APOSENTADORIA

Atividades sobre a Previdência Pública levam debate a diversas cidades gaúchas

As iniciativas têm como objetivo esclarecer a população e defendê-la do projeto que ataca o direito dos mais pobres

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Lançamento da Frente na Assembleia Legislativa do RS contou com a presença de deputados e representantes de entidades sindicais.
Lançamento da Frente na Assembleia Legislativa do RS contou com a presença de deputados e representantes de entidades sindicais. - Foto: AL-RS/Divulgação

Duas iniciativas de deputados estaduais do Rio Grande do Sul vão promover debates públicos sobre a previdência em diversas regiões do Estado entre os meses de abril e julho de 2019. São elas a Comissão Especial para debater a Previdência Pública, lançada em 26 de março, e a Frente Parlamentar de Apoio à Previdência Pública, lançada em 11 de abril, ambas propostas pelo deputado Pepe Vargas (PT).

A Comissão Especial para debater a Previdência Pública é integrada por 12 deputados de diversos partidos e funcionará por 120 dias, período em que analisará a proposta de reforma previdenciária encaminhada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) para tirar uma posição da Assembleia Legislativa sobre o tema. “Não se trata só de analisar a proposta que tramita no Congresso, mas de discutir um tema de extrema relevância para a sociedade. Devemos manter os olhos atentos tanto ao Regime Geral da Previdência, que abriga milhões de trabalhadores, quanto aos regimes próprios, que englobam os servidores públicos”, aponta Pepe Vargas, que preside a comissão.

Já a Frente Parlamentar de Apoio à Previdência Pública, também presidida pelo parlamentar, vai percorrer o Estado ao lado de entidades sindicais e sociais para discutir a reforma com a população. O propósito, segundo o deputado, é fazer a defesa do sistema de previdência pública brasileiro e dos direitos dos trabalhadores, que têm sido alvos de desmonte por parte do governo federal. “Defender a previdência pública significa garantir que pessoas possam viver com dignidade todas as etapas da vida”, declarou.

Confira o calendário de debates sobre a previdência pelo RS

(*) Com informações da AL-RS

Edição: Marcelo Ferreira