Rádio

Ouça na íntegra | Revolta contra a execução de Marielle é destaque dos programas BdF

Atos de movimentos sociais pararam o país; vereadora foi a quinta mais votada no RJ

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Ouça as edições regionais do programa Brasil de Fato
Ouça as edições regionais do programa Brasil de Fato - Arte BdF

A brutal execução da vereadora Marielle Franco, do Psol, é destaque nas edições dos programas Brasil de Fato do RJ, PE, MG, PR, SP e Sorocaba deste sábado (17). Manifestações aconteceram em todas as regiões do país. Marielle foi a quinta vereadora mais votada nas eleições de 2016 e tinha uma forte atuação nas denúncias de violência policial nas periferias.

No programa do Rio de Janeiro, a professora da Universidade Federal Fluminense Carla Bahiense, que também cresceu na Favela da Maré, como Marielle, e acompanhou de perto a trajetória e luta da vereadora, fala sobre a representatividade do mandato que ela ocupava há apenas um ano e a potencialidade de Marielle enquanto figura que aliava as reivindicações que gritam nas favelas do Rio.

Continua após publicidade

O programa de Brasil de Fato de Minas Gerais destaca que a região da Serra do Rola Moça está sob ameaça. Mineradoras pretendem retomar atividades no local e população teme escassez de água em diversas cidades. Moradores de Ibirité, na região metropolitana de Belo Horizonte, fizeram um abaixo-assinado contra a reativação de duas minas na região. 

Continua após publicidade

O empreendimento está ligado ao Projeto Minas Rio da mineradora multinacional Anglo American. Ao todo, o vazamento do duto despejou 300 toneladas de minério de ferro. Movimentos populares denunciam que caso tende a repetir.

Continua após publicidade

Em Pernambuco, o programa destaca o tema do feminicídio, que é um problema com dados alarmantes em todo país. O programa mostra situações e contextualiza a necessidade de políticas públicas e cumprimento de leis que evitam a morte pelo fato de ser mulher.

A reportagem do Brasil de Fato Pernambuco também conversou com moradoras do bairro de Passarinho, na zona do Recife, sobre as reivindicações populares por escolas no local. Atualmente, apenas uma escola de ensino fundamental atende aos mais de setenta mil moradores do bairro.

Ouça a edição do programa Brasil de Fato MG:

Ouça a edição do programa Brasil de Fato SP:

Ouça a edição do programa Brasil de Fato PE:

Continua após publicidade

Ouça a edição do programa Brasil de Fato RJ:

Continua após publicidade

Edição: Juca Guimarães