Influenza

Vacina contra a gripe reduz internações e óbitos

Foram notificados esse ano, no Estado de São Paulo, 65 casos da síndrome respiratória aguda grave, com 11 óbitos

|
Campanha, prevista até 1º de junho, tem como meta atingir cerca de 2,4 milhões de pessoas na capital paulista
Campanha, prevista até 1º de junho, tem como meta atingir cerca de 2,4 milhões de pessoas na capital paulista - Arquivo Saúde Popular

A campanha nacional de vacinação contra a gripe, iniciada na segunda-feira em todos os postos de saúde da capital, tem como meta atingir 2.395.236 pessoas, que integram os grupos prioritários, mais suscetíveis a quadros mais graves de doenças respiratórias.

O benefício da vacina é proteger de complicações que podem acontecer por consequência da gripe, como pneumonias, e evitar internações e, em casos mais graves, óbitos.

Esta semana, profissionais de saúde, indígenas e pessoas com 60 anos ou mais de idade estão sendo vacinados.

A partir de 2 de maio serão incluídas as crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, as gestantes e mulheres que deram à luz até 45 dias (puérperas).

Em 9 de maio será a vez de pessoas com doenças crônicas (cardiopatias, diabetes, HIV positivo e imunodeprimidos) e outras comorbidades, além de professores.

Notificações em 2018

Segundo Roberto Trindade, clínico-geral, os grupos prioritários são os que mais apresentam predisposição à gripe grave, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). “Em São Paulo, esse ano, já foram notificados 65 casos da síndrome respiratória aguda grave, com 11 óbitos”.

Ele reforça que a medida de saúde individual cumpre um papel coletivo de proteção. “A partir do momento que a gente consegue imunizar esses grupos prioritários, a gente reduz os casos na população geral”.

Gestantes

Dados do Ministério da Saúde apontaram que em 2017 a vacinação contra a influenza atingiu 79% das gestantes, quando a meta é de 90%.

Para Elisângela Martins Queiroz, gestante que está entrando no nono mês, a proteção da vacina vem em dose dupla. “É importante principalmente na gestante, porque a gente não está pensando somente na gente. Está pensando no bebê que está vindo, no bebê que acabou de nascer”.

Ela acredita na segurança da vacina e orienta: “a gente já tem muita segurança nas vacinas que a gente têm, então são pouquíssimas pessoas que têm reação. Pela proteção que ela vai dar para você e para o bebê, as mulheres não deveriam ter essa dúvida, esse receio”.

Dia D

No sábado, 12 de maio, será o dia de mobilização nacional para vacinação de Influenza, quando todos os postos de saúde estarão abertos, das 8h às 17h.

O encerramento da campanha está previsto para 1º de junho. Seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina é a trivalente e protege contra três subtipos do vírus da gripe: H1N1, H3N2 e Influenza B.

Edição: Camila Salmazio