Eleições

Paraíba tem a chance de eleger um senador de esquerda

Luiz Couto (PT) foi recebido pela militância de João Pessoa e regiões, que demonstrou amplo apoio a a sua candidatura.

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Estiveram presente ao evento o governador Ricardo Coutinho, integrantes de movimentos sociais e demais eleitores de Luiz Couto.
Estiveram presente ao evento o governador Ricardo Coutinho, integrantes de movimentos sociais e demais eleitores de Luiz Couto. - Heloisa de Sousa

O auditório da Federação das Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais da Agricultura (Fetag) ficou repleto de militantes dos diversos movimentos sociais do estado da Paraíba, que se reuniram para demonstrar apoio ao candidato a senador, Luiz Couto (PT). Mulheres, feministas, idosas, juventude, LGBTs, movimentos de luta por moradia e por reforma agrária, trabalhadores e professores que gritavam: “A Paraíba já confirmou, Luiz Couto senador!”
Na ocasião foram entregues cartas-compromissos dos segmentos de mulheres, juventude, Lgbts e professores que elencaram uma série de propostas as quais consideram importantes que Luiz Couto defenda no Senado.
Luiz Couto (PT) é padre e professor, tem uma longa trajetória em defesa dos direitos humanos e da luta dos oprimidos. É deputado federal desde 2003, bastante atuante e conta sempre com o apoio dos movimentos sociais. 
O governador do estado da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), esteve presente e falou da importância de eleger Luiz Couto como Senador durante a abertura da plenária: “Não é simplesmente dizer que Luiz Couto é bom, o Brasil está muito bagunçado e a cabeça das pessoas está muito esquisita, oscila da esquerda para a extrema-direita numa velocidade muito rápida, e é preciso que a gente, que é militante, reconheça isso, e que possamos fazer Luiz senador eleito em 2018. A vitória de Luiz tem que ser, necessariamente, a derrota de Cássio, que é um inimigo do povo brasileiro. É inimigo por causa da reforma trabalhista, pela questão do petróleo, é inimigo pelo desprezo à Democracia, até mesmo a representativa.”.
Também estavam presentes os suplentes de Luiz Couto: o primeiro é Edvaldo Rosas, e o segundo, Alexandre Santiago. Presente, também, o coordenador da campanha de Haddad, na região nordeste, Jonas Paulo.
“É possível fazer o trabalho do amor, da paz e da justiça”, falou Luiz Couto. “ A primeira luta nossa será a revogação de todas as medidas de Temer que retiraram direitos do povo. Vamos lutar pela Constituinte porque precisamos olhar para o futuro, olhar para a juventude, principalmente a juventude negra que está enfrentando um genocídio. Precisamos investir em educação fortemente, e enfrentar o problema da violência contra as mulheres, do feminicídio e das desigualdades salariais entre homens e mulheres. Vamos lutar para que o Congresso Nacional e os partidos tenham paridade e destinem 50% das suas vagas para mulheres”, continuou o candidato, sob aplausos.
Marcella Arbia, do movimento feminista, Marcha Mundial das Mulheres e assessora parlamentar, fala que eleger Luiz Couto é uma questão de justiça. “Não só os paraibanos, mas o povo brasileiro precisa ter um representante comprometido com os direitos humanos no Senado, um Senador que vai defender nossos interesses. Vamos à vitória para a Paraíba e o Brasil ser feliz de novo”, enfatiza a militante.
A plenária foi encerrada pelo padre Luiz Couto, que cantou a música de Gonzaguinha, “viver e não ter a vergonha de ser feliz”.

Edição: Cida Alves