Luta

Trajetória de mulheres atingidas por barragens é tema de filme lançado nesta segunda

Ação ocorre no dia em que o assassinato de Dilma Ferreira Silva, militante do MAB, completa um mês

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Documentário narra história de mulheres que encontraram nas arpilleras uma saída para a tragédia das barragens
Documentário narra história de mulheres que encontraram nas arpilleras uma saída para a tragédia das barragens - Arte: Vitor Teixeira

Nesta segunda-feira (22), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) disponibilizou na internet o documentário “Arpilleras: atingidas por barragens bordando a resistência”. O filme conta a história de dez mulheres, de regiões distintas, que tiveram suas vidas impactadas pelo rompimento de barragens, mas que encontraram na técnica chilena de costura das arpilleras uma saída.

Continua após publicidade

A divulgação do documentário serve também como homenagem a Dilma Ferreira da Silva, que era coordenadora do MAB em Tucuruí, no interior do Pará. A militante foi brutalmente assassinada após ser torturada. Na mesma noite, também foram executados o seu companheiro, Claudionor Costa Silva, e seu vizinho, Milton Lopes. De acordo com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), trata-se do primeiro massacre no campo no ano de 2019.

:: Saiba mais sobre o assassinato de Dilma Ferreira da Silva ::

"Maranhense, 47 anos, atingida por barragem, lutadora do povo, integrante da coordenação nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens, brutalmente assassinada, Dilma Ferreira Silva deixa a lembrança para os companheiros de militância de uma guerreira corajosa nos momentos de luta e ao mesmo tempo bastante brincalhona no dia a dia. Ela deixou uma filha de 23 anos, que atualmente não mora no estado do Pará", afirma o MAB sobre a militante. 

Edição: Igor Carvalho