Discurso frágil

"Bolsonaro não consegue nem ser nacionalista", critica historiadora

Para Patrícia Valim, discurso não está alinhado a propostas e o candidato só demonstra ódio

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Candidato do PSL bate continência à bandeira dos EUA
Candidato do PSL bate continência à bandeira dos EUA - Foto: Reprodução Youtube

O candidato Jair Bolsonaro, ex-capitão do Exército, se esforça muito para apresentar uma imagem de nacionalista e defensor dos valores nacionais. O mote da campanha é amparado na vontade do povo brasileiro de ver o país se desenvolver e ganhar relevância no cenário internacional. Porém, a historiadora Patrícia Valim, em entrevista à Rádio Brasil de Fato, disse que as propostas do candidato seguem em sentido inverso.

Continua após publicidade

“É uma pessoa despreparada. Absurdamente despreparado, que se apresenta como nacionalista. Porém, até este nacionalismo é discutível porque ele quer privatizar tudo”, analisa a professora.

A avaliação da docente leva em conta a política neoliberal defendida por Jair Bolsonaro que prega o enxugamento do Estado, sem autonomia em setores importantes da economia. Bancos públicos e empresas como a Petrobras, por exemplo, seriam leiloados.

Neste modelo, o país se tornaria extremamente dependente das empresas privadas, do capital estrangeiro e do "humor" do mercado.

De acordo com Patrícia, a personalidade de Bolsonaro também inspira apreensão. “Trata-se de uma pessoa autoritária, sem jeito para o diálogo e que muda de opinião três vezes no mesmo dia. Ele diz uma coisa de manhã e outra de tarde”, aponta.

Outro ponto que é preocupante, de acordo com a historiadora, é a forma superficial do candidato abordar assuntos importantes como o sistema de ensino nas universidades, recentemente alvos de atos repressivos e intimidatórios. 

“É uma falta absurda de conhecimento sobre o sistema de ensino que existe no país. Não existe uma ideologia de esquerda contra a qual lutar. Nas universidades, os alunos precisam conhecer a história, debater para produzir conhecimento. A ciência não sai do nada”, disse.

Patrícia avalia que as eleições deste ano marcam um ponto de inflexão na história do país e que nada mais será como antes. 

Edição: Cecília Figueiredo