Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato - Edição Minas Gerais 20/04/2019

Na Páscoa, venda de ovos de chocolate garante renda para mulheres chefes de família

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |

Ouça o áudio:

-

O número de desempregados no Brasil já passa de 13 milhões de pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E a Páscoa é um bom momento para conseguir garantir uma renda. As festividades da época têm ajudado muitas mulheres a pagar as contas.

O salário mínimo atual é de R$ 998, valor abaixo do aprovado pelo Congresso para o ano de 2019. Jair Bolsonaro (PSL) quer acabar com a chamada política de "aumentos reais" criada pelo ex-presidente Lula em 2007. Essa medida leva em conta para o cálculo do salário mínimo não só a inflação do ano mas também o quanto o salário precisaria aumentar para a população não perder seu poder de compra e ter o dinheiro valorizado. 

Mercedes-Benz fecha atividades em Juiz de Fora e pode deixar 900 desempregados. Trabalhadores cobram que empresa, que recebeu quase R$ 4 bilhões em estímulos, aja com responsabilidade social.

No dia 25 de abril, o crime da Vale em Brumadinho completa três meses. As investigações sobre o rompimento da barragem ainda estão em andamento e, a cada nova etapa, apontam para a negligência da empresa em relação à segurança do empreendimento. Apesar disso, e de até hoje a mineradora Vale não ter arcado com a responsabilidade do rompimento da barragem de Fundão em Mariana, o ministro do meio ambiente, Ricardo Salles, propôs conceder à mineradora sete parques nacionais de Minas Gerais.

Edição: Minas Gerais