COPA DO MUNDO

Mexicanos comemoram vitória importante da seleção sobre a Coreia do Sul

A praça do Zócalo, no centro da Cidade do México, ficou lotada de torcedores que foram assistir ao jogo decisivo

Brasil de Fato | Cidade do México (México) |
Brasil de Fato está na Cidade do México e mostra a alegria dos torcedores com a vitória da seleção mexicana
Brasil de Fato está na Cidade do México e mostra a alegria dos torcedores com a vitória da seleção mexicana - Fania Rodrigues

A Cidade do México está em festa. A vitória de 2 a 1 da seleção mexicana contra a Coreia do Sul, na Copa do Munda da Rússia, foi comemorada em todo o país, segundo mostrou a imprensa local. A maior da festas foi na capital mexicana e o Brasil de Fato estava lá para conferir de perto a alegria da população, que já estava eufórica desde a vitória histórica contra a forte seleção da Alemanha, na primeira rodada do Grupo F. 

Continua após publicidade

Os torcedores mexicanos se concentram na praça do Zócalo, no centro-história da Cidade do México. A prefeitura armou uma estrutura com telão e praça de alimentação.

Quando o jogador Chicharito marcou o segundo gol, os mais de 10 mil mexicanos que assistiam ao jogo na praça foram à loucura. “Estamos felizes. Essa é a melhor seleção do Mundial. Vamos chegar na final e vamos ganhar”, disse a publicitária Maíra Dávila.

Continua após publicidade

O segundo triunfo na Copa do Mundo não somente deixa o México com um pé nas oitavas de final como também passa a ser uma das seleções favoritas a ganhar o título de campeã. Alguns mexicanos pareciam nem acreditar no que os olhos estavam vendo. “Foi um jogo difícil, na verdade nem acredito ainda, porque a Coreia da Sul é uma seleção forte e muito disciplinada. Mas esse é nosso mundial, vamos ganhar”, afirmou o segurança Carlos Avendaño. 

O torcedor disse estar otimista já que algumas das seleções favoritas estão perdendo logo na primeira fase. “As grandes seleções estão caindo, veja o caso da Argentina. Essa é a geração das novas equipes. Esse mundial não é das grandes seleções. São novos tempos”, destacou o mexicano.

O clima de Copa da Mundo contagiou a capital. As largas avenidas da maior cidade da América Latina ficaram vazias por quase duas horas. Onde houve uma televisão ou rádio, lá estamos os mexicanos. 

O país está a uma semana das eleições presidenciais, mas hoje ninguém lembrou das rivalidades de uma eleição polarizada. Na Praça do Zócalo parecia também não haver diferenças de classes e por algumas horas um dos países mais desiguais do continente parecia ser uma só nação, abraçada, gritando gol.

* Enviada especial à Cidade do México

Edição: Juca Guimarães