Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato - Edição Minas Gerais 13/10/2018

Número de deputadas estaduais eleitas aumenta em Minas Gerais

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |

Ouça o áudio:

- Divulgação Ocupação Guarani Kaiowá

O resultado das eleições em Minas Gerais não foi dos melhores. Para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, foram eleitas 10 deputadas estaduais. Apesar de ter aumentado o número de parlamentares mulheres, ainda falta muito para conseguir a paridade. No início desta semana, a Frente Brasil Popular fez várias atividades e convoca toda a sociedade pra lutar contra o fascismo e pela democracia. No último dia 9, entidades, movimentos populares e sindicais se reuniram em uma plenária para definir atuação política no segundo turno das eleições presidenciais. 

Uma senhora de 68 anos foi presa, em BH, no mês de agosto, por portar duas pedras de crack. Para advogados, a situação escancara contradições do sistema prisional do Brasil, que aposta na criminalização do consumo de drogas. Enquanto o isso, as penitenciárias estão lotadas e a população carcerária vivendo em condições sub-humanas.

A escritora Allana Fernandes, de Uberlândia, acaba de lançar seu primeiro livro. A publicação, denominada Incômodo Cotidiano, traz poesias sobre as desigualdades, o racismo, a violência e as diversas formas de resistir a isso.

Moradores do Taquaril, bairro da região Leste de BH, tentam reabrir rádio comunitária. Em 2017 a Rádio Taquaril FM conseguiu a tão sonhada e suada outorga. Mas, depois de ter seus equipamentos apreendidos, investimentos cancelados e estrutura corroída pelo tempo, a emissora tem dificuldades para operar e luta para reerguer a voz do morro. 

Edição: Minas Gerais