Rio de Janeiro

Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato – Rio de Janeiro – 05/12/18

O crescimento da extrema pobreza no Brasil e a exposição de estudantes da rede pública de ensino são destaques da edição

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Segundo IBGE , o número de brasileiros na linha de pobreza chegou a 54,8 milhões em 2017
Segundo IBGE , o número de brasileiros na linha de pobreza chegou a 54,8 milhões em 2017 - Yasuyoshi Chiba/AFP

O programa da última quarta-feira (5) analisa o aumento do número de pessoas na faixa de extrema pobreza no Brasil nos últimos dois anos e fala sobre a relação entre a cultura e a história na formação de jovens cidadãos. 

Em entrevista, Luis Almeida Tavares, diretor da Associação de Trabalhadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (ASSIBGE), comenta sobre os recentes dados divulgados na Síntese dos Indicadores Sociais do IBGE e fala sobre a importância das pesquisas realizadas pelos trabalhadores da instituição. 

Marcus Macri, coordenador técnico do Museu da República, traz as informações das exposições “Escola e Museu: Construindo sentidos” e “A primavera brasileira: o povo na constituição”, ambas produzidas por alunos da rede pública de ensino e abertas para visitação no Museu da República.

O programa ainda conta com reportagens sobre os crimes impunes contra jornalistas no Brasil, como as propostas do futuro Governo da República podem prejudicar novas aposentadorias, e sobre sobre a aprovação da Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNaRA) por comissão especial na Câmara Federal.

No quadro “Mosaico Cultural”, conheça a história do samba, patrimônio cultural brasileiro. E no “Momento Agroecológico”, dicas para quem deseja entender e se acompanhar feiras orgânicas em todo país. 

Edição: Filipe Cabral