Paraná

Desmonte da educação

Ministério Público do Paraná se manifesta em favor das universidades públicas

Sociedade e organizações estão puxando um ato para quarta-feira (08)

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Local do ato contra os cortes, praça Santos Andrade, em Curitiba, historicamente tem se firmado como espaço de luta pela educação.
Local do ato contra os cortes, praça Santos Andrade, em Curitiba, historicamente tem se firmado como espaço de luta pela educação. - Renata Peterlini

O Ministério Público do Paraná se manifestou nesta segunda-feira, 6 de maio, por meio de nota pública em relação ao recente anúncio do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, sobre o bloqueio de 30% do orçamento destinado ao custeio das instituições federais de ensino superior – entre elas a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR),

Na nota, o MPPR destaca que “tal defesa institucional se dá sobretudo diante de ameaças que, a pretexto de justificativas contábeis, possam oferecer concreto risco de retrocesso, na contramão dos legítimos anseios de um plus civilizatório para a construção de uma sociedade progressivamente melhor e mais justa”.

Confira a íntegra da nota:

                                    

Manifestação

Com o tema "Eu to na LUTA pela Educação Pública", discentes, docentes, sociedade em geral e organizações como CWB Resiste, Coletivo Lutar e Educar sem Medo, Coletivo Outros Outubros Virão e Coletivo Alicerce, estão puxando um ato em Curitiba em defesa das Universidades Públicas e contra os cortes do Governo Federal. O ato está marcado para quarta-feira (08) às 18h na Praça Santos Andrade. Ao longo da semana, estão sendo realizados debates e aulas públicas no pátio da reitoria da UFPR.

Edição: Laís Melo