.

A história do Acampamento Maria da Conceição, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), localizado em Minas Gerais, é tema do Momento Agroecológico. O local completa um ano no próximo mês e se destaca pela atuação das mulheres desde a ocupação, até a implantação da agroecologia nas terras que antes eram improdutivas. O ex-presidente Lula visitou o Assentamento nesta semana, em sua passagem pelas terras mineiras.

Já no quadro Conectados, o assunto é a segurança dos dados pessoais, que voltou à tona depois do caso de um aplicativo divulgado pelo Facebook que mostra como cada um seria caso fosse do sexo oposto. Ao clicar para se divertir com a brincadeira, o usuário acaba tendo seus dados roubados. Veja como se proteger.

Continua após publicidade

E tem música boa! Durante toda a programação você ouve canções do “feminejo”, como Medo Bobo, da dupla Maiara e Maraisa. Como samba nunca é demais, tem Jorge Aragão com a música "Eu e você sempre" e  "Opinião", do cantor e compositor Zé Keti.

Continua após publicidade

 

Edição: Edição: Camila Salmazio