CIDADES

Seminário sobre Política Urbana acontece em João Pessoa nesta segunda e terça-feira

Uma carta compromisso dos Arquitetos e Urbanistas será elaborada para o governador eleito, João Azevedo

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Programação Completa aqui e no final da matéria
Programação Completa aqui e no final da matéria - Card de divulgação do Seminário

O Seminário Paraibano de Política Urbana, que acontece nesta segunda e terça-feira (19 e 20) no Instituto de Arquitetos do Brasil, receberá importantes debatedoras do cenário nacional e da Paraíba para falar sobre os desafios da gestão urbana e as possíveis ferramentas e estratégias de atuação para a melhoria da qualidade de vida da população. 
A mesa de abertura será com Nivaldo Andrade, presidente nacional do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAB). Nos dois dias do evento acontecerão 05 mesas de debates com expositoras como Cristina Evelise, Márcia Lucena, Sonia Matos, Welison Oliveira, José Godoy, Jakeline Silva, Andréa Porto, Estela Bezerra, Gleyson Melo e Aída Pontes. As temáticas abordam desde territórios de povos tradicionais como indígenas e quilombolas, e culturais, centros históricos, além da preservação ambiental, territórios metropolitanos e produtivos, habitação social, mobilidade, segurança pública, geração de emprego e renda e política de drogas. Também haverá duas mesas especiais, uma sobre IBDU e outra sobre Cinema (a sessão será no Cinema do Manaíra Shopping), que irão ocorrer às 19h.
O evento, aberto a todos os públicos, é uma realização de quatro entidades: Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Sindicato dos Arquitetos (Sindarq) e a Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura (Fenea). O evento paraibano foi desenvolvido nos moldes do “Seminário Nacional de Política Urbana: Por cidades humanas, justas e sustentáveis”, realizado em São Paulo nos dias 03 e 04 de julho.
Segundo Pedro Rossi, presidente estadual do IAB: "Iremos discutir os temas que foram debatidos em nível nacional, agora trazendo para a Paraíba. Isto é importante porque a gente está num momento de mudança das legislaturas, do executivo, e os arquitetos e urbanistas precisam fazer parte dos debates da política urbana."
Os debates acontecerão sempre na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento da Paraíba, IAB.pb, localizada no Largo São Frei Pedro Gonçalves, 02, Varadouro, Centro Histórico de João Pessoa (casa verde ao lado do Hotel Globo).

Veja a programação:

 

Edição: Cida Alves