Podcast

Fala Aí: "Qual o plano do futuro presidente para reduzir o desemprego?"

Pergunta do quadro "Fala Aí" da semana é respondida por diretor do Dieese, Clemente Ganz Lúcio

Ouça o áudio:

Plano de governo de Bolsonaro não detalha como combater desemprego
Plano de governo de Bolsonaro não detalha como combater desemprego - Pedro Ventura / Agência Brasília
Pergunta do quadro "Fala Aí" da semana é respondida por diretor do Dieese, Clemente Ganz Lúcio

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última quinta-feira (29), apontam que a taxa de desocupação chegou a 11,7% no último semestre, o que corresponde a 12,4 milhões de brasileiros sem trabalho. O levantamento aponta aumento de 4,8% na quantidade de empregados no setor privado sem carteira de trabalho assinada, o que corresponde a 11,6 milhões de pessoas.

O Brasil de Fato foi às ruas e ouviu a dúvida de Giovanna Repeker, de 21 anos, que quer entender quais os planos do presidente Jair Bolsonaro (PSL) para reduzir o desemprego no Brasil.

Clemente Ganz Lúcio, diretor do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), responde:

"Não há um plano apresentado à sociedade, de desenvolvimento econômico com geração de emprego. Nós não sabemos qual é o plano, porque esse plano não foi apresentado. Se ele existe, ainda não foi tornado público. O que nós sabemos é que a arquitetura econômica do projeto em curso favorece o mercado, o que significa que as empresas estarão estimuladas a ocupar cada vez mais os espaços da economia brasileira – não necessariamente ocupando os espaços para gerar mais empregos, mas para melhorar o retorno econômico das suas atividades."

Edição: Júlia Rohden