Pernambuco

Revista Brasil de Fato Pernambuco

"Escola sem Partido pode servir como cortina de fumaça", afirma educadora

Malu Aléssio afirma que outros projetos e medidas estāo aumentaando as diferenças de classes sociais na educaçāo

Brasil de Fato Pernambuco | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Convidada alerta sobre desafio do PL Escola Sem Partido
Convidada alerta sobre desafio do PL Escola Sem Partido - Arte: Diva Braga

A ampliação das distâncias entre classes sociais no acesso ao direito à educação é um dos temas principais na conversa com a educadora e coordenadora setorial de educação do PT Malu Aléssio. Nas opiniões sobre o cenário da educação no país, a convidada também avaliou a importância histórica dos movimentos sociais e da educação na luta por um modelo de democracia que respeite a voz popular. 

Malu Aléssio também avaliou projetos e medidas específicas que estão influenciando o cenário da educação. Na opinião da convidada, o Projeto de Lei Escola sem Partida "atrapalha" e "incomoda" uma proposta democrática de educação e, ao tempo, tira o foco de outras questões que mereceriam mais atenção, a exemplo da Reforma do Ensino Médio e as mudanças nos percentuais de distribuição de recursos do Pré-sal. 

Ao afirmar, por exemplo que o Plano Nacional de Educação "não é de gabinete", Malu Aléssio também se mostrou otimista na defesa dos direitos à educação no Brasil. A educadora destacou que as histórias e processos sociais que resultaram numa cultura política da educação são mais fortes que a imposição de uma lei, a exemplo do Escola sem Partido. Educação a distância, educação e tecnologia, integração das escolas com a comunidade, perseguição aos professores e perspectivas da educação a partir de 2019 também estiveram em pauta na conversa.  

Vitrola de Fato: "Não há guarda-chuva" (Cátia de França); "Pela internet" (Gilberto Gil); "Eu só peço a Deus" (Mercês Sosa e Beth Carvalho). 

A edição conta com reportagem de Cristiane Sampaio, da Rádio Brasil de Fato. 

Edição: Daniel Lamir