EM DEFESA DA EDUCAÇÃO

Estudantes de institutos federais da Paraíba se mobilizam contra cortes no orçamento

"Bolsonaro, tira a mão do meu if", gritam os alunos em protesto

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Cajazeiras, Patos, Sousa, Picuí, Monteiro, Catolé do Rocha, Guarabira e Campina Grande foram às ruas dizer não aos retrocessos nos IFs
Cajazeiras, Patos, Sousa, Picuí, Monteiro, Catolé do Rocha, Guarabira e Campina Grande foram às ruas dizer não aos retrocessos nos IFs - Reprodução

A manhã desta segunda amanheceu repleta de movimentações dos estudantes dos institutos federais da Paraíba. Os campus de Patos, Sousa Picuí, Monteiro, Catolé do Rocha, Guarabira, Cajazeiras e Campina Grande vivenciaram uma verdadeira aula de democracia e participação ao verem em suas instalações acontecerem reuniões, diálogos, caminhadas e, fora delas, protestos nas ruas das cidades contra o decreto do governo federal que bloqueou 5 bilhões e 800 milhões de reais do orçamento da Educação.

O corte representa um quarto das despesas, o que inviabiliza o funcionamento das instituições federais de ensino em todo o país. Em se tratando especificamente da Paraíba, o bloqueio foi de mais de 90 milhões. Esse corte vai atingir principalmente o orçamento para manutenção das instituições. Do IFPB foram cortados 20 milhões de reais, ou seja cerca de 40% do orçamento.

Confira a manifestação dos estudantes nesta segunda:

Estudantes do IF de Campina Grande / Reprodução.

IF de Catolé do Rocha. / Reprodução.

IF de Picuí. / Reprodução.

Faixa construída pelos estudantes do IF de Campina Grande. / Reprodução.

Reunião no IF de Cajazeiras. / Reprodução.

Em nota, a Associação Estudantil de Grêmios Técnicos do IFPB disse: "o governo não quer dá educação, porque educação derruba o governo". O Diretório Central dos estudantes do IFPB também se pronunciou, através de nota, repudiando a atitude do governo federal, que segundo o DCE é uma tentativa de "sucatear a educação pública".

Nesta terça (7) será a vez do IFPB de Cabedelo, do Centro, protestar. A movimentação está prevista para acontecer a partir das 9h30 e vai contar com a participação de alunos, sociedade civil e servidoras  e servidores do órgão. 

Edição: Heloisa de Sousa