CARIBE

Cuba inicia serviço de internet móvel para celulares

Anúncio foi feito pela presidente da Empresa de Telecomunicações de Cuba; serviço entrou em funcionamento nesta quinta

|
Serviço de 3G começa a funcionar nesta quinta-feira (6)
Serviço de 3G começa a funcionar nesta quinta-feira (6) - CubaDebate

O governo de Cuba anunciou nesta terça-feira (05) o início da comercialização para empresas e pessoas de pacotes de internet móvel para telefones celulares. O anúncio foi feito pela presidente da Empresa de Telecomunicações de Cuba (ETECSA) e o serviço entrará em funcionamento a partir de quinta-feira (06).

"O serviço começará a partir das 8 horas do dia 6 de dezembro. Para acessá-lo, devem ter um celular que suporte a tecnologia 3G", informou a vice-presidente da ETECSA, Velázquez Rodríguez.

Foram anunciados diversos pacotes com validade de 30 dias para contas pré-pagas. Os cubanos poderão ter acesso a planos a partir de 600MB por 7 CUC (cerca de R$ 26).

Segundo a ETECSA, as pessoas que nunca utilizaram dados móveis e já possuem o aparelho apto para receber a conexão podem se registar gratuitamente pelo site da empresa. Uma mensagem será enviada ao celular do usuário notificando-o da permissão para uso da internet.

Rodríguez ainda disse que "a tarifa por consumo é uma opção que permite o cliente acessar a internet sem comprar um pacote específico e não tem limites".

Desde 2014, o país vem expandindo a disponibilidade de internet para empresas e pessoas. O acesso doméstico foi autorizado em 2017, apesar de haver centenas de pontos públicos de rede Wi-Fi disponibilizados pelo governo.

Edição: Opera Mundi